Chatbots: O que são e qual a importância? | Blog PTisp

Chatbots: O que são e qual a importância?

by Sandra Vale

A utilização de Chatbots apresenta vantagens interessantes para um negócio ou para uma marca, entre elas: a automatização de conversas, a melhoria do atendimento ao cliente, o aumento das possibilidades de conversão/venda, bem como a obtenção de um maior envolvimento com a sua audiência.

O que é um chatbot?

Os Chatbots são programas de computador criados com o intuito de simular uma conversa com mensagens de texto através de um chat.

Chatbot  =  chat (conversa) + bot (robô)

Este é um tipo de tecnologia que já existe há algum tempo e já é bastante utilizado pelas empresas, permitindo automatizar tarefas e respostas a dúvidas frequentes, através da predefinição de diálogos entre os utilizadores e o robô.

Como funciona um chatbot?

Para a criação de um Chatbot é necessária a criação/programação de regras específicas que visam identificar palavras e relacioná-las com as ações do utilizador. Se o utilizador, por exemplo, perguntar ao chatbot, “Qual o preço do domínio.EU?”, o bot irá “processar” as palavras “preço” e “domínio.EU” com as respostas previstas para as mesmas, de forma a devolver automaticamente uma resposta ao utilizador.

Existem chatbots mais robustos que recorrem a Inteligência Artificial para proporcionar interações mais avançadas e mais próximas da realidade humana. O facto de automatizarmos as respostas ou as tarefas mais recorrentes permitirão ganhar tempo para nos dedicarmos a outras tarefas.

Existem muitas empresas/negócios que recorrem a chatbots para automatizar os seus processos, por exemplo, vendas, consultas de pagamentos ou de estado de envio da encomendas, FAQ´s. Para isso, mapeiam esses processos para criar um fluxograma, para depois estruturá-lo sob a forma de diálogo numa ferramenta preparada para o efeito.

Porque deve apostar num chatbot?

  • Melhoria de fluxo de atendimento: Ao automatizar os processos ou parte dos processos do seu negócio, e ao definir um fluxo de informação que preveja as principais incidências, melhorará consideravelmente o atendimento. Se configurar devidamente o seu chatbot, com base nesse levantamento, mesmo que tenha uma equipa de atendimento ao cliente, ganhará maior eficiência.
  • Atendimento 24/7: Com a ativação do chatbot, os utilizadores passam a obter as respostas às suas dúvidas, seja em que horário for, podendo contribuir para o fecho imediato de vendas, bem como para a satisfação dos clientes ou potenciais clientes.
  • Redução de Custos: Para o atendimento ao cliente, a formação de uma equipa comporta custos, como é normal. Com a implementação de chatbots, poderá mecanizar alguns processos que o farão ganhar tempo para outras tarefas, não necessitando de aumentar drasticamente a sua equipa, caso não existam recursos para tal.
  • Análise de dados e de métricas: As diferentes ferramentas disponíveis no mercado permitir-lhe-ão aceder a um conjuntos de informações, como por exemplo, o histórico, que serão bastante úteis para melhorar a sua estratégia.
  • Permite uma experiência omnichanel: Assim, consegue estar presente nas diferentes plataformas – redes sociais, apps, websites – através do PC ou do Mobile, a qualquer momento. Desta forma, estará presente nos diferentes canais de venda e de comunicação.

3 Ferramentas de Chatbots

Botsify: Esta ferramenta apresenta um plano gratuito e integra com diferentes plataformas que possibilitam a troca de mensagens, nomeadamente o Facebook, o WhatsApp e websites. A integração com plugins, Analytics e  design de templates é simples.

ManyChat: Trata-se de uma ferramenta, com plano gratuito, que permite criar bots para integrar com o Facebook Messenger. Com a sua utilização irá aumentar o envolvimento com o seu público e aumentar as possibilidades de conversão.

Chatfuel: Trata-se de uma ferramenta com plano gratuito, mas que também permite a personalização e o desenvolvimento de bots para grandes empresas. Permite criar o seu chatbot em poucos minutos. Baseia-se em Inteligência Artificial para permitir a geração das interações.Inicialmente, começou pelo Telegram, mas agora também oferece serviços para o Facebook Messenger.

Agora que já percebeu que os Chatbots poderão ser uma importante ferramenta para o ajudar a otimizar processos e a obter melhores resultados no âmbito do seu negócio, comece por testar as ferramentas que lhe propomos e tire o máximo proveito.

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