A PTisp juntou-se “League of Entropy”

by PTisp

A PTisp juntou-se à “League of Entropy”, da qual fazem parte parceiros como Cloudflare, C4DT, ChainSafe , University of Chile, EPFL, entre outras entidades, para um dos primeiros serviços na internet que permite publicamente fornecer uma fonte de aleatoriedade imparcial.

A “League of Entropy” é um consórcio de organizações que trabalham conjuntamente para gerar aleatoriedade de forma robusta e imparcial, recorrendo a diferentes fontes de aleatoriedade – os diferentes parceiros, incluindo a PTisp – independentes e confiáveis.

Sabia que tudo desde a segurança do seu computador, passando pela criptografia e pelas chaves da lotaria ou do Euromilhões requerem algum tipo de aleatoriedade?

Ao longo deste artigo vamos dar-lhe a conhecer mais pormenores sobre a “League of Entropy” e a importância da aleatoriedade.

Sobre/ Parceiros da League Of Entropy

Como referimos anteriormente, a “League of Entropy” é um consórcio de organizações que trabalham conjuntamente para gerar aleatoriedade de forma robusta e imparcial. Atualmente, fazem parte desta liga os seguintes membros:

Todas as outras formas de aleatoriedade são geradas de forma individual  pelas diferentes entidades, o que significa que caso alguém tentasse interferir sobre as sequência de números aleatórios gerados só teria de assumir o controlo da aleatoriedade gerada por essa entidade para conseguir manipular os resultados gerados.  Esta é a primeira vez que diversas entidades se juntam para criar e fornecer, em conjunto, números e sequências verdadeiramente aleatórios e imparciais.  Para fazer face a esta lacuna, a “League of Entropy” criou uma fonte de aleatoriedade imparcial à escala global que pode ser criptograficamente verificada, constituindo uma inovação no setor.

A Aleatoriedade e o drand

A aleatoriedade é o core de muitas operações críticas de alguns negócios e de protocolos em que confiamos no nosso dia a dia, como é o exemplo da critptografia aplicada para estabelecermos comunicações seguras, para gerar a aleatoriedade para as chaves de jogos como a lotaria ou o euromilhões.

Apesar de ser um requisito fundamentalmente, até à criação do drand (beacon de aleatoriedade distribuída), nunca existiu uma fonte pública capaz de fornecer aleatoriedade imparcial em escala. De referir que um beacon de aleatoriedade é um serviço público que fornece números aleatórios imprevisíveis em intervalos regulares.

Para mais informação sobre o drand, consulte a página dedicada, aqui >> 

“League of Entropy”  surgiu com o intuito de  criar sequências públicas verdadeiramente aleatórias e que podem ser verificadas com o propósito de serem utilizadas enquanto marcador para a referenciação e validação de todas as atividades que necessitem do fator aleatoriedade, como é o caso de:

  • jogos de azar e outros sorteios (ex: lotaria, euromilhões, etc.);
  • auditorias de resultados eleitorais;
  • plataformas de razão distribuída (ex: criptomoedas e plataformas de computação distribuída baseadas em blockchain).

Conheça mais pormenores sobre a “League of Entropy” e a importância da aleatoriedade,  aqui >>

0 comment
Translate »