Vantagens de utilização NVMe vs SSD SATA | Blog PTisp

Vantagens de utilização NVMe vs SSD SATA

by Sandra Vale

O que é o NVMe ( Non-Volatile Memory Express)?

Os discos NVMe são a evolução dos discos SSD tradicionais que recorrem ao interface SATA/AHCI. Com recurso à interface PCI Express, os NVMe oferecem latências bastante inferiores, o que se traduz em melhor performance.

Este tipo de discos operam pelo barramento PCI Express 3.0 que atinge um máximo teórico de 32Gbps. Comparando com os 6Gbps do padrão SATA III que pode atingir picos de 550MB/s de velocidade, nos NVMe, removendo esse bottleneck e usando o interface PCIe podemos atingir 3.2 GB/s o que se traduz numa diferença de performance assinalável.

 

Vantagens de utilização NVMe vs SSD SATA

As principais vantagens dos NVMe face aos SSD tradicionais são as baixas latências e maior velocidade de leitura / escrita, o que se traduz em melhor performance dos workloads instalados.

Numa comparação dos modelos SAMSUNG, comparando com discos SSD SATA os NVMe PM963 forneceram 3,8 vezes mais largura de banda que o SSD tradicional para leituras sequenciais até 2.000 MB / e 4.3 vezes mais IOPS que o concorrente para leituras aleatórias sustentadas até 430K IOPS.

 

A PTisp disponibiliza servidores dedicados com discos SATA III, SSD e NVMe, todos em modelos Enterprise e Datacenter.

Devo escolher SATA, SSD, NVMe ou Híbrido?

Não há uma resposta exata, dependerá fundamentalmente dos workload que vai correr. Se por um lado, a performance em discos NVMe e/ou SSD é superior, o custo por GB também o é.

Caso se trate de  um servidor sem necessidades exigentes de leituras e escritas, uma configuração com discos SATA em RAID 10 e Cache/BBU é certamente suficiente.

Por outro lado, se correr plataformas intensivas em escritas e leituras, o upgrade para SSD ou NVMe traduzir-se-à em melhor performance e rapidez.

Poderá também escolher uma solução híbrida, composta por um misto de discos SATA e SSD, SATA e NVMe ou NVMe e SSD, colocando dados mais quentes ( acedidos mais frequentemente ) nos discos mais rápidos e dados mais frios nos discos mais lentos.

Faça hoje mesmo um upgrade ao seu servidor e aumente a performance das suas aplicações.

Tem dúvidas? Contacte-nos, estamos ao dispor.

Translate »