O que é um certificado SSL

by PTisp

Um certificado SSL – Secure Socket Layer ou TLS – Transport Layer Security permite-lhe encriptar as comunicações entre o servidor web e os visitantes do seu site. Ao ativar um certificado SSL transmite aos seus visitantes uma imagem de segurança e reforça a preocupação com dados pessoais ou informações sensíveis. Os certificados ativam o cadeado de segurança no browser, e são também um fator diferenciador para o ranking SEO.

Porque devo implementar um certificado SSL?

O roubo de identidade online e alertas sobre sites inseguros são motivos de preocupação nos consumidores e levam à perda de vendas ou visitas. A não existência de um certificado SSL poderá levar a perda de confiança por parte dos visitantes, penalização nos motores de busca e à perda de reputação.

Quais os tipos de certificados SSL existentes?

Os certificados DV – Domain Validated são os mais simples e conforme o nome indica, efetuam apenas validação do domínio para os quais são gerados. São indicados para pequenos websites.

Os certificados OV – Organization Validated efetuam não só a validação do domínio, como também da empresa ou instituição que lhe serve de base. Esta validação aumenta a reputação para o visitante ou cliente, na medida em que garante a existência de uma entidade legalmente constituída, que foi sujeita a um processo de validação. São indicados para websites que representem empresas ou organismos públicos.

A ativação é efetuada em 5 dias úteis. O processo de validação e consequente ativação está sujeito a um processo que decorre em 3 etapas e está dependente do envio de toda a documentação. Mais info, aqui.

Os certificados EV – Extended Validation são semelhantes aos OV. São os certificados mais avançados e indicados para websites de e-Commerce ou que tratem dados sensíveis.

Quando o visitante acede ao site, em vez apresentar apenas a designação ‘Ligação segura’ / ‘A conexão é segura’ a verde, o nome da empresa ou instituição é apresentada. São os certificados mais avançados e são indicados para websites e-Commerce ou que tratem dados sensíveis.  O processo de validação e consequente ativação está sujeito a um processo que decorre em 3 etapas e está dependente do envio de toda a documentação. Mais info, aqui.

 

O que são certificados WildCard?

Os certificados WildCard permitem proteger o domínio (com e sem www ) bem como todos os subdomínios *.dominio.com que necessite. São indicados para sites ou plataformas que tenham vários subdomínios a proteger, permitindo usar sempre o mesmo certificado.

Qual a diferença comparando com certificados gratuitos?

Existem algumas diferenças entre certificados SSL gratuitos e certificados SSL comerciais.

Os certificados SSL gratuitos são uma boa solução para ambientes de desenvolvimento ou plataformas internas. No entanto, face a certificados comerciais têm as seguintes desvantagens:

  • Sem validação da identidade;

  • Sem soluções empresariais ( OV, e EV );

  • Gestão mais complexa;

  • Sem suporte;

  • Sem selo de segurança;

  • Curta duração ( 90 dias ).

Os certificados gratuitos cumprem apenas de forma parcial a função de um certificado SSL que é a encriptação. Não efetuam qualquer validação da autenticidade que é um ponto fundamental e relevante para qualquer negócio.

Sendo a confiança e verificação da identidade pontos fundamentais para qualquer presença online, os certificados comerciais oferecem maior reputação. Desde os certificados DV que efetuam uma validação do domínio, até aos OV e EV que efetuam validação da empresa, existe sempre um processo de validação para estes certificados.

Por outro lado, estes certificados incluem também um selo de segurança, suporte permanente e reinstalações ilimitadas o que oferece segurança aos visitantes e também aos titulares do site.

Dependendo da tipologia de site deverá escolher o certificado que melhor se adapta às suas necessidades.

Qual o Certificado SSL correto para mim?

Dependendo do tipo de site e target, o certificado indicado muda. Para pequenos sites e projetos, sites institucionais sem dados sensíveis e registos, um certificado DV – Domain Validated será suficiente.

Caso tenha um website corporativo, com informação sensível, ou que tenha como objetivo disponibilizar serviços ou ofertas da sua empresa, um certificado OV – Organization Validated será o mais indicado na medida em que transmite segurança adicional para os visitantes e clientes.

Caso se trate de um site e-Commerce e que faça do online uma aposta elevada, o certificado EV – Extended Validation será o mais indicado. Ao efetuar a validação da empresa e ativar a ligação segura com https, transmitirá maior segurança e confiança aos visitantes e clientes, o que resultará em maiores conversões.

A PTisp é acreditada por várias CA – Certificate Authority e dispõe de elevada experiência na implementação e gestão de certificados SSL.

Quer tenha um, dezenas ou centenas de sites teremos uma oferta de certificados à sua medida.

Se tiver dúvidas ou se pretender obter mais informações sobre as nossas soluções de Certificados SSL, contacte-nos! Para isso, envie email para sales@ptisp.pt, contacte-nos via livechat ou através do nosso contacto telefónico 707 200 933.

0 comment
Translate »