NVme: A forte aposta da PTisp nesta nova tecnologia em Alojamento Partilhado

by PTisp

SSD SATA ou NVMe? Qual o melhor? Na hora de escolher o alojamento web, por qual devo optar?

Entre outras, estas são algumas das questões mais comuns quando falamos deste tipo de tecnologia. No entanto, não existe uma resposta única e tudo depende do objetivo e do tipo de utilização que será dada à tecnologia a adotar. Se por um lado, a performance em discos NVMe e/ou SSD é superior, por outro lado, o custo por GB também o é.  Por isso, deverá  ponderar devidamente em função dos workoads que irão correr no alojamento e do preço que está disposto a pagar.

SATA ou NVMe correspondem a protocolos existentes no mercado que se constituem como opções para SSD  e que estabelecem a comunicação entre o componente e o processador. No entanto,  é de realçar o facto de que o NVMe é visto como uma evolução do SATA.

Ao debruçar-se sobre o tema encontrará uma série de siglas que pode ou não estar familiarizado em função do seu conhecimento – mais ou menos aprofundado da área…

HDD, SSD, NVMe? Já ouvir falar? Se já ouviu ou se já encontrou algumas ou todas estas siglas “por aí” saiba que todas elas correspondem a diferentes tipos de discos rígidos com características próprias, vantagens e desvantagens associadas e, logicamente, diferenças ao nível do preço. 

Antes de avançarmos, clarifiquemos alguns dos conceitos:

  • HDD – Hard Disk Drive significa unidade de disco rígido, correspondendo a discos que apesar de existirem há muito,  tempo no mercado, com as melhorias que foram sendo introduzidas em termos de velocidade e de fiabilidade, podem continuar a ser considerados como opção de armazenamento. Por norma, o tamanho dos HDD é de 3.5″.
  • SSD – Solid State Data ou em português, disco de estado sólido, corresponde a um tipo de disco moderno, sem partes móveis, e com elevado desempenho. Os  SSD têm 2.5″ de tamanho, o que os torna bastante compactos.
  • NVMe – Non-Volatile Memory Express corresponde a uma nova tecnologia com o melhor desempenho no mercado atualmente. O NVMe ao utilizar uma ligação M.2 PCIe à motherboard, facilmente “bate” um SSD SATA!

Como funciona o  NVMe e quais as vantagens?

Como referimos, os discos NVMe são a evolução dos discos SSD tradicionais que recorrem à interface SATA/AHCI.  Por seu turo, os NVMe recorrem à interface PCI Express  – PCIe – e por isso, oferecem latências muito  inferiores, o que se traduz em melhor performance. Este tipo de discos operam pelo barramento PCIe:

  • 3.0 que atinge um máximo teórico de 32Gbps ou;
  • 4.0 que atinge um máximo teórico de 64Gbps.

Se compararmos, por exemplo:

  •   6Gbps do padrão SATA III que pode atingir picos de 550MB/s de velocidade
  •  com um NVMe com PCIe 4.0 podemos atingir 6.4 GB/s

De 550MB/s para 6,4 GB/s nos NVMe é claramente uma diferença de performance assinalável.

As principais vantagens dos NVMe face aos SSD tradicionais são:

  • as baixas latências,
  • maior velocidade de leitura / escrita,
  • melhor performance dos workloads instalados.

A aposta da PTisp no Alojamento Partilhado NVMe

Sempre na vanguarda da tecnologia, a PTisp que já disponibilizava NVMe em Servidores, numa operação de grande investimento e de capacitação da sua infraestrutura, alargou esta oferta ao Alojamento Partilhado, melhorando significativamente a sua oferta e disponibilizando aos seus Clientes soluções ultra-rápidas a preços muito competitivos no mercado.

Muito mais que alojamento partilhado, na PTisp, o alojamento partilhado é ultra-rápido com NVMe e com segurança avançada incluída, sendo muito mais do que apenas espaço em disco e tráfego. Os  Planos de Alojamento Premium NMVE da PTisp foram cuidadosamente pensados e desenhados para incluir diversas características e funcionalidades e estão dotados da mais recente tecnologia, como é o caso do NVMe, para apresentar-lhe a melhor e mais rápida solução tecnológica no que ao Alojamento Web diz respeito.

No Alojamento Premium NVMe, os servidores são otimizados para maior performance com discos totalmente NVMe e mais memória para que o seu website ou aplicações sejam ultra-rápidos no carregamento e atinjam a sua máxima performance!

Ao apostar ainda mais nesta nova tecnologia e com a criação de Planos de Alojamento totalmente NVMe, a PTisp consegue entregar aos seus clientes um alojamento com alta performance e com latências reduzidas ao nível do processamento de dados quando comparado com SSD ou HDD. Ao analisarmos, os planos verificámos que existe uma democratização da CPU e da memória, em que os Planos Inicial e Base oferecem 2GB/2vCPU e os os Planos Avançado e Profissional 4GB/2vCPU e que existe uma aposta no i/o que varia entre os 20MB/s IO e os 50MB/s IO.

Destacamos ainda, no Alojamento Premium NVMe da PTisp, a existência de Segurança Avançada com opções que aumentam a segurança das suas plataformas (WAF, IDS, Malware) e que são disponibilizadas através do painel de controlo.  Para que nunca perca os seus conteúdos, são efetuados backups diários com retenção dos últimos 10 dias, para que possa repor em caso de necessidade. O Alojamento com storage NVMe inclui ainda: painel de controlo cPanel, um dos melhores do mercado, contas de email e mecanismo de anti-vírus e anti-spam, tráfego ilimitado, http/2, entre outras características.

Se o pretende usufruir da melhor performance possível do seu site, aplicação ou qualquer que seja o projeto a alojar,  espreite os Planos Premium NVMe PTisp e se tiver dúvidas contacte!

0 comment
Translate »