5 dicas para escolher o domínio perfeito

by PTisp

Na hora de escolher o domínio perfeito para o seu website terá de ter em atenção todos os pormenores. Afinal de contas, o domínio é onde começa a sua presença online, correspondendo à sua identidade online.

Um domínio é composto pelo nome do domínio e pela extensão (TLDs – top-level domains). Poderá optar pelo nome da empresa ou do projeto relacionado, ou por algo mais criativo: A escolha é sua e a única limitação é o facto de esse domínio já poder estar reservado.

Antes de mais, é muito importante que, ao longo do processo de escolha do seu domínio vá testando as ideias destes nomes para verificar se os mesmos ainda estão disponíveis. Poderá ter uma ideia brilhante para o domínio da sua preferência, desenvolver todo o conteúdo e, quando for registar, ser surpreendido pelos piores motivos: o domínio encontrar-se indisponível.

Aceda a https://ptisp.pt/#/domains/TLDs e vá testando os nomes que vão surgindo durante o brainstorming e, se o domínio estiver disponível, não perca tempo, registe logo!

Neste artigo, selecionámos 5 dicas para o ajudar a escolher o domínio perfeito para o seu negócio ou projeto.

Opte por um domínio curto e simples

Assim, irá permitir que o mesmo seja facilmente memorizado pelos utilizadores e clientes. Evite criar um domínio demasiado longo ou complexo.

Deve ser de fácil compreensão e de fácil digitação

É importante ter em mente que o endereço deve ser percetível e fácil de pronunciar. Se um Cliente ou Colaborador transmitir o seu contacto é importante que o mesmo seja sonante e fique na memória. Não se esqueça que os clientes não chegam até a si apenas por pesquisa na Web. Por outro lado, quanto mais simples for a sua digitação, mais fácil será encontrá-lo. Quantas vezes, não lhe aconteceu não perceber bem qual o domínio e não conseguir encontrar a referência? Evite nomes demasiado complexos, um potencial cliente pode desistir de o encontrar perante estas dificuldades.

Evite utilizar números ou hífens

Evite ao máximo recorrer ao uso de números ou de hífens, podem ser prejudiciais. Quando se trata de números, os utilizadores tendem a ficar sem perceber se o número será utilizado como numeral ou por extenso (cinco ou 5?). Quando utilizamos hífen, na altura de o digitar, os utilizadores também poderão ficar confusos (o hífen é antes ou depois do de?).

Deve estar relacionado com o tipo de negócio ou projeto

É importante que o nome do domínio esteja relacionado com a área do negócio, nicho ou projeto. Assim, o utilizador cria logo a associação mental desejada. Por outro lado, também é importante que o seu domínio contenha a(s) keyword(s) para contribuir para um melhor posicionamento orgânico nos motores de busca.

Escolha a extensão indicada

Estão disponíveis mais de 900 extensões e a sua escolha deverá ser efetuada com base naquele que é o seu mercado. No entanto, é altamente recomendável que registe o seu domínio nas diferentes extensões, de forma a evitar que venha a ser registado pela concorrência.

Exemplos de extensões e respetiva finalidade:

  • .com: Utilizado por empresas, tem finalidade comercial;
  • .org: Utilizado por organizações não comerciais e sem fins lucrativos;
  • .net: Ideal para websites com conteúdos relacionados com a internet;
  • info: Direcionado para websites de cariz informativo;
  • .biz: Para utilização corporativa ou comercial, como é o caso, por exemplo, de um projeto de e-commerce;
  • .me: Utilizado em websites de cariz pessoal, por exemplo, em CVs ou em blogs.
Esperamos que estas dicas sejam úteis para que possa encontrar o domínio perfeito para o seu website ou projeto.
0 comment
Translate »