Em casa, e agora? Crie um website para o seu negócio

by PTisp

Está em casa e a perguntar-se sobre como poderá ocupar-se neste momento tão conturbado em que se sente de pés e mãos atados.  O seu negócio parou e não sabe o que o futuro lhe reserva?  Já pensou que agora poder ter chegado o momento de aproveitar o tempo livre para tirar da gaveta aquele projeto que está parado há meses ou há anos por falta de tempo?  O momento do online chegou.

Elencamos neste artigo algumas soluções para criar o seu website para o seu negócio às quais poderá recorrer e que requerem um investimento reduzido e que poderá executar em regime de teletrabalho, mesmo que necessite de apoio da sua Equipa.

Crie um website para o seu negócio

Um website (incluindo o blog) assume um papel central na Estratégia de Marketing Digital de um negócio, uma vez que é essencial para a atração de tráfego qualificado e gratuito para o seu website. Por isso, aposte num website:

  • para dar início ao seu projeto;
  • ou para transportar o seu negócio do offline para o online.

Se já tem o seu negócio local e ainda não tem website, invista o seu tempo a criar a sua presença no digital e assim continurá próximo dos Clientes. Eventualmente, o seu negócio até poderá escalar para uma loja online. Já lhe tinha ocorrido?

Se ainda não tem um negócio e gostava de apostar, esta é altura certa. Mesmo que este tenha de escalar para o offline, ganha tempo e mantém-se ocupado e seguro e, ao mesmo tempo, está a desenhar o seu futuro. Mesmo quando voltar tudo ao normal, e poder voltar ao seu trabalho, é sempre um rendimento extra.

Algumas dicas para criar o seu website

  • Primeiro pense no projeto que gostaria de desenvolver e quais os contornos do mesmo;
  • Se efetuar uma pesquisa no Google, encontrará algumas dezenas de templates WordPress ou Site Builders e  tem apenas de selecionar  a solução que melhor se ajusta às suas necessidades;
  • Registe o  domínio  para o seu negócio e escolha o alojamento web para o mesmo;
  • Se não tem conhecimentos técnicos avançados poderá desenvolver o seu website em WordPress ou através de Site Builder. É simples e intuitivo;
  • Depois dos passos anteriormente referidos, defina as páginas do seu website e defina a estrutura das mesmas.
  • Crie um menu e preencha as páginas anteriormente criadas com o conteúdo;
  • Personalize o seu website e em pouco tempo terá a sua plataforma online exclusiva;
  • Não se esqueça de testar todas as funcionalidades no PC e no Mobile;
  • Implemente um Certificado de Segurança SSL para melhorar o ranking do seu website e para aumentar a segurança dos visitantes;
  • Faça uma revisão geral de todo o conteúdo, teste os formulários de contacto e a velocidade do seu website.
  • Está tudo validado? Então, lance já o seu website!
  • Por fim, recorde-se que é importante configurar o Google Analytics, adicionar à Google Search Console e recolher, junto de conhecidos e de clientes, o feedback.
  • Teste regularmente o seu website e implemente melhorias!

Como criar o seu website?

WordPress

Para  criar o seu website, poderá recorrer ao WordPress  que é o CMS (Content Management System) mais utilizado em todo o mundo e é uma das soluções mais simples e interessantes para criar o website do seu negócio ou projeto.

Trata-se de uma plataforma open source, com recurso a linguagem de programação PHP e tem como base a licença GPL (General Public License), o que faz com que este CMS gratuito tenha o seu código fonte acessível a todo e qualquer utilizador, podendo ser alterado e, posteriormente, partilhado com a comunidade

Algumas vantagens do WorPress

  • Trata-se de um CMS Gratuito;
  • Poderá utilizar o seu domínio registado, ou o que pondera registar e contratar o alojamento à medida das suas necessidades;
  • Pode optar por instalar temas pagos ou gratuitos, em função das suas necessidades e do orçamento. Pode fazer download de temas gratuitos no diretório oficial do WP, aceda a https://wordpress.org/themes/ ;
  • Com a instalação de Plugins, pode estender as funcionalidades nativas da plataforma. Só
  • Pode utilizar para projetos mais simples ou mais complexos, podendo estender as funcionalidades de base através de Plugins ou até programar à medida, uma vez que o código fonte é livre;
  • A curva de aprendizagem é relativamente simples;
  • Pode ser utilizado para Blog, Website Institucional ou até mesmo loja online;
  • De fácil gestão e manutenção;
  • SEO-friendly;
  • Solução que permite escalabilidade;
  • Através de Plugins, poderá facilmente estender funcionalidades ao nível de:
    • Segurança
    • Performance
    • Analítica
    • SEO
    • Loja Online e métodos de Pagamento
    • Cookies
    • Integração com Redes Sociais (partilhas, Chatbots, sistemas de comentários)
    • etc.

Site Builder

Se preferir poderá optar por um site builder que trata-se de uma ferramenta que lhe permitirá construir o seu website, de forma simples e intuitiva, sem necessitar de conhecimentos de programação ou de design. Resumidamente, as vantagens de um construtor de websites são:

  • Criar o website rapida e intuitivamente;
  • Não necessita de edição manual de código;
  • Permite reduzir substancialmente a tempo de desenvolvimento;
  • Pode arrastar e soltar os blocos, conforme for mais conveniente (Drag and Drop);
  • Integra com Redes Sociais e Ecommerce;
  • Ajusta-se à maioria das necessidades;
  • Disponibiliza dezenas de templates;
  • Pode maximizar os seus lucros.

Se está a começar o seu negócio ou se é freelancer, ou se pretender, por exemplo, criar o seu website pessoal ou blog, e não tem recursos financeiros para subcontratar o serviço a terceiros, esta é uma solução muito interessante para si. E se pretender, também poderá construir a sua loja online, recorrendo a um site builder. Há soluções e templates para as mais diferenciadas necessidades.

A PTisp dispobiliza um Site Builder – trata-se de uma avançada ferramenta de construção de websites que lhe permite criar websites responsive e totalmente ajustados às suas necessidade de forma rápida e intuitiva.

Crie um Blog para o seu negócio

O seu negócio já possui um Blog? Se ainda não tem, está na altura de o criar, pois trará inúmeros benefícios no âmbito da sua Estratégia de Marketing Digital.  Por outro lado, se tem conhecimento ou interesse por determinado assunto, e algum gosto pela escrita, poderá  criar um blog  de nicho e ganhar algum dinheiro extra através de monetização (Google AdSense, Afiliados, Posts Pagos).

Na criação do seu Blog, defina uma estratégia de conteúdo que preveja a atualização do mesmo, de forma frequente, que seja complementar à comunicação da empresa, que tenha por uma base uma lista de keywords, anteriormente criada, com o recurso a ferramentas para o efeito, e que seja altamente relevante para o seu público-avo.

Um blog assume-se como uma ferramenta com elevado potencial numa estratégia de Marketing de Conteúdo e de Inbound Marketing, bem como numa estratégia de Search Engine Optimization, uma vez que o ajudará a captar tráfego orgânico, isto é, tráfego sem custos em publicidade online. Com um Blog, poderá melhorar a sua autoridade e o seu posicionamento nos motores de busca, no entanto, não caia no erro de criar conteúdo para os motores. O conteúdo deverá ser concebido para o seu público, de forma a responder às suas dúvidas e questões.

Algumas da vantagens  de um Blog

  • Conteúdo para os Motores de Busca (SEO): Ao criar um blog, este mesmo, pressupõe a publicação de conteúdo, pelo que estará a criar novas páginas a serem indexadas no Google. A par disso, irá gerar novas possibilidades para que outros websites linkem para o seu (backlinks), fator relevante para o posicionamento nos motores de busca, para além de que o ajudará a atrair mais visitantes.
  • Importante para gerar autoridade e para ajudar nas vendas: Ao produzir conteúdo sobre a sua área de negócio (produtos, serviços, tendências do setor) e sobre as temáticas de interesse do seu target, isso ajudá-lo-á a criar uma reputação, pois demonstra o seu conhecimento sobre os temas, reforçando a sua posição e a sua credibilidade. E, isso, irá ajudá-lo, certamente, a vender.
  • Informar o seu público:  Com um Blog poderá informar, e até educar, o seu público sobre a importância dos seus serviços ou dos seus produtos, sem ter, de os referir necessariamente ou de os abordar de forma comercial.
  • Facilitar o processo de venda: Poderá assumir um importante papel para os potenciais clientes que ainda não estão no “momento da compra”, pois  seguem o seu conteúdo e estão a ser conquistados até que cheguem à fase da “compra”. 
  • Os resultados obtidos são permanentes: Isto é, enquanto que, no tráfego pago, tem de estar a investir de forma contínua, no caso de um blog, mesmo que deixe de publicar conteúdo (o que não deverá fazer), os conteúdos já publicados, poderão continuar a canalizar tráfego, de forma gratuita.

Mantenha-se seguro e ocupado em casa! Mas aproveite o momento para dar vida ao website do seu negócio e a apostar no seu futuro.

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