Vantagens de VPS face ao Alojamento Partilhado

by PTisp

Neste artigo iremos dar-lhe a conhecer quais as principais vantagens de VPS – Servidor Privado Virtual face ao Alojamento Partilhado.

O que é o ambiente partilhado?

Conforme o nome sugere, o ambiente partilhado consiste na partilha de recursos de um servidor físico com outros negócios ou utilizadores. Numa perspectiva de segurança não existem motivos para preocupação uma vez que todos os utilizadores estão segregados, mas os recursos físicos são partilhados por todos. Considere que é como morar num apartamento e partilhar as comodidades ( elevadores, piscina etc.. ) com os restante utilizadores.

Os planos partilhados são indicados para o início da presença online, sites institucionais, sites eCommerce com poucas visitas entre outros. Devido ao baixo custo, são uma excelente forma de iniciar a sua presença online, oferecendo a garantia de suporte permanente e acesso às mais recentes tecnologias.

No entanto, à medida que as necessidades mudam e os projetos crescem, pode-se tornar necessário optar por um serviço com menos restrições e mais escalável. Nesses casos, o passo natural é a migração para um ambiente dedicado como VPS, Servidor Cloud, Servidor Dedicado ou Híbrido.

 

VPS, o que é?

VPS significa Virtual Private Server, ou em Português, Servidor Privado Virtual e é uma forma de alojamento situada “entre” o alojamento partilhado e o dedicado. É extremamente flexível e ajustável às necessidades do cliente.

Sendo uma das formas de alojamento mais flexíveis e utilizadas, os VPS demonstram-se como uma evolução natural que vem tentar responder a variadas necessidades por parte de negócios e empresas em expansão.

 

Como funciona?

Um VPS funciona como um servidor dedicado mas com uma alocação de recursos inferior que pode ser ajustada e dimensionada ao longo do tempo.

Ao dividir os recursos de um servidor dedicado em pequenas partes, é possível apresentar um serviço dedicado com um custo de entrada bastante reduzido, se comparado com servidores dedicados. Ao mesmo tempo, por se tratar de uma solução virtual, o ajuste de recursos pode ser feito a qualquer altura e em função das necessidades, mantendo sempre os custos controlados.

Com sistema operativo próprio, possibilidade de customização e otimização para a realidade e plataformas do cliente, o VPS permite um nível de performance e especificidade muito superior a um serviço partilhado.

Vantagens?

Por ter um sistema operativo próprio e alocação dedicada de recursos, os VPS não estão sujeitos a problemas de instabilidade causados por vizinhos “mal comportados”, ou ataques direcionados a servidores partilhados. Embora em ambiente partilhado exista um limite de recursos por conta, nem sempre é tão eficaz como seria desejável.

No ambiente dedicado e exclusivo de um VPS, o cliente está mais protegido de situações prejudiciais, sejam estas originadas por outros clientes ou direcionadas a estes.

Os VPS podem também ser ajustados ao longo do tempo para responder às necessidades do cliente. Quer seja com incremento ou remoção de recursos (RAM, CPU, HDD) terá a certeza de que o serviço está dimensionado e corresponde sempre às suas necessidades.

A performance é também superior nos VPS, o que se traduz em melhores tempos de acesso aos sites e plataformas.

Nos VPS também não existem as restrições que se verificam no ambiente partilhado. Assim, é possível a implementação de código e/ou software de acordo com as especificidades do cliente.

Gerido ou não gerido?

Dependendo dos seus conhecimentos poderá optar por um plano com ou sem gestão. Os planos não geridos incluem a monitorização da infraestrutura de suporte ao VPS, seja de servidor como rede, mas não incluem quaisquer serviços de configuração, gestão e monitorização do mesmo.

Quer isto dizer que todas essas tarefas devem ser efectuadas pelo cliente, bem como estar disponível 24h por dia, 7 dias por semana para reagir a eventos que possam ter impacto no serviço.

Os planos geridos, para além da gestão de infraestrutura incluída nos planos não geridos, adicionam a configuração inicial e gestão com monitorização permanente do VPS, incluindo por exemplo, gestão de sistema operativo, serviços ( Apache, MySQL, Email… ), análise de logs, implementação e gestão de firewall aplicacional, updates de sistema operativo, kernel e serviços, análise e resolução de eventuais problemas.

Os planos geridos permitem-lhe usufruir de um serviço em ambiente dedicado, escalável mas sem as preocupações inerentes à gestão e monitorização de um ambiente dedicado.

Quando devo mudar de ambiente partilhado para VPS?

Caso o serviço de alojamento partilhado esteja a funcionar correctamente, não fará sentido migrar para um VPS. Por outro lado, caso algum dos pontos abaixo se verifique, deverá equacionar a mudança para um plano VPS:

  • Negócio em rápida expansão com aumento de visitas;
  • Aumento expectável da atividade num futuro próximo, que obrigue a ajustar os recursos de forma simples e ágil;
  • Necessidades especificas de configuração ou otimização;
  • Estabilidade mais elevada que num ambiente partilhado;
  • Questões de compliance.

Na PTisp asseguramos as migrações sem custo adicional e total comodidade para o cliente.

Consulte as nossas ofertas de VPS:

Tem dúvidas? Queremos falar consigo para o esclarecer, contacte-nos.

A PTisp conta com um apoio de Suporte especializado por email, telefone ou live-chat.

0 comment
Translate »