O que é uma API e que vantagens pode trazer ao seu negócio.

by PTisp

Sabe o que é uma API e como esta a pode ajudar a automatizar os processos do seu negócio?

Antes de mais, a sigla API significa Application Programming Interface, em Português, Interface de Programação de Aplicações. Esta permite a integração de sistemas, apresentando vantagens como a proteção e segurança dos dados, otimização da performance da plataforma, automatização dos processos, facilidade na troca de informação entre sistemas com diferentes linguagens de programação e a própria monetização da API (cobrando, por exemplo, para que os utilizadores possam aceder a um determinado tipo de informação).

Esta interface agrega um conjunto de padrões, de rotinas e de funções de programação definidos por intermédio de um software que possibilita o uso das funcionalidades das aplicações para uso dos serviços, sem necessidade do seu envolvimento em processos demasiado complexos de implementação.

 

Resumidamente, uma API é um conector que faz a interligação entre diferentes aplicações/sistemas com linguagens de programação distintas, de forma célere e com toda a segurança necessárias. Estas podem ser utilizadas nos mais diversificados tipos de negócio e nos mais diferenciados contextos.

Algumas Vantagens e Exemplos do uso das API’s:

  • Segurança: Proporcionam uma troca de informações muito fiável e segura. No seu desenvolvimento, os programadores implementam todos os mecanismos necessários para assegurar que  restringir o acesso a informações sensíveis. Para isso, entre outras tecnologias, recorrem a SSL/TLS, OAuth, AppToken, JSON, XML Threat Protection, etc. para que a proteção dos dados cedidos não seja comprometida.
  • Websites/Ecommerce: No desenvolvimento de um website ou de uma loja online irá necessitar de implementar determinadas funcionalidades para as quais precisará de recorrer a API’S.
  • Social Login: Provavelmente, ao aceder a determinados websites ou aplicações já se deparou com a possibilidade de efetuar o login via Facebook  (e outras redes sociais) ou Gmail.  Essa possibilidade é conseguida através de uma API implementada para o efeito, permitindo a otimização e a personalização da experiência do utilizador nos diferentes ambientes digitais.
  • Migração do ERP: Sabia que a utilização de API’s pode evitar complicações desnecessárias se está a planear mudar ou atualizar o seu ERP? As empresas que têm uma estratégia integrada de API’s quando ponderam essa transição ou atualização conseguem fazê-lo com maior tranquilidade, uma vez que os riscos e impactos da mudança são minimizados pela utilização de API’s que automatizam os processos e possibilitam as integrações com os diferentes soluções implementadas.

De referir neste âmbito, o facto de que a PTisp dispõe de uma API que pode ser utilizada de forma personalizada, sendo que os clientes têm a liberdade para desenvolver o seu próprio software e integrá-lo de acordo com a documentação disponibilizada em https://api.ptisp.pt.

Gostaria de automatizar os processos e aumentar a eficiência via API? Contacte-nos, estamos disponíveis para o apoiar!

0 comment
Translate »