Case Study Onbit: E-Commerce & ERP SAP

by PTisp

Cliente: Onbit

Desafio: Dimensionamento e implementação de solução redundante, rápida e escalável para alojamento de plataforma e-Commerce. Alojamento de ERP SAP e implementação de solução VPN segura para várias localizações do cliente.

Solução: Ambiente de hosting composto por vários servidores, storage, balanceadores de carga, serviços de gestão e monitorização 24h por dia, 7 dias por semana.

Servidor físico redundante para alojamento de ERP SAP e VPN segura com recurso a equipamentos no Datacenter e nas várias localizações do cliente.

Backups de todo o ambiente produtivo com possibilidade de reposição de dados a todo o tempo.

Resultado: A implementação de um ambiente híbrido de hosting permitiu à Onbit ficar com uma solução robusta e resiliente para dar resposta ao rápido crescimento das vendas online, muitas vezes com picos elevados de acessos devido a ações promocionais.

Com implementação do serviço VPN, o cliente interligou todos os pontos de venda com o Datacenter através de um canal seguro e privado.

 

Sobre a Onbit

A Onbit é uma empresa de venda de material informático presente no mercado desde o ano de 2005. Rapidamente, tornou-se numa referência online na venda de consumíveis informáticos e é atualmente líder nacional na venda de consumíveis alternativos ou reciclados para impressoras. O catálogo da Onbit é atualmente muito diversificado com material sempre em stock e com preço altamente competitivo. Milhares de clientes registados já comprovaram a qualidade do serviço online.

A PTisp foi contactada para apresentar uma solução capaz de resolver os problemas de performance existentes, disponibilizando uma solução não só estável mas que pudesse escalar rapidamente e em função das necessidades. A componente de suporte e de managed services era também fundamental para garantir o correto funcionamento e o apoio permanente.

Existia também a necessidade de alojar o ERP SAP e de interligar as várias localizações ao Datacenter através de uma rede segura. Após análise dos requisitos, foi efetuado o desenho e o dimensionamento da solução a implementar.

As etapas do projeto foram:

  • Levantamento de requisitos e de expectativas do cliente;
  • Arquitetura e desenho, implementação e configuração da infraestrutura;
  • Migração, testes de funcionamento e de performance da plataforma e-Commerce em ambiente controlado e com o mínimo de interrupção;
  • Otimizações e validação do correto funcionamento em conjunto com a Onbit, novos testes de performance, e entrada monitorizada em produção.

Para garantir redundância e elevada escalabilidade foram configurados balanceadores de carga e vários servidores de FrontEnd. Sempre com a possibilidade de escalar verticalmente, a solução foi especial e fundamentalmente pensada para escalar de forma horizontal, permitindo adicionar novos nós de computação que não só permitiam suportar mais visitas, como também aumentar igualmente a redundância.

Os balanceadores de carga efetuam a distribuição das visitas pelos vários servidores de FrontEnd gerindo a carga e o fluxo de visitas. Através de mecanismos de cache implementados em conteúdos específicos, foi possível melhorar o tempo de resposta da plataforma e-Commerce, reduzindo também os recursos necessários ao seu funcionamento.

Os vários servidores são geridos e monitorizados 24x7x365 pela equipa de sistemas da PTisp, garantindo não só o correto funcionamento, bem como a correta adequação da solução ao longo do tempo.

Com backups regulares de todos os dados e configurações, a informação é armazenada em storage remotos, podendo ser reposta a todo o tempo.

O alojamento do ERP SAP passou também de um ambiente on-premises no cliente para Datacenter, optando-se por hardware dedicado e otimizado, sistema operativo Windows Server e elevada largura de banda para garantir a performance e rapidez dos vários postos de trabalho.

A interligação segura entre as várias localizações do cliente e o ambiente produtivo em Datacenter era um requisito fundamental. Para o efeito, foi implementada uma VPN Site-to-Site com colocação de equipamento específico no cliente e totalmente gerido pela PTisp.

Através desta ligação foi criada uma rede privada e segura entre as instalações do Cliente e o Datacenter.

Em jeito de entrevista, pedimos à Onbit, que partilhasse esta experiência, explicando como encontraram na PTisp o parceiro ideal para melhorar os seus serviços e quais os resultados obtidos:

 

 Em 2016 a Onbit reinventou-se com um novíssimo sistema de gestão interno e uma nova loja Online com permanente integração e comunicação. Houve consequentemente a necessidade de dois novos servidores com suporte 24/7, já que os que tínhamos já não eram adequados. 

A PTisp foi altamente recomendada pelos nossos parceiros e fornecedores de sistemas informáticos e até hoje confirma-se que a PTisp é o melhor parceiro que poderíamos ter, não só pela qualidade da infraestrutura como também pelo apoio e suporte imediato em todas as (raras) ocasiões de falha ou anomalia.

Faça Download do Case Study

 

Para mais informações sobre os serviços da PTisp e de como o podemos ajudar, contacte-nos:

www.ptisp.pt
www.ptisp.pro
sales@ptisp.pt
707 200 933

0 comment
Translate »