Está em casa e a perguntar-se sobre como poderá ocupar-se neste momento tão conturbado em que se sente de pés e mãos atados. O seu negócio parou e não sabe o que o futuro lhe reserva? Já pensou que agora poder ter chegado o momento de aproveitar o tempo livre para tirar da gaveta aquele projeto que está parado há meses ou há anos por falta de tempo? O momento do online chegou.
Elencamos neste artigo algumas soluções para criar o seu website para o seu negócio às quais poderá recorrer e que requerem um investimento reduzido e que poderá executar em regime de teletrabalho, mesmo que necessite de apoio da sua Equipa.
Índice de Conteúdos deste Artigo
Crie um website para o seu negócio
Um website (incluindo o blog) assume um papel central na Estratégia de Marketing Digital de um negócio, uma vez que é essencial para a atração de tráfego qualificado e gratuito para o seu website. Por isso, aposte num website:
- para dar início ao seu projeto;
- ou para transportar o seu negócio do offline para o online.
Se já tem o seu negócio local e ainda não tem website, invista o seu tempo a criar a sua presença no digital e assim continurá próximo dos Clientes. Eventualmente, o seu negócio até poderá escalar para uma loja online. Já lhe tinha ocorrido?
Se ainda não tem um negócio e gostava de apostar, esta é altura certa. Mesmo que este tenha de escalar para o offline, ganha tempo e mantém-se ocupado e seguro e, ao mesmo tempo, está a desenhar o seu futuro. Mesmo quando voltar tudo ao normal, e poder voltar ao seu trabalho, é sempre um rendimento extra.
Algumas dicas para criar o seu website
- Primeiro pense no projeto que gostaria de desenvolver e quais os contornos do mesmo;
- Se efetuar uma pesquisa no Google, encontrará algumas dezenas de templates WordPress ou Site Builders e tem apenas de selecionar a solução que melhor se ajusta às suas necessidades;
- Registe o domínio para o seu negócio e escolha o alojamento web para o mesmo;
- Se não tem conhecimentos técnicos avançados poderá desenvolver o seu website em WordPress ou através de Site Builder. É simples e intuitivo;
- Depois dos passos anteriormente referidos, defina as páginas do seu website e defina a estrutura das mesmas.
- Crie um menu e preencha as páginas anteriormente criadas com o conteúdo;
- Personalize o seu website e em pouco tempo terá a sua plataforma online exclusiva;
- Não se esqueça de testar todas as funcionalidades no PC e no Mobile;
- Implemente um Certificado de Segurança SSL para melhorar o ranking do seu website e para aumentar a segurança dos visitantes;
- Faça uma revisão geral de todo o conteúdo, teste os formulários de contacto e a velocidade do seu website.
- Está tudo validado? Então, lance já o seu website!
- Por fim, recorde-se que é importante configurar o Google Analytics, adicionar à Google Search Console e recolher, junto de conhecidos e de clientes, o feedback.
- Teste regularmente o seu website e implemente melhorias!
Como criar o seu website?
WordPress
Para criar o seu website, poderá recorrer ao WordPress que é o CMS (Content Management System) mais utilizado em todo o mundo e é uma das soluções mais simples e interessantes para criar o website do seu negócio ou projeto.
Trata-se de uma plataforma open source, com recurso a linguagem de programação PHP e tem como base a licença GPL (General Public License), o que faz com que este CMS gratuito tenha o seu código fonte acessível a todo e qualquer utilizador, podendo ser alterado e, posteriormente, partilhado com a comunidade
Algumas vantagens do WorPress
- Trata-se de um CMS Gratuito;
- Poderá utilizar o seu domínio registado, ou o que pondera registar e contratar o alojamento à medida das suas necessidades;
- Pode optar por instalar temas pagos ou gratuitos, em função das suas necessidades e do orçamento. Pode fazer download de temas gratuitos no diretório oficial do WP, aceda a https://wordpress.org/themes/ ;
- Com a instalação de Plugins, pode estender as funcionalidades nativas da plataforma. Só
- Pode utilizar para projetos mais simples ou mais complexos, podendo estender as funcionalidades de base através de Plugins ou até programar à medida, uma vez que o código fonte é livre;
- A curva de aprendizagem é relativamente simples;
- Pode ser utilizado para Blog, Website Institucional ou até mesmo loja online;
- De fácil gestão e manutenção;
- SEO-friendly;
- Solução que permite escalabilidade;
- Através de Plugins, poderá facilmente estender funcionalidades ao nível de:
- Segurança
- Performance
- Analítica
- SEO
- Loja Online e métodos de Pagamento
- Cookies
- Integração com Redes Sociais (partilhas, Chatbots, sistemas de comentários)
- etc.
Site Builder
Se preferir poderá optar por um site builder que trata-se de uma ferramenta que lhe permitirá construir o seu website, de forma simples e intuitiva, sem necessitar de conhecimentos de programação ou de design. Resumidamente, as vantagens de um construtor de websites são:
- Criar o website rapida e intuitivamente;
- Não necessita de edição manual de código;
- Permite reduzir substancialmente a tempo de desenvolvimento;
- Pode arrastar e soltar os blocos, conforme for mais conveniente (Drag and Drop);
- Integra com Redes Sociais e Ecommerce;
- Ajusta-se à maioria das necessidades;
- Disponibiliza dezenas de templates;
- Pode maximizar os seus lucros.
Se está a começar o seu negócio ou se é freelancer, ou se pretender, por exemplo, criar o seu website pessoal ou blog, e não tem recursos financeiros para subcontratar o serviço a terceiros, esta é uma solução muito interessante para si. E se pretender, também poderá construir a sua loja online, recorrendo a um site builder. Há soluções e templates para as mais diferenciadas necessidades.
A PTisp dispobiliza um Site Builder – trata-se de uma avançada ferramenta de construção de websites que lhe permite criar websites responsive e totalmente ajustados às suas necessidade de forma rápida e intuitiva.
Crie um Blog para o seu negócio
O seu negócio já possui um Blog? Se ainda não tem, está na altura de o criar, pois trará inúmeros benefícios no âmbito da sua Estratégia de Marketing Digital. Por outro lado, se tem conhecimento ou interesse por determinado assunto, e algum gosto pela escrita, poderá criar um blog de nicho e ganhar algum dinheiro extra através de monetização (Google AdSense, Afiliados, Posts Pagos).
Na criação do seu Blog, defina uma estratégia de conteúdo que preveja a atualização do mesmo, de forma frequente, que seja complementar à comunicação da empresa, que tenha por uma base uma lista de keywords, anteriormente criada, com o recurso a ferramentas para o efeito, e que seja altamente relevante para o seu público-avo.
Um blog assume-se como uma ferramenta com elevado potencial numa estratégia de Marketing de Conteúdo e de Inbound Marketing, bem como numa estratégia de Search Engine Optimization, uma vez que o ajudará a captar tráfego orgânico, isto é, tráfego sem custos em publicidade online. Com um Blog, poderá melhorar a sua autoridade e o seu posicionamento nos motores de busca, no entanto, não caia no erro de criar conteúdo para os motores. O conteúdo deverá ser concebido para o seu público, de forma a responder às suas dúvidas e questões.
Algumas da vantagens de um Blog
- Conteúdo para os Motores de Busca (SEO): Ao criar um blog, este mesmo, pressupõe a publicação de conteúdo, pelo que estará a criar novas páginas a serem indexadas no Google. A par disso, irá gerar novas possibilidades para que outros websites linkem para o seu (backlinks), fator relevante para o posicionamento nos motores de busca, para além de que o ajudará a atrair mais visitantes.
- Importante para gerar autoridade e para ajudar nas vendas: Ao produzir conteúdo sobre a sua área de negócio (produtos, serviços, tendências do setor) e sobre as temáticas de interesse do seu target, isso ajudá-lo-á a criar uma reputação, pois demonstra o seu conhecimento sobre os temas, reforçando a sua posição e a sua credibilidade. E, isso, irá ajudá-lo, certamente, a vender.
- Informar o seu público: Com um Blog poderá informar, e até educar, o seu público sobre a importância dos seus serviços ou dos seus produtos, sem ter, de os referir necessariamente ou de os abordar de forma comercial.
- Facilitar o processo de venda: Poderá assumir um importante papel para os potenciais clientes que ainda não estão no “momento da compra”, pois seguem o seu conteúdo e estão a ser conquistados até que cheguem à fase da “compra”.
- Os resultados obtidos são permanentes: Isto é, enquanto que, no tráfego pago, tem de estar a investir de forma contínua, no caso de um blog, mesmo que deixe de publicar conteúdo (o que não deverá fazer), os conteúdos já publicados, poderão continuar a canalizar tráfego, de forma gratuita.
Mantenha-se seguro e ocupado em casa! Mas aproveite o momento para dar vida ao website do seu negócio e a apostar no seu futuro.