Vantagens do Alojamento Cloud, dedicado ou híbrido para o seu ERP

by PTisp

Os software ERP-Enterprise Resource Planning são fundamentais à gestão de qualquer negócio ou empresa.

Acesso permanente, simples e rápido por parte dos vários utilizadores, segurança dos dados armazenados e mecanismos de Disaster-Recovery, são factores fundamentais quando se pensa no alojamento destas plataformas.

 

On-premises vs Cloud, Dedicado ou Híbrido

Gradualmente assistimos à migração destas plataformas para ambientes Cloud com o objetivo de responder de forma efectiva a estes requisitos.

Considerando um ambiente on-premises, com servidores nas instalações do cliente, vemos como inerente a responsabilidade de tarefas permanentes de monitorização, manutenção, updates, controlo de vulnerabilidades além da resolução corrente de problemas hardware, backups remotos e a necessidade de elevada largura de banda, controlo físico de acesso aos dados. Já num ambiente Cloud o cliente abstrai-se totalmente dessas tarefas já que a responsabilidade da gestão da rede, hardware e, na maioria dos casos, também dos backups é efetuada pelo fornecedor.

 

Capex vs Opex

Num ambiente de alojamento on-premises temos um modelo Capex – Capital Expenditure. Neste modelo é efectuado um investimento em bens, no caso, hardware e licenciamento de software. Nunca esquecendo os custos afectos a planos de horas para efectuar a gestão destes servidores.

São investimentos elevados e mesmo que cuidadosamente avaliados, apresentarão sempre um grande risco de desvios significativos ao orçamento, isto porque a gestão corrente destes ativos normalmente traz custos inesperados (por exemplo, resolução de problemas de hardware, upgrades, entre outros).

Por outro lado, num modelo Opex – Operational Expenditure temos custos operacionais e correntes. Serviços com infraestrutura Cloud ou Dedicada em fornecedores como a PTisp enquadram-se neste modelo. O cliente deixa de ter a despesa da compra física de equipamentos e/ou licenças decorrentes, passando a ter uma mensalidade ou custo operacional fixo que cobre estas rubricas.

Neste modelo não existem desvios de orçamento nem surpresas relacionadas com renovação de hardware, aquisição de componentes para responder a falhas, compras de licenças ou outros, passando tudo a um regime de aluguer mensal.

Num modelo de Cloud, Dedicado ou Híbrido aumentam os custos em Opex, diminuindo em Capex. Este modelo permite, portanto, um controlo de custos mais rigoroso em que se pode ajustar a infraestrutura de forma dinâmica consoante as suas necessidades, afastando assim os investimentos avultados na aquisição de equipamentos que em poucos anos ficam obsoletos e sem utilização.

Vantagens de Ambiente Cloud, dedicado ou híbrido:

Num ambiente Cloud, dedicado ou Híbrido, o cliente:

  • Não tem preocupações ou custos directos relacionados com aquisição, e renovação de equipamentos ou licenças, ao contrário de um ambiente on-premises.
  • Delega ao fornecedor e a profissionais qualificados a manutenção de equipamentos ou resolução de problemas em hardware.
  • Por estar alojado em Datacenters certificados, conta também com uma segurança superior, acessos controlados e maior largura de banda.
  • Ganha em escalabilidade e elasticidade e assim acompanha o crescimento do seu negócio, já que os recursos podem a todo o tempo ser ajustados em função das necessidades.
  • Pode ainda contar com a prestação de serviços adicionais como Backups, Disaster-Recovery, licenciamento em regime de aluguer e acesso seguro por VPN.

Migração

A transição para ambiente Datacenter representa o grande desafio por isso deve ser acompanhada por um parceiro com conhecimento profundo das plataformas ERP e também das infraestruturas.

A PTisp tem elevado conhecimento no dimensionamento e gestão deste tipo de plataformas. Quer seja em serviços Cloud, dedicados ou híbridos com réplica em Datacenters remotos,  nós temos a solução. Temos uma equipa especializada em migrações que o vai ajudar numa transição de impacto reduzido e sem afetar a dinâmica do seu dia-a-dia e o seu trabalho.

Pretende renovar a sua infraestrutura de servidores, migrando para Datacenter numa infraestrutura robusta, escalável e com custos controlados?

Contacte-nos, temos uma solução à sua medida.

0 comment
Translate »