Como preparar o seu E-commerce para a Black Friday? | Blog PTisp

Como preparar o seu E-commerce para a Black Friday?

by PTisp

Estamos a uma semana da Black Friday a qual, este ano, realiza-se a 29 de novembro.  Uma vez que os consumidores só têm 24h para realizar as suas compras, é extremamente importante que os negócios preparem tudo com a devida antecedência para evitar percalços de última hora, e até mesmo, em última instância, perder vendas no dia.  Ao longo do artigo, apresentamos-lhe algumas dicas para o ajudar a preparar o seu E-commerce para Black Friday.

 

1. Defina as ações promocionais e crie um plano de ação

Que promoções ou descontos aplicar?

Primeiramente, deverá definir que promoções irá criar para a Black Friday. Uma das táticas mais comuns é a aplicação de uma percentagem de desconto numa seleção de produtos ou em todos os produtos. Se optar por selecionar um conjunto de produtos poderá criar uma categoria específica ou até criar uma landing page para o efeito.

Qual o período da oferta?

Defina qual o período em que as promoções estarão em vigor e comunique-as aos seus Clientes. Muitas empresas, optam por começar as promoções dias antes da Black Friday, outras optam por aplicar apenas no dia, e outras que estendem as suas promoções até à Cyber Monday, que decorre na segunda feira seguinte à Black Friday. De referir que esta época promocional, representa aproximadamente 30% do total de vendas anuais para os negócios online. Portanto, se ainda não começou a preparar a Black Friday, avance o quanto antes para que possa tirar o máximo partido e potenciar as suas vendas.

Como planear?

Depois de definir as promoções e qual a sua duração, deverá criar um plano de ação, no qual deverá contemplar todas as etapas da ação, devendo incluir:

  • A preparação interna do Staff (comunicação e preparação da comunicação das mesmas ao Staff, distribuição de tarefas;
  • Definição de todos os meios para divulgação, bem como a  preparação de todos os materiais para a comunicação das promoções aos clientes e potenciais clientes;
  • Cronograma para a implementação das diferentes etapas com todos os prazos e metas.

2. Prepare a infraestrutura e o website/e-commerce

  • Infraestrutura
      • Analise a infraestrutura atual para validação do seu correto dimensionamento;
      • Avalie se são necessários ajustes no seu serviço de forma a garantir que o seu negócio online está preparado para escalar rapidamente, em caso de necessidade;
    • Valide se o seu serviço está preparado para crescer horizontalmente.

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  • Website

Velocidade: Sendo a Black Friday, a Cyber Monday  e a própria entrada na época natalícia um dos períodos com maior importância para o comércio eletrónico em termos de vendas, o seu website precisa de estar preparado para receber o tráfego gerado pela procura acrescida por parte dos utilizadores. Assim, torna-se  fundamental garantir que o seu website ou a sua loja online estão preparados para efetuar o maior número de vendas e/ou conversões.  Um website lento irá prejudicar as suas vendas/conversões, por isso, em conjunto com o seu hosting provider, prepare a sua loja online para receber os picos acentuados de tráfego.

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Conteúdo: Será importante criar imagens e copys atrativos e criativos para que possa diferenciar-se dos seus concorrentes que terão certamente campanhas em ação.

Categorias: Poderá optar por criar uma categoria especial “Black Friday” para acoplar todos os produtos que estarão em promoção durante este período.

Live Chat: Será importante manter este canal ativo, uma vez que os clientes/potenciais clientes terão muitas dúvidas a esclarecer e pouco tempo para realizar a compra. A equipa que está dedicada ao atendimento por esta via deverá estar devidamente sintonizada, daí a importância de preparar os seus colaboradores e de informá-los sobre todos os pormenores da campanha para estarem totalmente à vontade no atendimento.

Página/Landing Page: Poderá optar por criar uma landing page específica para a sua campanha, onde incluirá toda a informação e produtos em promoção.

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3. Produza os conteúdos para os diferentes canais

No âmbito da preparação da Black Friday, como é natural, terá de conceber todos os conteúdos para o website, a landing page, campanhas de email e de sms marketing, para as redes sociais e para as campanhas de aquisição de tráfego (Social Media e Google Ads). Alguns dos conteúdos a preparar:

  • Banners para Website, Loja Online, Landing Page, Blog.
  • Teaser em imagem ou vídeo para criar expectativa relativamente à campanha Black Friday.
  • Conceção de conteúdos multimédia tais como imagens, vídeos, gifs, cinemagraph e copys para:
    • Website,
    • Loja Online,
    • Landing Page,
    • Blog,
    • Posts Redes Sociais,
    • Ads,
    • Email Marketing.

Convém realçar o facto de que é importante que comece a comunicar a Black Friday cerca de um mês ou quinze dias antes da mesma, para despertar o interesse dos seus clientes e potenciais clientes. Poderá publicar artigos sobre a Black Friday, teasers a anunciar que o seu negócio terá promoções exclusivas ou novidades, para informar os seus os clientes, bem como todos os utilizadores que começam a pesquisa para as compras da Black Friday com muita antecedência para efetuarem compras “inteligentes”.

Exemplo de Artigo no Blog sobre a Black Friday

 

Exemplo de Teaser para Facebook 

4. Crie campanhas de Email marketing /Marketing automation

O  email marketing deve assumir um lugar de destaque na sua campanha Black Friday, e na sua estratégia, pois ao contrário do que muitos dizem, este está bem longe de ter morrido e é uma das estratégias mais eficazes para retenção do seu público-alvo e para conversão em vendas. Por isso, aposte na criação de campanhas para comunicar a Black Friday, e outras ações como é óbvio.

Exemplo de newsletter

Recorra também a marketing automation para potenciar as conversões. Utilizando a automação terá a possibilidade de programar os seus emails, de forma a que os mesmos, sejam disparados de acordo com determinadas ações exercidas pelo utilizador.

Poderá utilizar o marketing automation para:

  • Recuperar carrinhos abandonados;
  • Sugerir novos produtos com base no histórico de compras do cliente;
  • etc.

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5. Crie campanhas para aquisição de Tráfego Pago

  • Social Media Ads:
    • Facebook;
    • Instagram;
    • LinkedIN;
    • Twitter.
  • Google Ads:
    • Rede de Pesquisa Google;
    • Rede Display;
    • Google Shopping.

Com as campanhas para Social Media & Google Ads poderá aumentar o Tráfego para o seu Website ou Landing Page, concebendo anúncios com o objetivo de captar tráfego para o seu website com o intuito de aumentar as suas vendas durante a Black Friday.

6. Otimize os seus conteúdos para os motores de busca (SEO)

São as palavras-chave ou Keywords ou Termos de Pesquisa que despoletam uma pesquisa por parte de um utilizador.  Estas são elementos fundamentais a considerar na sua estratégia de Marketing Digital (e de SEO), isto porque tudo, funciona em torno do conteúdo.  Por isso, crie conteúdo que contenham as palavras-chave pretendidas.

Black Friday: Ideias de Palavras-chave no Ubersuggest

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7. Lançamento da Campanha Black Friday

Depois de concebida toda a campanha e criados todos os materiais multimédia tome em consideração os seguintes pontos:

  • Valide se a infraestrutura está preparada e que está a ser monitorizada para atuarem rapidamente em casos inesperados;
  • Certifique-se de que a Página dedicada ou Landing Page é compatível com os dispositivos móveis e teste todas as funcionalidades. Faça Testes A/B;
  • Valide se a velocidade do seu website ou loja online  está suficiente rápida para que carregue rapidamente;
  • Adicione formulários de contacto nas páginas criadas para captar leads qualificadas e instale o Recaptcha como mecanismo anti-spam;
  • Faça uma revisão geral de todo o conteúdo concebido;
  • Certifique-se de que sua página e artigos estão otimizados para os motores de busca (SEO). Entre outras técnicas, também será importante considerar as palavras-chave do seu negócio para a criação do conteúdoCrie os anúncios para os diferentes meios com a máxima antecedência nos diferentes meios para que obtenha aprovação rapidamente. Se deixar para a última, esse processo será muito moroso;
  • Agende atempadamente todas as publicações para as Redes Sociais (poderá recorrera ferramentas como a Swonkie, por exemplo);
  • Certifique-se de que a sua equipa está preparada e devidamente informada sobre as campanhas em decurso.
  • Está tudo validado?

Se ainda não preparou o seu E-commerce para a  Black Friday não perca mais tempo! Como pode constatar tem muito trabalho pela frente.  Por isso, foque-se e prepare tudo para registar o mais pico de sempre em vendas.

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