Neste artigo, abordamos os aspetos que necessita de conhecer acerca de SEO VS. Domínios, em particular dos .PT, de forma a que possa projetar o seu negócio.PT rápida e eficientemente, e em simultâneo contribuir para a colocação de Portugal na esfera digital, bem como para a dinamização da utilização da Internet no país.
Se está a pensar criar presença online para sua empresa ou projeto, tenha em mente que a implementação de técnicas de SEO, mesmo que mais básicas, contribuirão para aumentar a sua visibilidade, e consequentemente, ajudá-lo-á a alcançar sucesso mais rápida e eficazmente.
Índice de Conteúdos deste Artigo
SEO VS Domínios
Antes de mais, se ainda não está familiarizado com o termo SEO, saiba que esta é a sigla para Search Engine Optimization, e que, em Português, significa Otimização de Motores de Busca. De forma genérica, o SEO diz respeito a um conjunto de técnicas de marketing digital implementadas com o objetivo de aumentar a visibilidade de um website na pesquisa orgânica dos motores de busca, nomeadamente Google, Yahoo, Ask, Bing. No entanto, a maioria dos detentores de websites concentra o seu esforço na otimização para o algoritmo do Google.
Só que o que é mais curioso nisto tudo é que ninguém, nem mesmo os especialistas em SEO, sabem exatamente como é que o Google funciona para classificar os resultados mais relevantes para o utilizador. No entanto, é sabido que o seu algoritmo contempla mais de 200 fatores de classificação.
Por norma, os fatores de classificação relativos a domínios não são muito abordados ou tidos em conta, motivo pelo qual, a sua importância é frequentemente subestimada. Contudo, acreditamos que ao fornecer-lhe uma visão mais alargada sobre a forma como um domínio pode influenciar o posicionamento do seu website nos motores de busca, poderá tomar uma decisão mais informada na hora de registar o domínio ideal para o seu negócio, e obter melhores resultados na SERP (Search Engine Results Page), de forma mais rápida.
Escolha um domínio SEO-friendly
Como referimos anteriormente, o SEO refere-se a um conjunto de técnicas que são implementadas – para otimizar o seu site para os Motores de Busca – com o objetivo aumentar a da quantidade e da qualidade do tráfego orgânico (não pago). Para além da escolha e da utilização de palavras-chave ou Keywords ou Termos de Pesquisa que despoletam uma pesquisa por parte de um utilizador, existem outro tipo de técnicas que quando implementadas vão melhorar consideravelmente o ranking do seu website nos mecanismos de pesquisa.
Para além dos inúmeros desafios que a escolha de um nome de domínio perfeito para o seu negócio ou projeto acarretam, aconselhamos que considere também alguns dos aspetos que apresentamos de seguida para que este seja o mais SEO-friendly possível .
Para o ajudar neste desafio exigente, apresentamos de seguida, três dicas úteis:
1. Opte por um domínio curto e simples
Não é que o tamanho de um nome de domínio seja assim tão relevante no que respeita a SEO, no entanto é relevante para a experiência do utilizador. Se optar por um domínio curto e simples, irá permitir que o mesmo seja facilmente memorizado pelos utilizadores e clientes. Evite criar um domínio demasiado longo ou complexo, limitando a sua extensão até a um máximo de 15 caracteres. Evite também a utilização de caracteres especiais.
2. Evite utilizar números ou hífens
Evite ao máximo recorrer ao uso de hífens, uma vez que podem ser prejudiciais. Os hífens estão associados a websites spammy. Se for imperativo utilizar, use apenas um para separar as palavras. Quando utilizamos hífen no nome de domínio, na altura de o digitar, os utilizadores poderão ficar confusos (o hífen é antes ou depois do de?), para além de que dificulta a memorização.
3. Evite utilizar números
Tal como com os hífens, na escolha de um nome de domínio também deve evitar o uso de números. Isto porque, quando se trata de números, os utilizadores tendem a ficar sem perceber se o número será utilizado como numeral ou por extenso (cinco ou 5?). Recorde-se sempre que o domínio deve ser simples e claro!
→ Para saber como escolher o domínio perfeito, leia também o nosso artigo “5 dicas para escolher o domínio perfeito“.
Fatores SEO relacionados com Domínios
Como já mencionamos, existem mais de 200 fatores de classificação que são tidos em consideração pelo algoritmo do Google para posicionar os sites nas SERP para consultas relevantes. Dada a complexidade deste algoritmo e a imensidão de critérios, todos os esforços de SEO contam para o ajudar a melhorar o seu posicionamento.
Na hora de escolher o domínio perfeito para o seu website terá de ter em atenção todos os pormenores. Afinal de contas, o domínio é onde começa a sua presença online, correspondendo à sua identidade online. No entanto, no que diz respeito a SEO existe um conjunto de boas práticas que poderá adaptar ao seu caso específico.
1. Idade do Nome de Domínio
Em termos de SEO, a Idade do Nome de Domínio é o tempo decorrido a partir do momento em que o seu domínio foi indexado pelos motores de busca. Portanto, caso o seu site tenha sido lançado e, por algum motivo, não o tenha tornado indexável, este não “envelhecerá” e, aos olhos dos motores de busca, será invisível, como se não existisse. De salientar que este fator, bem como a sua relevância para posicionar um site gera alguma controvérsia. No entanto, aconselhamos, caso esteja a pensar lançar um projeto ou negócio, que considere que:
- pode ser vantajoso registar logo o seu domínio, mesmo que o projeto só avance algum tempo depois. Dessa forma, quando lançar o projeto, e se avançar com anúncios no Google ou nas suas Redes Sociais, por exemplo, a indicar que estará disponível brevemente, estará a ganhar “terreno digital;
- se comprar domínios a terceiros, especialmente domínios com alguma idade, o Google irá considerar também e Histórico e o anterior detentor do domínio.
Como a idade do domínio não é um fator que consiga propriamente controlar, não se preocupe demasiado com isso, preocupe-se sim com a qualidade do conteúdo e com os backlinks.
2. Autoridade do Nome de Domínio
A Autoridade do Nome de Domínio, que em inglês corresponde a Domain Authority (DA) diz respeito à relevância do seu website numa determinada área/indústria/nicho.
O DA trata-se de uma métrica concebida pela Moz que considera mais de 40 fatores, atribuindo a cada domínio uma classificação baseada numa escala de 1 a 100.
Por isso, é importante construir credibilidade dentro da área de negócio ou nicho em que se insere, de forma a que possa ser considerado uma referência e, consequentemente, aumentar a autoridade. Quanto maior a pontuação, maiores as probabilidades de melhorar o seu posicionamento. Por isso, aconselhamos a que aposte na produção de conteúdo de qualidade e útil para os seus visitantes. Aposte também numa estratégia de backlinks, invista na experiência do utilizador e inclua links internos nas páginas e nos artigos do seu blog, etc.
3. Histórico e anterior detentor do Nome de Domínio
O Histórico e anterior detentor do Nome de Domínio é um fator de classificação importante. Quando está a lançar o seu site, poderá optar por registar um domínio ou por comprar um domínio já registado a terceiros.
Se optar pela compra a terceiros, faça uma investigação aprofundada!
Imagine que o domínio que está a pensar adquirir tem antecedentes de spam e de malware? Antes de avançar com a compra, investigue, pelo menos, a reputação do domínio, a qualidade dos backlinks, a autoridade dos domínio, o WHOIS etc.
4. Privacidade do WHOIS
Uma consulta WHOIS fornece informações sobre um domínio específico e sobre o respetivo titular. Com a chegada do RGPD, todos estes dados são considerados pessoais e, como o Google é compliant com este Regulamento, cremos que a empresa respeite a escolha do detentor do nome de domínio em manter ou não os seus dados privados. No entanto, no passado, numa perspetiva de SEO, manter os registos WHOIS privados não era aconselhável, porque poderia significar, aos olhos do Google, que teria algo a esconder.
5. ccTLDs ou gTLDs?
- TLD: Top Level Domain, tambem conhecidos como extensões de nomes de domínio.
- ccTLD: Country Code Top-Level Domain são os domínios de países e permitem-lhe registar o seu domínio na extensão de um determinado país. Alguns exemplos de ccTLD são .pt, .es, .eu, .fr, .de, .cn, .nl, .be, entre outros.
- gTLD: Generic Top-Level Domain são os domínios genéricos como .com, .net, .org entre outros.
A escolha entre um ccTLD ou um gTLD irá depender dos objetivos que pretende atingir com a criação do seu site. Por exemplo, se tem um negócio local, a escolha mais assertiva será optar por um ccTLD.
Isto porque este tipo de domínios são utilizados para segmentar geograficamente um determinado site,, tornando-os mais relevantes em termos de SEO local. Há empresas que optam por criar diferentes sites com diferentes ccTLDs para obterem vantagem competitiva em termos de SEO.
Posto isto, já percebe porque é que deve apostar num domínio com extensão .PT?
Porque deve apostar num domínio .PT?
O .PT trata-se de um ccTLD que lhe permite registar o seu domínio com a extensão de Portugal e, consequentemente, irá segmentar geograficamente – em Portugal – o seu negócio, melhorando significativamente o SEO local do seu website, sendo privilegiado nas consultas relevantes para a sua área de negócio.
→ 5 motivos para apostar num domínio .PT
- Aposte na Identidade Portuguesa
- Contribua para a dinamização digital de Portugal
- Melhore o posicionamento do seu negócio nos motores de busca (Google, Bing, …)
- Transmita Segurança & Fiabilidade
- Resolva os litígios bom entidade competente
Para aprofundar melhor cada um dos motivos apresentados acima e para ficar a par de algumas das regras a considerar no registo de domínios .PT, leia o artigo “5 motivos para registar um domínio .PT”. Poderá também obter informação adicional sobre as regras e proibições no que toca ao Registo de Domínios .PT, bem como quais os SLD’s (second level domain) existem sob .PT existem, quem pode registar e quais as regras, neste artigo.
A PTisp é um dos 3 maiores agentes de registo da Associação DNS.PT, tratando de todo o processo sem burocracias e sem incómodos com preços muito competitivos. Saiba como proceder para registar o seu domínio .PT aqui.
Por isso já, sabe se tem um negócio local, situado em Portugal, ou se está do outro lado do mundo, e pretende posicionar o seu negócio no nosso mercado, opte por um domínio .PT.