Google My Business: O que é e como pode ajudar o seu negócio?

by PTisp

Sabe o que é o Google My Business e como este pode potenciar o seu negócio? Trata-se de uma ferramenta gratuita da Google que o ajudará a atrair clientes que estão à procura do seu negócio ou de negócios similares ao seu. Descubra as vantagens e as ferramentas/funcionalidades que tem à sua disposição para dar visibilidade ao seu negócio, ao longo deste artigo que preparámos sobre o tema.

Com o Google My Business poderá gerir a presença digital da sua empresa ou da sua organização no Google, tanta na Pesquisa como no Maps. Ao validar e editar os dados do seu negócio, estará a ajudar a que os seus clientes o encontrem com maior facilidade. Por outro lado, poderá também interagir com os seus clientes (antigos ou novos) através do My Business.

Se pretende adicionar os dados do seu negócio à Pesquisa Google ou ao Google Maps, bem como a outras Propriedades da Google, deverá criar uma ficha de empresa do Google My Business, ou reivindicar o acesso a uma já existente. Aceda a https://google.com/business e comece já a criar a sua presença. A Google disponibiliza o passo a passo para que possa avançar facilmente na criação da sua ficha de empresa, clique aqui e consulte o guia.

Ficha de empresa – Google My Business

Conheça algumas das vantagens do Google My Business:

  • Gerir a Informação da sua empresa: Segundo a Google, as empresas que validam as informações no Google My Business “têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos consumidores“. Por isso, é importante verificar informações como endereço, website ou horário, para que, no caso, de ser encontrado pelos utilizadores, na Pesquisa Google ou no Maps, as mesmas estejam corretas.
  • Interagir com os seus Clientes: Através do My Business poderá ler e responder a comentários submetidos pelos seus clientes ou até mesmo potenciais clientes. Por outro lado, poderá também adicionar fotografias do seu negócio ou que representem o mesmo. De acordo com a Google, os negócios que recorrem à adição de fotografias na sua ficha de empresa:

” recebem 42% mais pedidos de direções de condução no Google Maps e 35% mais cliques para aceder aos Websites do que as empresas que não o fazem.”

  • Aceder a Estatísticas/Informações: sobre a forma como os clientes pesquisaram o seu negócio, de onde veêm, quais as ações mais comuns, efetuadas pelos utilizadores, na sua ficha de empresa (pedidos de direções, chamadas, visualização de fotografias), entre outras estatísticas.
  • Criar campanhas inteligentes bem como monitorizar o seu desempenho – funcionalidade associada ao Google Ads.
  • Ajudar na manutenção dos resultados locais (Local SEO) apresentados no Maps e na Pesquisa: Os resultados são apresentados de acordo com a área geográfica, de forma a ajudar os utilizadores a encontrar os negócios situados em áreas mais próximas de si.
  • Aceder via Mobile APP para que possa gerir a informação e responder aos seus clientes, onde quer que esteja.

Conheça as funcionalidades do Google My Business:

  • Publicações / Google Posts: são disponibilizadas as seguintes tipologias de publicações:
    • Novidades/atualizações,
    • Eventos,
    • Produtos,
    • Ofertas.

Após publicar o conteúdo, o mesmo surgirá junto à ficha de empresa do Google My Business, potenciando ainda mais o seu negócio.

Criar Google Post (à esquerda) e Exemplos de Google Posts (à direita)

  • Informação, área onde pode gerir os seguintes elementos:
    • Categoria Principal e subcategorias
    • Morada
    • Área de Serviço
    • Horário
    • Horário Especial (por exemplo, definir horário dos feriados)
    • Telefone
    • URL Website
    • URL para Agendar Marcação
    • Serviços
    • Atributos
    • Descrição da Empresa
    • Data de Abertura
    • Fotos
    • Possibilidade de encerrar ou remover a Ficha
    • Código de Estabelecimento
    • Etiquetas
    • Número de Telefone das Extensões Google Ads.
  • Estatísticas:
    • Modo como os clientes pesquisam a sua empresa (Direto, Descoberta, Por Marca)
    • Consultas utilizadas para encontrar a sua empresa
    • Onde os clientes vêem a sua empresa no Google (Ficha de empresa, Google Maps)
    • Ações do Cliente (Pedidos de direção, Chamadas para a Empresa, Envio de mensagens, Visitas ao Website)
    • Visualização de Fotos
    • Quantidade de Fotos.
  • Comentários/Reviews: leia os comentários e veja as classificações, e aproveite a oportunidade para interagir com os seus clientes ou potenciais clientes.
  • Mensagens:  Recomendamos a ativação das mensagens da sua ficha de empresa. Poderá responder às mensagens via browser ou via mobile app.
  • Fotografias:
    • Perfil e Capa, Interior, Exterior, Atividades, Equipa)
    • Vídeos
    • Vídeo 360
  • Website: Neste separador encontrará um website pré-carregado com as informações definidas na sua Ficha de empresa, tendo a possibilidade de:
    • Selecionar um dos templates disponíveis;
    • Editar informações existentes);
    • Adicionar fotos;
    • Alterar idioma;
    • Publicar.

Configurar Website no Google My Business

Se ainda não tem Google My Business crie já o seu! Se já tem, e ainda não está a tirar o máximo proveito, comece, o quanto antes  a otimizar a sua presença e surja em destaque perante potenciais clientes que estão ativamente à procura do seu negócio ou das soluções ou serviços que o mesmo apresenta.

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