FAQ Domínios | Blog PTisp

FAQ Domínios

by AdmSandra

O que é um TLD?

O TLD- top-level domain ou extensão é o que aparece depois do ponto e imediatamente à frente do nome de domínio que escolheu. Existem vários tipos de TLD, como gTLD (extensões genéricas como .COM), ccTLD (extensões de países como .PT) e ngTLD (extensões de nova geração como .shop).

Posso registar qualquer domínio?

A PTisp disponibiliza uma grande quantidade de extensões. No entanto, dentro das várias extensões alguns domínios têm requisitos específicos, mas em geral bastará que o domínio que escolheu esteja disponível para garantir o seu registo. Em caso de dúvida deverá consultar as regras especificas desse TLD/Extensão ou contactar o nosso departamento comercial.

O que inclui o registo de domínio?

O registo de domínio inclui cinco contas email com 5GB de espaço cada, construtor de sites, gestão de DNS, gestão de contactos e URL Forwarder.

Como poderei verificar se o Domínio está disponível para registo?

A PTisp disponibiliza no seu site uma ferramenta WHOIS para esse fim. Bastará introduzir o domínio desejado para verificar a sua disponibilidade. Se o domínio não estiver disponível aparecer-lhe-á como opção a sua transferência, mas se o domínio não for seu não poderá transferi-lo, por isso deverá abortar esta operação e escolher outro nome de domínio ou outra extensão para o mesmo nome de domínio.

Assim que submeter o pedido no site da PTisp o Domínio é logo meu?

Ficará imediatamente encomendado e a aguardar pagamento. Dependendo dos procedimentos específicos de cada TLD para esse fim, nomeadamente os que envolvem envio de documentação poderá ficar em registo pendente. Também o meio de pagamento que optar poderá ter impacto na celeridade do registo, já que existem métodos que implicam a validação do pagamento pelo departamento financeiro e métodos de pagamento automáticos (Paypal, TPA virtual, Multibanco).

Se o Domínio que solicitei já se encontrar registado?

Neste caso pode escolher outro TLD/extensão para o mesmo nome de domínio ou outro nome de domínio para o TLD/extensão pretendido.

E se após o registo do domínio pretender alterar a designação?

Não é possível alterar a designação, mas poderá manter o que tem e registar um outro, colocando os dois a apontar para o mesmo alojamento se assim entender.

Em que nome o registo é efectuado? Posso alterar os contactos posteriormente?

O registo é efectuado com os dados existentes na ficha de cliente, ou em alternativa através de um NIC-HANDLE ou contacto especificado aquando do registo. Poderá posteriormente, dependendo do TLD, efectuar ajustes aos contactos directamente no myPTisp

Posso transferir o meu domínio para a PTisp?

Sim, poderá efectuar a transferência do domínio para a PTisp. Na maioria dos TLD/Extensões o processo é composto por três passos: Desbloquear domínio; Obter código de transferência; Autorizar transferência. Para outros TLD como os .PT e .EU bastará o código de transferência. Note que, dependendo do TLD/Extensão os custos de transferência variam e podem ser gratuitos ou incluir renovação por mais um ano.

Como funciona a informação Whois e as obrigações do RGPD?

Por defeito, com a entrada em vigor do RGPD – Regulamento Geral Proteção Dados em 25 Maio de 2018, todos os domínios com dados pessoais passaram a apresentar os dados privados ou pseudonomizados. O cliente poderá, no entanto, optar por ter os seus dados públicos gerindo essas definições através do myPTisp.

A PTisp envia algum aviso para a renovação?

A PTisp enviará um aviso de renovação por email com uma antecedência de 30 dias da data de expiração. Após a data de renovação o domínio será automaticamente desactivado. Caso o seu domínio já esteja desactivado, a sua reactivação poderá demorar de 24 a 48 horas. Algumas recuperações, além do tempo de espera, acarretam custos elevados, para as evitar será aconselhável que o domínio seja renovado com uma antecedência mínima de 48 horas da data limite. Caso faça o seu pagamento por transferência bancaria garanta que este é creditado na nossa conta pelo menos 24h antes do prazo limite e não esqueça de enviar o comprovativo de pagamento para o nosso departamento financeiro poder cruzar o seu pagamento com o crédito recebido.

Caso o meu domínio ultrapasse a data limite poderei renovar?

Sim, na maioria dos TLD/extensões poderá renovar o domínio, pelo mesmo valor, até 15 dias após a sua data de expiração. São excepções a esta regra os domínios .EU sendo que para estes domínios não são considerados o dia de registo, mas sim o mês. Neste caso, independentemente do dia do mês de registo, seja dia 1 ou dia 31 a data de expiração será sempre 2 dias antes do último dia do mês respectivo. Por isso caso seja ultrapassada a data de Renovação, esta deixa de ser possível pelas vias normais, passando a estar disponível apenas através de restore. O restore pode ser feito por um valor superior ao da renovação e demora em media 4 a 5 dias até à sua reactivação. Existem ainda alguns outros TLD/extensões mais exóticos que seguem regras especificas, mas que pela sua excepcionalidade se aconselha que o cliente se inteire particularmente das regras antes do registo.

O que acontece ao domínio 30 dias após a data de expiração?

O domínio ainda poderá ser renovado mas fica em Redemption Period. Existe uma taxa associada que varia em função do TLD/Extensão.

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