e-Commerce: 9 pontos cruciais para um projeto de sucesso

by PTisp
9 pontos cruciais para um e-Commerce de sucesso

O e-Commerce também conhecido como comércio eletrónico diz respeito ao processo de compra e de venda de produtos ou serviços através de sistemas eletrónicos, como a internet.

Evolução do e-Commerce

e-Commerce, surgiu nos anos 70 e, desde então, tem apresentado uma evolução crescente, à medida que explora todas as novas potencialidades que têm surgido.

Um dos passos assinaláveis, na sua evolução, prende-se com o facto de o comércio online ter começado a explorar as vantagens e as potencialidades resultantes da proliferação dos diversos dispositivos com acesso à internet, entre eles, os dispositivos móveis.

Foi assim que, nos anos 90, nasceu o comércio online móvel ou m-commerce – considerado uma subcategoria do e-commerce, e que se refere ao processo de compra e venda através de dispositivos móveis (smartphones, smartwatches e tablets). O surgimento desta vertente de comércio online – m-commerce -trata-se, no fundo, de uma evolução natural. Isto porque, na verdade, as marcas e os negócios querem estar presentes em todos os meios em que os consumidores estão. O facto de uma marca possibilitar aos seus consumidores a compra em qualquer lugar e a qualquer momento, bem como possibilitar que estes efetuem as suas pesquisas confortavelmente, gera satisfação em relação às marca.

Por isso mesmo, é que se prevê que tanto a compra como a venda de produtos e/ou serviços via dispositivos móveis, continuará a crescer de forma sustentada.

Ambos os termos, e-commerce e m-commerce, apresentam diferenças entre si, muito embora, na prática, ambos tenham como objetivo tornar a vida das pessoas mais simples, possibilitando a compra de produtos ou serviços através da internet com toda a comodidade.

O crescimento do e-commerce

De uma forma simples, tal como já referimos,  e-commerce é a terminologia utilizada para definir o processo da compra e da venda de produtos ou serviços através de sistemas eletrónicos, como a internet.

O ecommerce ou comércio online tem apresentado um crescimento assinalável a cada ano que passa e a pandemia por COVID-19 veio impulsionar ainda mais este crescimento, tendo-se atingido resultados históricos em todo o mundo. No que concerne a Portugal, foi registado um crescimento notório, à semelhança do que aconteceu à escala mundial, e de acordo com o relatório “Digital 2021: Portugal”, do Data Reportal:

  • 89,5% dos internautas com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos efetuaram uma pesquisa de um produto ou serviço online no mês anterior à publicação do estudo;
  • 80,8% desses utilizadores acederam a uma loja online;
  • 69,1% dos mesmo efetuaram uma compra no online.

Os números falam por si, por isso, este é o momento certo para apostar numa loja online! No entanto, as empresas que pretendam acompanhar esta tendência deverão investigar, efetuar pesquisas de mercado e planear, de forma a conseguirem singrar e diferenciar-se neste mercado tão competitivo e com uma oferta tão abrangente.  Acreditamos que, possa eventualmente, sentir-se desconfortável com o desconhecido e que existam aspetos técnicos que possa desconhecer, no entanto, existem alternativas para os diferentes tipos de complexidade de e-commerce.

9 pontos cruciais para um e-Commerce de sucesso

1. Defina os produtos

Para um e-Commerce de sucesso é fundamental que defina quais os produtos (ou eventualmente, serviços) que pretende comercializar, bem como o seu posicionamento no mercado. Para isso, é crucial que efetue uma pesquisa de mercado e que avalie todos os custos inerentes, bem como as margens de lucro que pretende aplicar, de forma a conseguir definir a sua política de preços. É também de extrema relevância identificar os seus concorrentes, e pensar em como se diferenciar deles, e identificar claramente o seu público-alvo.

2. Integre com os diferentes softwares da empresa

Para avançar com o seu projeto de e-Commerce um dos passos fundamentais é definir se os sistemas/softwares utilizados na sua empresa, serão ou não integrados na plataforma de comércio eletrónico.

Como será efetuada a faturação no seu sistema de faturação interno ou na plataforma de e-Commerce? Como é que será efetuada a gestão de fornecedores, stocks, inventários, encomendas?

Integrar os diferentes sistemas na sua loja online, numa fase inicial, poderá contribuir para um aumento de custos, no entanto, no curto ou médio prazo, poderá minimizar o erro humano, bem como  reduzir os custos  associados a recursos humanos

3. Defina a estrutura logística

Não descure a componente logística associada ao seu e-Commerce. Defina todos os procedimentos inerentes ao armazenamento dos seus produtos, bem como quanto à preparação e para a expedição dos mesmos, de forma a ser o mais célere possível. Prepare toda a documentação necessária para enviar junto com as encomendas e defina também o processo para casos de devolução de encomendas.

Não se esqueça de criar uma página dedicada aos Termos e Condições do Site, Políticas de Devolução e Reembolso, etc.

 

4. Encontre um parceiro de Transportes

A entrega atempada das encomendas é crucial para impressionar os seus Clientes. Atrasos na entrega vão gerar insatisfação e, por isso, a escolha de um parceiro para efetuar o transporte das encomendas é fundamental para reforçar a credibilidade do seu negócio online e manter elevados índices de satisfação. Escolha um parceiro para as entregas e para as recolhas de encomendas que seja cumpridor e que assegure um serviço premium.

5. Defina a plataforma/CMS em função das necessidades

Em função das especificidades do seu negócio e da própria complexidade do mesmo, poderá optar por diferentes plataformas de e-commerce:

  • e-commerce Open Source,
  • e-commerce On Premise e
  • e-commerce SaaS (Software as a Service).

4. Escolha o alojamento para a sua loja

Sabemos que criar um negócio de e-Commerce é complexo e ocupa demasiado tempo.  Entre outros aspetos, terá a seu cargo, a gestão de fornecedores, stocks, inventários, encomendas, o planeamento da estratégia de marketing digital…   Na fase inicial, tem muito a fazer e o tempo é escasso. Como tal, o ambiente de hosting não pode ser mais uma preocupação ou entrave para o seu sucesso.

Assim sendo, deverá aliar-se ao parceiro certo, que o entenda e que lhe apresente soluções que vão de encontro ao que procura. A PTisp tem esse know how e será, certamente, o parceiro que precisa, ajudando-o a escolher o plano de alojamento em função das suas  necessidades. Concentre-se na gestão do seu e-commerce, e deixe o ambiente de hosting connosco. Dispomos de diferentes soluções para e-commerce às quais poderá recorrer para alojar a sua loja online.

Para a escolha do alojamento para um e-Commerce é essencial:

  • Analisar quais as reais necessidades, de forma a que a infraestrutura seja corretamente dimensionada;
  • Assegurar uma velocidade de carregamento rápida, uma vez que se a loja for lenta a carregar, isso irá prejudicar as suas vendas/conversões e influenciar negativamente o SEO;
  • Garantir que o seu negócio online está preparado para escalar rapidamente, em caso de necessidade.

6. Escolha os métodos de pagamento e aposte na Segurança

Numa loja online, a definição dos métodos de pagamento constitui-se como sendo uma etapa fundamental para o seu sucesso e para a satisfação dos seus clientes.  Por isso, deverá optar, por um lado, pelos meios que lhe tragam os menores encargos e, por outro lado, por aqueles que mais se adequam ao seu público-alvo.

No que respeita a métodos de pagamento, no e-commerce o mais comum é o cartão de crédito, mas não se foque num método apenas, existem outros, nomeadamente: Paypal,  MB WAY,  EasyPay;  EuPago, IfThenPay, HiPay.  Os métodos de pagamento mobile mais “populares” são o Apple Pay, o PayPal One-Touch e o Amazon Pay.

Como é do seu conhecimento, a segurança é um ponto fulcral em qualquer que seja a transação na internet e é um argumento de peso para reforçar a confiança de uma empresa junto dos consumidores.

E a proliferação dos certificados de segurança SSL e a implementação dos mesmos veio trazer essa confiança, pelo facto de contribuírem para a segurança nas transações efetuadas e para a privacidade dos dados.

A PTisp é acreditada por várias CA – Certificate Authority e dispõe de elevada experiência na implementação e gestão de certificados SSL.  Disponibilizamos diferentes Certificados de Segurança para que possa optar em função das suas necessidades. Desde a implementação de Certificados Segurança SSL (DV, OV, EV), passando pela criação de backups remotos offsite, garanta a segurança dos seus dados e crie confiança nos seus clientes.

A segurança no e-Commerce também pode ser reforçada através da dupla autenticação de fatores (2FA) e de outras camadas proteção de informação adicionais.

7. Aposte no Mobile & na Experiência do utilizador

A criação do seu e-commerce deverá ser devidamente planeada, e concebida em função da plataforma em que se apoiar.   No entanto, qualquer que seja a plataforma de comércio online em que apoie o seu negócio, tenha em consideração que a sua usabilidade  deve ser pensada e o mais simplificada possível, caso contrário as taxas de conversão serão baixas. De salientar que no mobile esta questão é ainda mais relevante, uma vez que as taxas de conversão conseguem ser ainda mais baixas, se os websites, lojas online ou aplicações não estiverem minimamente ajustados a esta realidade.

No que respeita à experiência do utilizador, é também importante assegurar que a velocidade de carregamento do website é rápida, principalmente no mobile, em que os utilizadores esperam instantaneidade.

No que concerne à personalização da jornada do consumidor, no mobile, como os utilizadores estão sempre perto dos seus dispositivos mobile, captar a atenção dos utilizadores poderá ser uma missão mais simples, com o recurso aos diversos canais de marketing a integrar complementarmente. A título de exemplo, poderá recorrer a notificações push, livechats em tempo real ou chatbots e, assim, aumentar consideravelmente as suas vendas.

A Amazon, o eBay ou o Alibaba são algumas das marcas que apostam neste tipo de estratégias para melhorar a experiência do utilizador e, dessa forma, gerar maior volume de vendas.

8. Aposte na Qualidade do Serviço ao Cliente

É importante sensibilizar e formar a sua equipa sobre os diferentes tipos de produtos e serviços, bem como, de toda a informação necessária para que possam prestar um serviço ao cliente de excelência.  Garanta que os contactos estão claramente visíveis para que os clientes possam rapidamente entrar em contacto com a sua equipa e esclarecer as dúvidas existentes.

9.  Crie o seu Plano de Marketing

Num e-Commerce, tal como em qualquer que seja o negócio, é fundamental criar um Plano de Marketing Digital onde deverá contemplar entre outros aspetos: análise do mercado, análise da empresa, público-alvo, concorrência, budget, canais digitais a utilizar, etc.

A PTisp aloja milhares de lojas e de todas as dimensões. Desde o negócio que agora dá os primeiros passos online até lojas com milhares de produtos e milhões de faturação acompanhamos os nossos clientes com o mesmo empenho e dedicação.

Se tiver dúvidas ou se pretender obter mais informações sobre as nossas soluções para e-Commerce, contacte-nos! Para isso, envie email para sales@ptisp.pt, contacte-nos via livechat ou através do nosso contacto telefónico 707 200 933.

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