e-commerce vs m-commerce: principais diferenças

by PTisp

O e-commerce corresponde processo de compra e de venda de produtos ou serviços através de sistemas eletrónicos, como a internet. Por seu turno, o m-commerce, considerado uma subcategoria do e-commerce, refere-se ao processo de compra e venda através de dispositivos móveis (smartphones, smartwatches e tablets)

Ambos os termos, e-commerce e m-commerce, apresentam diferenças entre si, muito embora, na prática, ambos tenham como objetivo tornar a vida das pessoas mais simples, possibilitando a compra de produtos ou serviços através da internet com toda a comodidade.

Diferentes tipos de e-commerce:

  • B2B
  • C2B
  • C2C
  • G2B
  • B2C

No e-commerce, podemos encontrar diferentes formatos

  • Dropshipping,
  • Plataformas de Coaching / Cursos que podem ser adquiridos e frequentados online.
  • Plataformas de crowdfunding e várias plataformas pagas.

Diferentes tipos de m-commerce:

  • Mobile Shopping
  • Mobile Banking
  • Mobile Payments

No e-commerce, podemos encontrar diferentes formatos:

  • Telecomunicações com trocas e pagamentos a partir de dispositivos móveis.
  • Mobile Banking e quaisquer operações de corretagem conduzidas a partir de um dispositivo móveis.
  • Venda a retalho, encomendas e pagamento de serviços online.
  • etc.

Apesar de ambas as formas de comércio online se proporem a simplificar a vida dos consumidores e de o mundo web e os dispositivos mobile assentarem nos mesmos princípios fundamentais, existem aspetos muito diferentes entre ambos. De seguida, apresentamos algumas das diferenças.

Mobilidade & Experiência do utilizador

O e-commerce apoia-se no comercio eletrónico e as compras são efetuadas em lojas online, através da Internet, com recurso a desktop o a laptops. Acresce ainda referir que para que os consumidores possam efetuar as suas transações necessitam de procurar um local para o fazer de forma mais cómoda.

Por seu turno, no m-commerce os consumidores efetuam as transações através dos dispositivos mobile: smartphone, smartwatch ou tablet. Neste tipo de comércio online, os utilizadores podem efetuar as suas transações a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que possuam ligação à internet. A outra vantagem é o facto de que numa app mobile ou num website responsive e adaptado a mobile, com poucos cliques conseguem efetuar as suas compras.

A presença em e-commerce, em m-commerce, ou até mesmo em ambas, por parte das empresa, deverá ser devidamente planeada, e concebida em função da plataforma em que se apoiar.  Assim, qualquer que seja a plataforma de comércio online em que apoie o seu negócio, tenha em consideração que a usabilidade da mesma deve ser pensada e o mais simplificada possível, caso contrário as taxas de conversão serão baixas. Contudo, no mobile esta questão é ainda mais relevante, uma vez que as taxas de conversão conseguem ser ainda mais baixas, se os websites ou aplicações não estiverem minimamente ajustados a esta realidade.

No que respeita à experiência do utilizador, é também importante assegurar que a velocidade de carregamento do website é rápida, principalmente no mobile, em que os utilizadores esperam instantaneidade.

No que concerne à personalização da jornada do consumidor, no mobile, como os utilizadores estão sempre perto dos seus dispositivos mobile, captar a atenção dos utilizadores poderá ser uma missão mais simples. Com o recurso aos diversos canais de marketing a integrar complementarmente, como é o exemplo, das notificações push, live chats ou dos chatbots poderá aumentar consideravelmente as suas vendas.  A Amazon, o eBay ou o Alibaba são algumas das marcas que apostam neste tipo de estratégias para melhorar a experiência do utilizador e, dessa forma, gerar maior volume de vendas.

Tracking dos Locais & Recolha de informação

No e-commerce os recursos para rastrear a localização dos utilizadores são mais limitados devido à não portabilidade dos equipamentos. Já no m-commerce, os dispositivos têm GPS e Wi-Fi, entre outras tecnologias que permitem às empresas e marcas que apostam neste tipo de comercio obter informações privilegiadas sobre os locais, podendo utilizar esses dados para apresentar descontos e promoções personalizadas em função dos locais. Assim, as empresas que apostam no m-commerce ao adquirem mais informação pessoal dos utilizadores poderão otimizar e melhor a experiência dos utilizadores, o que a  médio/longo prazo, poderá representar um maior volume de transações.

Segurança & Métodos de Pagamento

Como é do seu conhecimento, a segurança é um ponto fulcral em qualquer que seja a transação na internet e é um argumento de peso para reforçar a confiança de uma empresa junto dos consumidores. E a proliferação dos certificados de segurança SSL e a implementação dos mesmos veio trazer essa confiança, pelo facto de contribuírem para a segurança nas transações efetuadas e para a privacidade dos dados. No m-ecommerce são disponibilizados mais recursos de segurança. Para além da dupla autenticação de fatores (2FA) e de outras camadas proteção de informação adicionais facultados no e-commerce, estes também disponibilizam autenticação biométrica.

No que respeita a métodos de pagamento, no e-commerce o mais comum é o cartão de crédito. No entanto, este ainda é um dos grandes desafios do comércio online, na medida em que muitos utilizadores ainda têm alguns receios quanto à sua utilização. Os métodos de pagamento mobile mais “populares” são o Apple Pay, o PayPal One-Touch e o Amazon Pay.

 

Conclusão

Independentemente do tipo de negócio ou da sua dimensão, todos aqueles que procuram novas formas para disponibilizar os seus produtos aos consumidores, poderão beneficiar das vantagens do e-commerce e do m-commerce, por ambos apresentarem um grande leque de vantagens tanto para os negócios como para os consumidores.

Apesar de o m-ecommerce apresentar algumas vantagens face ao e-commerce, os custos de desenvolvimento das plataformas poderá ser mais avultado, no entanto, poderá compensar o investimento em termos de ROI, pois estará exatamente onde estão os seus potenciais clientes.  Contudo, antes de avançar, deverá efetuar uma pesquisa de mercado e conhecer o seu nicho, de forma a tirar o máximo partido do comércio eletrónico.

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