Backups: File-Level vs Block-Level

by PTisp

As infraestruturas de alojamento da PTisp utilizam várias tecnologias e tipologias para efetuar backups da informação existente. Atualmente, efetuamos backups com plataformas que funcionam ao nível de ficheiros do sistema operativo, outras ao nível dos blocos do disco e em vários casos conjugamos as duas.

 

File-Level

Tipicamente os backups de file-level são desenhados para sistemas onde a quantidade de informação é mais reduzida. Estes backups têm a vantagem de ser mais simples e granulares, permitindo repor de forma mais simples e granular os dados armazenados.

Os backups de file-level são incrementais, copiando apenas dados novos ou alterados após o último backup. Conjugados com ferramentas que monitorizam a performance dos servidores, permitem efetuar backups seguros e consistentes que podem ser acedidos de forma granular.

 

Block-level

Os backups block-level são efetuados diretamente nos blocos do disco ou volume e abaixo dos sistema operativo. Por serem incrementais, copiam apenas a informação modificada permitindo em alguns casos criar snapshots. Como funcionam abaixo do sistema operativo são, por norma, mais abrangentes a nível de sistema operativo e têm uma performance superior.

Como desvantagem temos o facto de, em alguns casos, não permitir um acesso e restore tão granular aos dados individuais existentes no backup do disco ou volume, como acontece nos file-level. Também tem como desvantagem, o facto de que num processo de Disaster-Recovery não permite uma reposição individual dos conteúdos, sendo necessário aguardar pela reposição integral do backup.

 

File-Level e Block-Level no Alojamento Partilhado

No cluster de alojamento partilhado cPanel da PTisp utilizamos ambas as tecnologias. Por um lado, temos backups de file-level integrados com o cPanel que dão um controlo total ao cliente sobre a reposição dos backups. Quer isto dizer que através do painel de controlo poderá repor livremente ficheiros, bases de dados, emails, cronjobs entre outros.  Por outro lado, para segurança adicional e para casos de Disaster-Recovery existem também backups de block-level com as tecnologias R1Soft CDP e Acronis. Ambos os backups correm diariamente com retenção de vários dias.

Ao estarem armazenados em servidores de storage e em Datacenters distintos, aumentamos drasticamente a segurança e a fiabilidade dos nossos backups.

0 comment
Translate »