Servidores Cloud: Preciso de um?

by PTisp

Os Cloud Servers têm a vantagem de ter custos controlados e de escalarem à medida das suas necessidades. Para além destas vantagens, existem outras, as quais iremos apresentar ao longo deste artigo.

O que são Servidores Cloud?

Os Servidores Cloud ou servidores em nuvem consistem numa interessante interligação de equipamento redundante, capaz de oferecer uma infraestrutura inesgotável de recursos, garantindo-lhe elevada performance com custos controlados. São baseados numa arquitetura distribuída composta por vários nós de computação (hypervisors) e storage centrais (SAN) de elevada performance.

Tecnicamente, os Cloud Servers têm a capacidade de realocação e de prevenção de falhas, ou seja, na eventualidade de quebra de serviço (no host onde os seus serviços estão configurados) o sistema move automaticamente para o de reserva sem prejuízo na disponibilidade. Isto porque é possível efetuar o Live Migrate (migração sem quebra e em funcionamento) do Servidor para uma outra zona da Cloud, mesmo em casos de falhas inesperadas.

Os Cloud Servers são considerados a solução ideal para sites ou plataformas que exigem elasticidade de ajustes constantes nos recursos (RAM e CPU) contratados.

Com um Servidor Cloud, o crescimento está  assegurado a nível:

  • Horizontal – (com novos servidores) – podem escalar, teoricamente, até ao infinito, ou seja, para escalar horizontalmente basta juntar novos servidores e colocá-los em produção com os já existem, no entanto, a plataforma tem de estar previamente preparada para acomodar o crescimento.
  • Vertical – (ajuste de recursos)

Independentemente do tipo de crescimento – horizontal ou vertical – os Servidores Cloud  respondem a qualquer requisito de crescimento obrigatório.

Por serem ambos baseados em virtualização, tecnicamente os Servidores Cloud são muitas vezes confundidos com VPS, mas tecnicamente são muito diferentes.

Leia também o artigo Servidores: VPS vs Cloud vs Dedicados

Preciso de um Servidor Cloud?

Tal como referimos anteriormente, os Cloud Servers são considerados a solução ideal para sites ou plataformas que exigem elasticidade de ajustes constantes nos recursos (RAM e CPU) contratados.  Os Cloud Server são também a solução ideal para colocar o ERP, o CRM ou outras plataformas da sua empresa, um vez que o ambiente é de alta disponibilidade e acessível 24x7x365.

Por isso, a questão que lhe colocamos é: “tem em vista um projeto que vai precisar de mais recursos?”

Seja num curto espaço de tempo para salvaguardar picos de acesso, ou para mais tempo, num Cloud Server o upgrade de memória RAM, espaço em disco ou de CPU pode ser feito sem intervenções físicas ou downtime. De realçar que o mesmo se aplica a downgrades.

Na PTisp, pode contar com um serviço 100% elástico que lhe permite efetuar upgrades e downgrades, sempre que deixar de precisar desses recursos. Está garantida a evolução gradual sem grande investimento inicial. Disponibilizamos também uma API para que possa gerir a sua cloud remotamente e através das suas próprias plataformas.

 

Servidores Cloud PTisp: Linux vs Windows

Os Servidores Cloud PTisp  – Linux ou Windows assentam numa infraestrutura de alta disponibilidade com vários nós de processamento e storage central Dell Compellent. São disponibilizadas várias plataformas e sistemas operativos seja em Linux ou Windows. Além disso, os recursos são totalmente ajustáveis (RAM, CPU, espaço em disco) e facilmente escaláveis à medida das suas necessidades e com custos controlados, pagando apenas pelo que usa.

Os servidores Cloud Linux (geridos ou não geridos) são uma solução escalável e segura para as suas plataformas. Com vários sistemas operativos, baseados numa infraestrutura redundante e de alta disponibilidade e tráfego ilimitado, são a solução indicada para alojamento de vários sites, plataformas com necessidades mais exigentes, email, ou que necessitem de configurações específicas. Evite surpresas, optando pelos recursos que necessita quando necessita.

Os servidores Cloud Windows (geridos ou não geridos) são baseados em Windows Server 2019 e permitem-lhe alojar o seu ERP, software de gestão ou plataformas Web num ambiente seguro e de alta disponibilidade. Esqueça as preocupações e imprevistos de servidores locais, migrando para uma solução Cloud com custos controlados e que se adapta ao seu negócio. Para maior segurança, os servidores Cloud incluem Anti-Vírus ESET – File Security for Windows Server e podem ser complementados com soluções de backup, Firewall e VPN.

Os planos Cloud incluem

– Elevados padrões de segurança em datacenters certificados;

– Infraestrutura redundante com elevada disponibilidade e desempenho;

– Escalabilidade, utilizando os recursos que precisa, quando precisa;

– Melhor otimização do espaço e dos recursos devido à sua estrutura virtualizada;

– Controlo total de recursos, sem custos adicionais.

Serviço Não Gerido ou Gerido?

Se optar por planos não geridos, a gestão  ficará a seu cargo e é efetuada via painel de controlo com um leque de opções, tais como: criação e gestão de servidor, reboot e modo de recovery, alteração de passwords root ou admin, análise a gráficos de utilização de CPU, RAM e tráfego.

Os planos geridos incluem monitorização proativa 24x7x365, bem como gestão total e backups diários com retenção dos últimos 5 dias. Por isso, se quiser concentra-se no seu negócio e deixe a gestão do seu Cloud Server connosco.

0 comment
Translate »