A importância do Painel de Controlo no alojamento

by Sandra Vale

Sabe qual a importância do Painel de Controlo do seu alojamento? Conhece quais são as vantagens associadas à escolha de um painel comercial ou open source?

Leia o artigo na íntegra e obtenha as respostas a estas questões, as quais são fundamentais para que possa optar por um painel de controlo que seja adequado para uma gestão e monitorização eficiente do seu alojamento.

O que é o painel de controlo?

A manutenção e gestão de serviços de alojamento obrigam a extensos conhecimentos de administração de sistemas, sendo a maioria das tarefas efectuadas via CLI – Command Line Interface. Embora seja desejável que esses conhecimentos existam, o painel de controlo oferece um interface gráfico (GUI) que facilita e agiliza em muito a gestão e monitorização dos serviços.

Podemos considerar que um painel de controlo é uma ferramenta que permite gerir todos os aspetos e funcionalidades de um serviço de alojamento, aumentando a eficiência e retirando complexidade.

Porquê ter um painel de controlo?

A existência do painel de controlo facilita a gestão da conta de alojamento ou servidor, uma vez que tarefas que seriam complexas de realizar via CLI – Command Line Interface são efetuadas com poucos cliques.

A instalação do painel de controlo é efectuada em minutos e contempla, desde logo, a stack completa web (Apache/Nginx, PHP, MySQL/MariaDB), bem como serviços email, FTP, DNS, etc., evitando a instalação e configuração manual que levaria horas. Ainda que não pretendamos usar alguns serviços.

Principais Operações e Vantagens

– Para utilizador final

Interface gráfico para gestão simples e intuitiva dos vários aspetos do alojamento:

  • Email
  • DNS
  • Sub-Domínios
  • Bases de Dados
  • File Manager
  • Contas FTP
  • Estatísticas
  • Crontab

– Para administrador de sistemas

  • Simplifica as tarefas diárias de administração
  • Instalação rápida dos vários serviços
  • Interface web para gestão de serviços
  • Gestão de utilizadores e domínios de forma simples
  • Alertas de segurança e updates
  • Updates por interface web

Migrações simplificadas via interface web

Principais elementos

Embora cada vez existam novas funcionalidades e tecnologias, elencamos os principais elementos e funcionalidades de um painel de controlo:

  • Gestão de domínios e DNS

A peça fundamental. A configuração de domínios e DNS efectuada de forma simples e intuitiva. Tarefas como adicionar domínios, adicionar, remover e gerir zonas ou registos DNS ( A, MX, CNAME, TXT, .. ) são efetuadas pelo painel de controlo.

Permite também criar:

  • sub-domínios (subdominio.dominio.pt),
  • aduno domains (domínios adicionais configurados numa conta de alojamento)
  • e parked ou alias domains (domínios que apontam para o mesmo conteúdo do domínio principal).

Tudo isto de forma simples e intuitiva e em cliques.

  • Gestão de Email

Gestão de email simplificada. Quer tenha uma, dez ou cem contas de email, a gestão é feita numa única zona, tendo uma visualização global das várias mailbox e espaço usado. Aqui poderá adicionar, remover, desativar, alterar password, alterar quota, activar auto-respostas, entre outras tarefas. O acesso é sempre possível por POP3, IMAP ou WebMail.

Permite ainda criar email forwarders que encaminham as mensagens de uma conta email para outra alojada no mesmo servidor ou em servidores remotos.

  • Gestão de Bases dados

A criação e gestão de bases dados é realizada de forma simples. Quer seja MySQL/MariaDB, PostgreSQL ou SQL Server através do painel de controlo poderá criar bases dados e utilizadores definindo as suas permissões. Pode também aceder à gestão por phpMyAdmin ou equivalente.

  • File Manager

Gestão simplificada dos conteúdos alojados no seu alojamento. Pelo file manager é possível gerir os conteúdos (ficheiros e diretorias, definir permissões, uploads, downloads…) pelo interface web. É extremamente útil para developers, uma vez que necessitam diariamente de efetuar este tipo de operações. A alternativa será FTP ou sFTP, mas obriga à utilização de um software FTP.

  • Logs e Monitorização

Através do painel de controlo poderá aceder às estatísticas de acesso do seu site, bem como analisar os códigos de erro. Torna-se extremamente útil não só para quantificar visitas e áreas do website mais visitadas, mas também ajuda à resolução de erros e problemas.

  • SSL

Possibilidade de gerir e ativar SSL para os vários domínios do seu servidor de forma simples. Quer seja por certificados gratuitos ou comerciais, a instalação e gestão de SSL é efectuada de forma simples e intuitiva.

  • Funcionalidades de segurança

Através do painel de controlo poderá também activar proteção Hotlink, evitando que sites externos “consumam” imagens a partir do seu servidor. Se for administrador do sistema, pode também activar funcionalidades como mod_userdir, php open_basedir e mod_security.

  • Automação

Através do crontab poderá configurar rotinas executam determinadas tarefas e que correm em dias e horas ou minutos específicos.

Enquanto utilizador final poderá criar rotinas para scripts de alterações e updates em bases de dados, ligação a fornecedores externos, etc.

Enquanto administrador de sistemas poderá criar cron jobs para correr backups, updates de sistema operativo, painel de controlo, serviços etc.

De forma diferente, mas também com automação em mente, os painéis de controlo disponibilizam API que lhe permitem integrar com outros software automatizando tarefas.

Comercial vs Open Source

A escolha entre um painel open source ou comercial dependerá do uso e nível de apoio necessário.

Do lado das opções open source, embora existam muitas outras, destacamos:

  • Webmin,
  • ISPConfig,
  • CentOS Web panel,
  • ZPanel.

Estes painéis têm provas dadas e como garantia disso, uma grande comunidade de utilizadores.

Como opções comerciais, destacamos: 

  • Plesk Onyx,
  • cPanel/WH,
  • ISPManager.

Comparativamente com as opções open source ou gratuitas, os painéis comerciais têm normalmente novas funcionalidades e updates mais regulares. As frequências de updates e resposta a falhas de segurança é fundamental para garantir que dispõe de um ambiente actualizado e seguro. O interface gráfico também é mais intuitivo, efectuando uma gestão de serviços mais simples e eficiente.

Suporte, peça fundamental. A determinada altura existirá algum problema ou dificuldade que obrigará a solicitar suporte. Optando por um painel de controlo comercial, terá não só apoio da empresa que o desenvolve, mas por norma, também da empresa que o comercializou. No caso da PTisp, ainda que o serviço não seja gerido, caso tenha uma licença e servidor activa, pode contar com o nosso apoio a resolver algum problema que possa surgir. Nos painéis gratuitos poderá procurar ajuda na comunidade, o que embora seja extremamente importante, nem sempre garante uma resposta assertiva e em tempo útil.

Sendo o mercado dominado por painéis de controlo comerciais, ao escolher uma dessas opções irá facilitar a migração de conteúdos. Os principais painéis de controlo incluem ferramentas que lhe permitem migrar clientes e conteúdos de outros painéis ou servidores, revelando-se uma ferramenta importante e que facilita estas mudanças.

Qual escolher?

Não há uma resposta directa e simples. Na PTisp disponibilizamos Plesk, cPanel/WHM e ISPManager, sendo os dois primeiros os líderes de mercado. Na escolha do painel de controlo deverá ter em atenção:

  • Funcionalidades

As funcionalidades incluídas variam nos vários painéis. À parte das funcionalidades indicadas acima, existem painéis que já oferecem outras tecnologias e opções. Podemos destacar a gestão simplificada de WordPress ( WordPress toolkit ), gestão de Node.JS, Git, Docker, etc. Caso procure alguma destas funcionalidades o Plesk Onyx será a melhor opção.

Painel de Controlo – Plesk

Não necessitando, poderá optar por qualquer um deles, sendo o cPanel/WHM a solução mais utilizada e com maior quota de mercado.

Painel de Controlo – cPanel

  • Interface gráfico e User Experience

A simplicidade e disposição das várias opções são um factor importante e que se traduz em maior agilidade nas tarefas do dia-a-dia. Sendo algo subjectivo, recomendamos um test-drive às várias opções para verificar qual a que mais lhe agrada.

  • Estabilidade e Segurança

A estabilidade e segurança do servidor é um ponto importante e que vai afectar o negócio. É fundamental a escolha de um painel de controlo com boa reputação, que efectue updates não só regulares mas também rápidos quando divulgada uma falha de segurança. Neste ponto existem diferenças notórias entre as opções comerciais e gratuitas.

  • Multi plataforma

Dependendo da plataforma a usar a opção muda. Para Linux poderá optar por qualquer um deles. O Plesk é no entanto a opção que mais distribuições suporta, podendo correr em ambos Linux e Windows.

  • Custo

Havendo limitações de orçamento poderá optar por uma opção gratuita. No entanto, se possível deverá optar por uma opção comercial, beneficiando de updates mais regulares, suporte e funcionalidades extra. O valor do Plesk cPanel/WHM é muito idêntico, tendo o ISPManager um custo inferior. Importa referir que o Plesk Onyx está disponível em três versões, Web-Admin ( 10 domínios ) Web-PRO ( 30 domínios ) e Web-Host Edition ( domínios ilimitados ), o que lhe permite iniciar com a versão base e aumentar quando necessário.

A PTisp é parceiro, distribuidor oficial e dispõe de elevado conhecimento nas principais opções, Plesk, cPanel/WHM e ISPManager.

Quer seja com um painel comercial ou open source temos a solução para as suas necessidades, contacte-nos!

Translate »