Object Storage – Gestão de grandes volumes de dados na Cloud

by PTisp
Object Storage
Uma solução para grandes volumes de dados

Nos dias que correm, o tipo de informação a armazenar, não se limita somente a texto e valores alfanuméricos em bases de dados. A informação compreende muitos tipos diferentes de dados não estruturados, tais como imagens, vídeo, documentos de html, ficheiros de áudio, etc.

Desta forma, para grandes empresas e organizações, o armazenamento e gestão desta quantidade enorme de informação pode ser um grande desafio que poderá envolver elevados custos.

Assim, a solução passa por utilizar Object Storage, uma arquitetura de armazenamento de dados baseada em objetos, que permite armazenar grandes quantidades de dados não estruturados.

Como solução, o armazenamento de dados baseado em objetos – de ora avante Object Storage – é muito fácil de usar e revela-se ideal para arquivar e gerir dados, fazer backups e disponibilizar acesso a conteúdos estáticos.

 

Object storage vs. File Storage

Comparação entre arquitetura Object Storage e File Storage

 

Como funciona

Num sistema Object Storage não há pastas, diretorias ou ficheiros ou até qualquer tipo de hierarquia que normalmente seria visível num sistema baseado em pastas. Ao invés disso, este sistema armazena toda a informação num ambiente simples, como se de vários objetos se tratasse, por sua vez dentro de “Baldes” ou Buckets. Cada objeto contém a informação em si, os seus metadados que consistem numa descrição do que se trata e um Identificador global único. Estes metadados e ID servem para que possamos pesquisar e aceder à informação pretendida sem ter de recorrer a qualquer diretoria ou caminho de arquivo, tratando-se assim de um sistema ideal para grandes volumes de informação não estruturada.

Um exemplo prático será o de um Website com ficheiros de fotografia, áudio e vídeo disponibilizados online. Assim, no armazenamento Object Storage de tal site, teremos um Bucket para cada categoria de média (áudio, vídeo, etc.) e, dentro de cada bucket, cada ficheiro será tratado como um objeto, com a sua descrição (metadados) e o seu ID (Identificador global).

O uso desta arquitetura pode ser feito com diferentes objetivos: Poderá tratar-se de um website com um grande arquivo de imagens ou vídeos (como no exemplo acima), ou até de armazenamento para análise e tratamento de grandes volumes de dados por parte de empresas, universidades ou quaisquer outras organizações com atividades de pesquisa ou desenvolvimento que, nestes casos, farão os seus acessos mediante uma API especialmente dedicada à gestão dos dados. Esta tecnologia será útil até para o utilizador comum, de forma a manter o acesso rápido e seguro à sua própria informação, através de um simples acesso http assegurado por SSL atribuído ao seu próprio domínio.

 

Porquê usar Object Storage

Rapidez e facilidade de acesso – Toda a forma como a informação está disponibilizada num sistema de Object Storage, torna o acesso aos dados muito mais dinâmico e a descrição nos metadados é totalmente customizável, permitindo um maior detalhe e flexibilidade na pesquisa e análise dos dados armazenados.

Escalabilidade – Como a estrutura de armazenamento dos dados é simplificada, é possível ir adicionando informação sem preocupação para com a dimensão, oferecendo escalabilidade horizontal, querendo isto dizer que se pode aumentar a quantidade de máquinas para o serviço sem qualquer limitação.

Segurança e versatilidade da Cloud – Object Storage é uma solução que assenta na tecnologia Cloud, ou seja, toda a informação está alojada noutro dispositivo, o que oferece vantagens ao nível de restrições de hardware, assim como ao nível da segurança, eliminando a necessidade de planos de backup e de recuperação de dados, sendo mesmo alheia a ataques de ransomware.

Protocolo S3 – Cada vez mais as grandes companhias empregam o protocolo S3 para interagir com os seus dados em Object Storage, pelo que está cada vez mais em voga. Assim, é uma tecnologia que está mais que adaptada ao futuro e às exigências que este trará.

Acesso simples e fácil através de http – Object Storage faz uso da tecnologia Cloud Storage, portanto, usar HTTP como o protocolo principal para aceder aos seus dados em Object Storage nunca foi tão fácil, sendo apenas necessário um browser para aceder à internet e ao respetivo painel de controlo para fazer a sua gestão.

 

Uma solução de vanguarda

Assim como o armazenamento na Cloud, ou Cloud Storage, tem vindo a contribuir para a mudança e evolução do paradigma que é o armazenamento de dados estruturados da nossa era, oferecendo crescente disponibilidade para uma crescente procura, a tecnologia Object Storage, está a contribuir para a forma como as organizações desenvolvem e implementam os sistemas de armazenamento mais avançados, permitindo manusear vários petabytes de dados não estruturados de forma mais versátil, rápida e segura.

A PTisp disponibiliza o serviço de Object Storage com todas as funcionalidades que discriminamos acima e espaço a partir de 25GB, permitindo-lhe armazenar e distribuir grandes quantidades de informação tanto através de uma API por protocolo S3 como de entrega/consumo de dados através do cómodo e simples protocolo http, no seu próprio domínio, usando o seu browser preferido.

0 comment
Translate »