Teletrabalho: A lista de ferramentas úteis para maior produtividade

by PTisp

Com a chegada da pandemia, o teletrabalho veio assumir uma importância acrescida, em todo o mundo. Isto porque traduz-se num forma de permitir aos colaboradores das diversas empresas que continuem a exercer as suas funções, a partir de casa ou outro local, conseguindo manter-se seguros e isolados.

O teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância consiste numa prática de trabalho efetuada à distância, por exemplo, a partir de casa, a qual é executada autonomamente, com o recurso ferramentas digitais de comunicação e de colaboração entre as entidades envolvidas (empresas, colaboradores e clientes).

Nos dias de hoje, existem centenas de ferramentas à sua disposição que permitem:  comunicar e gerir equipas, realizar e agendar reuniões com colaboradores ou clientes, ensinar à distância, partilhar e criar documentos colaborativos, etc. Existem soluções muito diferenciadas, o difícil mesmo será optar pelas mais adequadas à sua realidade, pois escolha não falta de todo! Assim sendo, criámos uma lista com algumas das ferramentas que poderão ser úteis para dar início ao teletrabalho e manter a sua equipa 100% funcional.

Lista de Ferramentas para Teletrabalho

– Comunicação Interna

– Livechat

Acesso Remoto

Segurança

–  Reuniões

– Agendamento de Reuniões e Calendários

Gestão de Projetos para Trabalho em Equipa

–  Criação e Colaboração através de documentos

– Partilha e Envio de Ficheiros

Outras Ferramentas de Trabalho Colaborativo à distância

Apesar de existirem algumas desvantagens no teletrabalho, vamos focar nas suas vantagens, e uma delas é o facto de que poderá manter a continuidade do seu negócio, o que é fantástico, face ao panorama atual.  Atente nas vantagens que advêm do trabalho à distância:

  • Motivação dos Colaboradores: Sentirá uma motivação acrescida junto dos seus colaboradores, que sentir-se-ão reconhecidos pelo voto de confiança que lhes está a dar.
  • Ganho de Tempo e maior Qualidade de Vida: Parecendo que não, com o teletrabalho toda a equipa ganhará o tempo das deslocações e de toda a logística que envolve a ida e vinda para o trabalho como: preparar marmitas, levar as crianças à creche, perdas de tempo no trânsito, etc. Essas perdas deixam de acontecer e ganham mais tempo pessoal e reduzem a exposição ao stress.
  • Espírito de Equipa: Verá reforçado o espírito de equipa e de união entre todos.
  • Redução de custos:  As despesas gerais como água é a luz irão reduzir, o que será positivo!
  • Flexibilidade: Salvo empresas que mantenham um atendimento geral ao público mesmo à distância (telefone, email e livechat), poderá tornar os horários dos colaboradores mais flexíveis e adaptados às suas rotinas pessoais/familiares.
  • etc.

Mantenha-se seguro e a trabalhar a partir de casa. Se tiver sugestões, deixe nos comentários e atualizaremos a lista com base nisso!  Esperamos que estas ferramentas lhe sejam úteis. Se ainda não começou, comece hoje mesmo o regime de teletrabalho!  Na PTisp dispomos de soluções para suportar as várias plataformas e para aumentar a sua eficiência e produtividade nesta altura,  por isso se necessitar de ajuda entre em contacto. 

 

0 comment
Translate »