FAQ Servidores Web

by PTisp

O que é uma VPS?

VPS ou Servidor Privado Virtual é um serviço com recursos ( RAM, CPU e HDD ) dedicados e com o seu próprio sistema operativo. As VPS correm em servidores físicos de elevada capacidade e redundância que são depois virtualmente divididos em máquinas mais pequenas. Com recurso a virtualização e/ou sistema de containers, cada VPS é totalmente segregada e isolada das demais, tendo o seu próprio acesso root e endereço IP.

O que é um servidor Cloud?

São Servidores Virtuais criados sobre uma infraestrutura de alta-disponibilidade. Estes planos incluem recursos dedicados e sistema operativo Linux ou Windows. Ajuste de recursos em função das necessidades, são ideais para alojamento de plataformas criticas e que necessitam de recursos dinâmicos. Configurações geridas e monitorizadas ou não geridas.

O que é um servidor Dedicado?

Baseados em hardware enterprise e totalmente dedicado, o cliente tem alocação total dos recursos e hardware do servidor, sistema operativo Linux, Windows, Virtualização ou outro. Solução indicada para sites ou plataformas que necessitem de muitos recursos e elevada performance. Configurações geridas e monitorizadas ou não geridas.

Devo escolher uma VPS, Servidor Cloud ou Servidor Dedicado?

A VPS é a evolução do alojamento partilhado. Se o seu site ou plataformas tem evoluído e necessita de mais recursos, tem especificidades ou pretende uma solução mais fiável as VPS são a evolução natural. Os servidores Cloud acrescentam alta-disponibilidade e recursos mais alargados. São indicados para sites de elevada criticidade que necessitem de ajuste regular de recursos ou com níveis de visitas inconstantes. Os servidores dedicados garantem a totalidade dos recursos físicos, sendo por norma utilizados em clientes com necessidades elevadas de recursos ou que necessitam de trabalhar directamente no hardware. Seja qual for a opção temos a solução. Contacte-nos e em conjunto encontraremos a melhor solução.

Como funciona o acesso aos servidores?

O acesso está disponível via SSHv2 em Linux e Remote Desktop em Windows.

Posso efetuar configurações específicas?

Sim. Uma das vantagens dos servidores face ao alojamento partilhado, é o facto de ter acesso total ao sistema. Ao ter privilégios totais, poderá instalar as plataformas que desejar, e configurar à medida das suas necessidades.

Posso reinstalar o meu servidor?

Sim, nos planos não geridos, através do Painel de Controlo, poderá reinstalar o seu servidor com a distribuição preferida. Alertamos para o facto de a reinstalação resultar em perda de dados, aconselhando-se sempre a que seja feito um backup antes da reinstalação. Nos planos geridos esta acções serão levadas a cabo pela PTisp.

Os servidores incluem algum Painel de Controlo?

Não estando incluído em todos os planos, alguns planos não geridos contemplam painel de controlo Plesk, cPanel ou ISPManager Lite. Caso não esteja incluído poderá sempre activa-lo como um extra. Todos os planos geridos contemplam cPanel, Plesk ou ISPManager Lite.

Qual a diferença entre os planos Geridos e não geridos?

Nos planos não geridos a PTisp efectua apenas a gestão e monitorização da infraestrutura física e de rede. Os planos geridos são um bundle de produtos com gestão e monitorização 24x7x365, painel de controlo da sua preferência e backups diários. O serviço de gestão e monitorização 24x7x365 permite-lhe focar-se no seu negócio, confiando na PTisp as tarefas inerentes à gestão e monitorização diária do seu servidor. Portanto todas as configurações, acções preventivas, reacções a eventos de monitorização ou qualquer resolução de problemas, independentemente do dia e hora, estará a cargo da nossa equipa de sistemas.

Realizam backups?

Os backups estão incluídos em todos os planos VPS não geridos e geridos. Nos servidores Cloud e Dedicados os backups estão incluídos apenas nos planos geridos.

Estabilidade

Cada VPS ou servidor Cloud é totalmente estanque dos outros servidores alojados no mesmo node. Isto significa que a actividade de cada um é completamente independente do outro e que em nenhum momento o uso de um, pode prejudicar o outro.

Qual a largura de banda?

Todos os servidores Cloud e Dedicados têm lagura de banda de 1Gbps. No caso das VPS é de 100Mbps.

Tenho Controlo?

Pode decidir qual o software a instalar, configurar e executar. Tudo isso pode ser administrado com eficácia, via painel de controlo (caso se aplique), através da linha de comandos no linux ou Remote Desktop no caso do Windows

Posso alterar o Sistema Operativo?

Poderá facilmente alterar o sistema operativo reinstalando o seu servidor. Em determinados sistemas operativos existe um custo de licenciamento associado.

Oferecem Gestão dos Servidores Cloud?

Sim, dispomos de planos de Gestão e Monitorização 24x7x365 bem como Backups. Para cotação por favor contacte-nos.

Flexibilidade e Revenda

Os serviços dedicados são uma solução também para revendedores. Permite-lhes oferecer mais aos seus clientes, inclusive a possibilidade de criar os seus próprios revendedores.

Quanto tempo leva a activação do serviço?

Dependendo da sua forma de pagamento poderá demorar poucas horas a alguns minutos. Os planos geridos por incluírem várias configurações e optimizações levam entre 24 a 48 horas.

Posso efetuar upgrades ao meu servidor?

Uma das principais vantagens dos serviços Cloud é a elasticidade e facilidade de upgrade. Bastará adquirir mais recursos, alocar ao seu servidor cloud e efectuar um reboot. Em poucos minutos o seu servidor estará online e com os recursos actualizados. No caso das VPS o upgrade pode ser feito a quente e sem quebra de serviço. No caso dos servidores dedicados o upgrade está sujeito a análise do hardware, e sempre que possível é levada a cabo, mas acarreta a quebra de serviço por alguns minutos.

0 comment
Translate »