COVID-19: Pedido de Ajuda para Recolha de Material

by PTisp

Estamos num momento em que Portugal e o mundo vivem uma real crise de saúde pública a : pandemia de COVID-19.

Em Portugal, estamos num momento de consciencialização e de reorganização social! Apesar do vírus estar ainda em investigação, temos já certeza que o COVID-19 se transmite de pessoa para pessoa! Sabemos, por isso que é tempo de nos unirmos, separando-nos! Mais que isso hoje pedimos a TODOS os v/ esforços e a v/ voz para proteger quem mais necessita: os profissionais de saúde. Eles estão na linha da frente e são os mais expostos neste combate a um inimigo invisível. Toda a ajuda é pouca e já é tardia para fazer face à  crise de saúde pública com a qual nos deparamos. É urgente agir e munir os nossos Profissionais de toda a ajuda possível.

Durante a manhã de hoje, recebemos um apelo de médicos que estão na linha da frente no Sistema Nacional de Saúde (SNS) , sentimos e ouvimos de viva voz a sua preocupação e desespero. Procuraram-nos porque acreditam e nós também, que  PTisp pode e deve ser parte ativa neste momento conturbado. TEMOS que agir em prol da comunidade e, por isso, fazemos o que podemos e sabemos fazer melhor partilhamos a informação e pedimos que façam o mesmo. Precisamos de ajuda para suprir as principais necessidades que são reais já em alguns locais, mas que serão reais em todo o lado em pouco tempo. O que a sociedade precisa de fazer e recolher a partir de agora é:

– Se conhece costureiras(os) que possam, em regime de isolamento social, proceder à confeção de máscaras. Nem que para isso, recorram a lençóis e a outros tecidos para a confeção dos mesmos – comecem já e armazenem;

– Se conhece empresas que possam disponibilizar materiais (tecidos, elásticos, linhas, máquina de costura, etc.) para entregar nas portas de quem se possa disponibilizar a costurar;

– Se conhece Hospitais/Clínicas Veterinárias que possam entregar ventiladores nos Hospitais Públicos e veterinários que possam prestar auxílio -peçam-lhes a sua prontidão e resposta;

– Se conhecem Padeiros, Construtores Civis ou profissionais que disponham de Equipamentos/Fatos de Trabalho de protecção ou outros que possam ser lavados a 90ºC, por favor armazenem- nos;

– Se conhecem empresas que ainda disponham de desinfetantes e de máscaras que possam doar, façam-nos já;

– Se conhecem empresas que disponham de óculos de piscina/ski/mergulhadores e que possam doar, por favor preparem o equipamento porque vai ser preciso;

– Se conhecem pessoas com Apartamentos junto dos Hospitais do país para que os Profissionais possam descansar e manter-se em isolamento, no pós-turno, ofereçam.

– Se é uma figura pública, um influencer, youtuber, blogger, etc, passe a mensagem com a  verdade. Levem a nossa voz até mais longe!

Apelamos a que isto seja feito, de forma a evitar o contacto social, pois isso é expor-nos e contribuir ainda mais para a exposição do vírus.

Caso seja esse alguém que  possa contribuir com algum dos materiais acima ou que tenha a capacidade de fazer circular esta mensagem, agradecemos o vosso apoio, por si, por nós, pelos Portugueses.

Se é uma das pessoas que poderá contribuir com estes equipamentos procure no seu Município, junto do Pelouro da saúde, se já estiverem a fazer recolhas entreguem, e se não estiverem, façam essa exigência! Sejamos apoiados por quem nos governa, através da criação de mecanismos para levar a bom termo este movimento de cidadania e de apreço pelo próximo.

SE A SOCIEDADE ESTÁ DISPONÍVEL PARA DAR, O ESTADO TEM QUE ESTAR APTO A DISTRIBUIR.

Toca-nos a todos e se todos pudermos agir e ajudar o próximo, estaremos a ajudar-nos a nós próprios e aos nossos familiares. Quem não pode ajudar de outra forma pode sempre contribuir através do suporte social aos Grupos de Risco, por exemplo, entrega de compras, medicamentos e de outros bens de primeira necessidade à porta de casa e sem contacto para evitar riscos de contaminação, apoio emocional ou de acompanhamento via telefone ou digital a idosos e acima de tudo mantendo-se ISOLAMENTO SOCIAL! 

Translate »