FAQ Certificados Segurança SSL

by PTisp

O que são certificados SSL?

Os certificados de segurança SSL - Secure Socket Layer ou TLS - Transport Layer Security permitem-lhe encriptar as comunicações entre o servidor web e os visitantes do seu site. Ao activar um certificado SSL transmite aos seus visitantes uma imagem de segurança e reforça a preocupação com dados pessoais ou informações sensíveis. Os certificados activam o cadeado de segurança no browser, e são também um factor diferenciador para o ranking SEO.

Como funciona a encriptação?

Cada certificado SSL inclui duas chaves, uma publica e uma privada. A encriptação faz uso destas chaves para bloquear e desbloquear a informação. A chave publica é utilizada para encriptar a informação sendo a chave privada utilizada para a desencriptar. Depois da ligação ser efectuada, é mantido um canal seguro e encriptado para todos os dados transmitidos entre o browser e o servidor.

Porque é que os Certificados SSL são importantes?

O roubo de identidade online e alertas sobre sites inseguros são motivos de preocupação nos consumidores e levam à perda de vendas ou visitas. A não existência de um certificado SSL poderá levar a perda de confiança por parte dos visitantes, penalização nos motores de busca e à perda de reputação.

Que tipo de Certificados de Segurança existem?

Existem três tipos de certificados, DV – Domain Validated, OV – Organization Validated e EV – Extended Validation. Os certificados DV são os mais simples e conforme o nome indicada, efectuam apenas validação do domínio para os quais são gerados. São indicados para pequenos websites. Os certificados OV efectuam não só a validação do domínio, mas também da empresa ou instituição que lhe serve de base. Esta validação aumenta a reputação para o visitante ou cliente, na medida em que garante a existência de uma entidade legalmente constituída, que foi sujeita a um processo de validação. São indicados para sites que representem empresas ou organismos públicos. Os certificados EV são semelhantes aos OV, mas acrescentam a barra verde e apresentam o nome da empresa. São os certificados mais avançados e indicados para sites eCommerce ou que tratem dados sensíveis.

Qual a diferença entre um Certificado SSL gratuito e um Certificado SSL comercial?

Existem algumas diferenças entre certificados SSL gratuitos e certificados SSL comerciais. Os certificados SSL gratuitos são uma boa solução para ambientes de desenvolvimento ou plataformas internas. No entanto, a falta de suporte, curta duração e não existência de processo de validação do domínio são pontos negativos que não devem ser descurados. Sendo a confiança e verificação da identidade pontos fundamentais para qualquer presença online, os certificados comerciais oferecem maior reputação. Desde os certificados DV que efectuam uma validação do domínio, até aos OV e EV que efectuam validação da empresa, existe sempre um processo de validação para estes certificados. Por outro lado, estes certificados incluem também um selo de segurança, suporte permanente e reinstalações ilimitadas o que oferece segurança aos visitantes e também aos titulare do site. Dependendo da tipologia de site deverá escolher o certificado que melhor se adapta às suas necessidades.

O que são certificados WildCard?

Os certificados WildCard permitem proteger o domínio (com e sem www ) bem como todos os sub-domínios *.dominio.com que necessite. São indicados para sites ou plataformas que tenham vários sub-domínios a proteger, permitindo usar sempre o mesmo certificado.

O que está incluído num certificado SSL?

Na PTisp, todos os certificados SSL são emitidos a partir de CA – Certificates Autorities reputadas, e incluem reemisão grátis, reinstalações ilimitadas, migração de servidor ou alojamento, instalação gratuita (apenas servidores PTisp ) e selo de segurança. A PTisp é parceiro das principais CA e dispõe de elevada experiência na emissão e gestão de certificados SSL.

Quanto tempo demora a ativação do certificados SSL?

A ativação é de alguns minutos a poucas horas para certificados DV – Domain Validated até 2 a 3 dias úteis para certificados OV e EV.

Tratam de todo o processo de instalação do certificados SSL?

Sim, caso o seu site ou plataforma esteja alojado na nossa infraestrutura tratamos de todo o processo sem custos adicionais.

0 comment
Translate »