Servidor Dedicado: Preciso de um?

by PTisp

Os Servidores Dedicados ou Bare Metal são, conforme o nome indica, servidores com hardware dedicado na sua totalidade ao projeto do Cliente. Os Servidores Dedicados oferecem uma plataforma que lhe permite trabalhar diretamente em cima do Hardware e sem “overhead” de camadas intermédias (virtualização).

São máquinas com hardware premium ligadas em datacenters que lhe oferecem capacidade de produção rápida, segura e contínua, garantindo-lhe exclusividade de recursos com grande capacidade de processamento e armazenamento. Não existindo qualquer partilha de recursos com terceiros, tem acesso à totalidade dos recursos, bem como ao sistema operativo, podendo configurar de acordo com as necessidades.

Preciso Servidores Dedicados: preciso de um?

Se pretende uma solução dedicada com acesso total como root ou admin*  para alojar grande quantidade de sites ou somente um com grandes necessidades de espaço e tráfego e sem partilha de recursos, um Servidor Dedicado é a solução indicada.

*Nota: Acesso total como root ou admin apenas em servidores dedicados não geridos, não se aplicando a servidores geridos.

Apesar de limitado às suas próprias características, em vários casos, nomeadamente para operações onde a performance é uma componente importante,  pode ser utilizada uma solução híbrida, conjugando Servidores Cloud ou Servidores Virtuais com Servidores Dedicados, aumentando a flexibilidade. Por isso, para casos em que exista uma utilização de recursos elevada mas ao mesmo tempo regular,  o Servidor Dedicado é uma boa opção.

Algumas vantagens dos Servidor Dedicados:

  • Servidor físico com hardware totalmente dedicado ao seu projeto;
  • A solução ideal para websites que tenham um elevado número de visitas, bem como para lojas online ou plataformas de ensino à distância com muitas imagens e vídeos que necessitam de recursos elevados de RAM e CPU;
  • Opções em discos mecânicos e SSD de elevada performance;
  • A opção mais segura, sem partilha de recursos com outros clientes e que disponibiliza o nível mais elevado do controlo do sistema;
  • Configurações escaláveis e ajustáveis ao longo do tempo ( as opções variam em função da configuração );
  • Possibilidade de Revenda do espaço.

Com um Servidor Dedicado tem o controlo absoluto e garantia de localização dos seus dados. Por trabalhar diretamente em cima do hardware e dependendo da configuração escolhida, terá uma performance superior à maioria dos ambientes Cloud. Na PTisp, poderá também optar por instalar uma camada de virtualização, criando máquinas virtuais. Sem custos de aquisição e por um valor mensal ou anual terá acesso a hardware premium e de última geração.

As configurações de servidores dedicados da PTisp são baseadas em hardware rigorosamente escolhido e testado em laboratório pela nossa equipa técnica. Dispomos de servidores dedicados:

Vantagens/Características Servidores Dedicados PTisp

  • Configurações com discos SSD e NVMe de maior capacidade;
  • Introdução dos Smart Dedicated Servers nos Servidores Dedicados Linux e Linux Managed, tornando-os mais inteligentes;
  • Uplink de 1Gbps sem limite de tráfego em todas as configurações;
  • Opção de 2Gbps e 5Gbps sem limite de tráfego. Existe também a opção de 10Gbps com preço sob consulta, no entanto, caso pretenda avançar ou se necessitar de informação adicional, deverá enviar email para sales@ptisp.pt;
  • Configurações NVMe com Hybrid RAID.
  • Hardware premium totalmente dedicado;
  • Elevada performance, quando comparado com servidores Cloud e VPS;
  • Permitem customizar e instalar plataformas específicas de acordo com as necessidades do cliente;
  • Controlo, gestão eficiente e reboot remoto com acesso a gráficos de rede;
  • Uptime de 99.9% sem risco abusivo de recursos por parte de outros clientes;

De referir que os Smart Dedicated Servers são servidores físicos mas com uma camada de virtualização que os transformam numa solução bastante mais eficiente e escalável. Ao avançar com esta solução, usufruirá da totalidade dos recursos de um servidor físico, mas num ambiente que lhe permite aumentar recursos ( RAM, vCPU, Storage ) de forma simples e em função das necessidades. Saiba mais, aqui.

Serviço Não Gerido ou Gerido?

Quer seja porque não tem tempo ou disponibilidade, quer seja porque não possui conhecimentos suficientes, a tarefa de gerir um servidor pode ser delegada, se assim o entender e na PTisp disponibilizamos planos com gestão.

Se está na dúvida sobre se deve optar por um servidor gerido ou por um servidor não gerido, e partindo do pressuposto de que já conhece os recursos necessários a alocar ao seu projeto, a escolha irá depender, essencialmente, do seu conhecimento e da sua disponibilidade e tornar penosa e até prejudicial ao seu negócio.

Os planos geridos Linux e Windows incluem monitorização proativa 24x7x365, bem como gestão total e backups diários com retenção dos últimos 5 dias. Por isso, se quiser concentra-se no seu negócio e deixe a gestão do seu Cloud Server connosco.

Na PTisp temos a solução à sua medida, seja por planos pré-definidos, seja numa configuração específica realizada de acordo com as suas indicações e necessidades estaremos à altura do que espera de nós!

0 comment
Translate »