Sabe o que é o Google My Business e como este pode potenciar o seu negócio? Trata-se de uma ferramenta gratuita da Google que o ajudará a atrair clientes que estão à procura do seu negócio ou de negócios similares ao seu. Descubra as vantagens e as ferramentas/funcionalidades que tem à sua disposição para dar visibilidade ao seu negócio, ao longo deste artigo que preparámos sobre o tema.
Com o Google My Business poderá gerir a presença digital da sua empresa ou da sua organização no Google, tanta na Pesquisa como no Maps. Ao validar e editar os dados do seu negócio, estará a ajudar a que os seus clientes o encontrem com maior facilidade. Por outro lado, poderá também interagir com os seus clientes (antigos ou novos) através do My Business.
Se pretende adicionar os dados do seu negócio à Pesquisa Google ou ao Google Maps, bem como a outras Propriedades da Google, deverá criar uma ficha de empresa do Google My Business, ou reivindicar o acesso a uma já existente. Aceda a https://google.com/business e comece já a criar a sua presença. A Google disponibiliza o passo a passo para que possa avançar facilmente na criação da sua ficha de empresa, clique aqui e consulte o guia.
Conheça algumas das vantagens do Google My Business:
- Gerir a Informação da sua empresa: Segundo a Google, as empresas que validam as informações no Google My Business “têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos consumidores“. Por isso, é importante verificar informações como endereço, website ou horário, para que, no caso, de ser encontrado pelos utilizadores, na Pesquisa Google ou no Maps, as mesmas estejam corretas.
- Interagir com os seus Clientes: Através do My Business poderá ler e responder a comentários submetidos pelos seus clientes ou até mesmo potenciais clientes. Por outro lado, poderá também adicionar fotografias do seu negócio ou que representem o mesmo. De acordo com a Google, os negócios que recorrem à adição de fotografias na sua ficha de empresa:
” recebem 42% mais pedidos de direções de condução no Google Maps e 35% mais cliques para aceder aos Websites do que as empresas que não o fazem.”
- Aceder a Estatísticas/Informações: sobre a forma como os clientes pesquisaram o seu negócio, de onde veêm, quais as ações mais comuns, efetuadas pelos utilizadores, na sua ficha de empresa (pedidos de direções, chamadas, visualização de fotografias), entre outras estatísticas.
- Criar campanhas inteligentes bem como monitorizar o seu desempenho – funcionalidade associada ao Google Ads.
- Ajudar na manutenção dos resultados locais (Local SEO) apresentados no Maps e na Pesquisa: Os resultados são apresentados de acordo com a área geográfica, de forma a ajudar os utilizadores a encontrar os negócios situados em áreas mais próximas de si.
- Aceder via Mobile APP para que possa gerir a informação e responder aos seus clientes, onde quer que esteja.
Conheça as funcionalidades do Google My Business:
- Publicações / Google Posts: são disponibilizadas as seguintes tipologias de publicações:
- Novidades/atualizações,
- Eventos,
- Produtos,
- Ofertas.
Após publicar o conteúdo, o mesmo surgirá junto à ficha de empresa do Google My Business, potenciando ainda mais o seu negócio.
- Informação, área onde pode gerir os seguintes elementos:
- Categoria Principal e subcategorias
- Morada
- Área de Serviço
- Horário
- Horário Especial (por exemplo, definir horário dos feriados)
- Telefone
- URL Website
- URL para Agendar Marcação
- Serviços
- Atributos
- Descrição da Empresa
- Data de Abertura
- Fotos
- Possibilidade de encerrar ou remover a Ficha
- Código de Estabelecimento
- Etiquetas
- Número de Telefone das Extensões Google Ads.
- Estatísticas:
- Modo como os clientes pesquisam a sua empresa (Direto, Descoberta, Por Marca)
- Consultas utilizadas para encontrar a sua empresa
- Onde os clientes vêem a sua empresa no Google (Ficha de empresa, Google Maps)
- Ações do Cliente (Pedidos de direção, Chamadas para a Empresa, Envio de mensagens, Visitas ao Website)
- Visualização de Fotos
- Quantidade de Fotos.
- Comentários/Reviews: leia os comentários e veja as classificações, e aproveite a oportunidade para interagir com os seus clientes ou potenciais clientes.
- Mensagens: Recomendamos a ativação das mensagens da sua ficha de empresa. Poderá responder às mensagens via browser ou via mobile app.
- Fotografias:
- Perfil e Capa, Interior, Exterior, Atividades, Equipa)
- Vídeos
- Vídeo 360
- Website: Neste separador encontrará um website pré-carregado com as informações definidas na sua Ficha de empresa, tendo a possibilidade de:
- Selecionar um dos templates disponíveis;
- Editar informações existentes);
- Adicionar fotos;
- Alterar idioma;
- Publicar.
Se ainda não tem Google My Business crie já o seu! Se já tem, e ainda não está a tirar o máximo proveito, comece, o quanto antes a otimizar a sua presença e surja em destaque perante potenciais clientes que estão ativamente à procura do seu negócio ou das soluções ou serviços que o mesmo apresenta.