GROWVOX Case Study

by picado

Solução:
Ambiente de hosting composto por múltiplos servidores, balanceadores de carga, backups, serviços de gestão e monitorização 24h por dia,
7 dias por semana

Resultado:
A GROWVOX ficou dotada de um ambiente seguro, redundante e escalável que permitiu aumentar a performance dos vários sites, acomodar crescimento, e aumentar o foco nos seus serviços entregando a gestão da infraestrutura à PTISP.

A GROWVOX é uma Agência de Inovação Digital especializada em soluções web, focada em acrescentar valor e obter resultados para os seus Clientes. Complementa a sua atuação com o desenho e implementação de todo o tipo de soluções de Marketing Digital que potenciem os négocios e o crescimento das marcas.

Atualmente, com cerca de 100 clientes ativos e mais de 300 domínios, é um enorme desafio para a equipa interna de IT manter os custos da sua infraestrutura controlados pelo facto de necessitar constantemente de configurar novas máquinas para dar resposta/s ao volume de pedidos. O desafio passa também pela necessidade de alocar muito tempo para garantir que as soluções implementadas para os clientes funcionam na perfeição 24/7/365.

Hoje em dia, toda a rede de websites da GROWVOX recebe mensalmente um investimento em Google AdWords superior a 50.000€, pelo que ter websites indisponíveis por problemas técnicos é uma variável fora da equação do modelo de negócio da GROWVOX e no seu compromisso com os clientes.

Apesar da vasta experiência em infraestrutura com recurso a balanceadores web, clusters de base de dados e web servers, a equipa interna de IT passou a dedicar 80% do seu tempo a monitorizar toda a sua infraestrutura para garantir que não existiriam quebras de serviço, analisando constantemente logs de servidores, estado de sincronização de bases de dados, balanceadores web, backups de dados e respetivos testes, do que propriamente a fazer a sua função – desenhar e implementar soluções web para os seus Clientes.

Na procura pela otimização de tempo, a GROWVOX decidiu explorar o mercado e procurar empresas que pudessem não só “vender” os serviços de alojamento “as-a-service”, pagando consoante as necessidades, mas que também pudessem fazer o dimensionamento e gestão da infraestrutura mais adequada às necessidades, garantindo assim que o departamento interno da GROWVOX pudesse aplicar o seu tempo no acompanhamento efetivo dos projetos dos seus clientes.

Quando o briefing chegou à PTISP foi fácil dimensionar uma solução já que este é o tipo de serviços que a equipa está preparada e habituada a lidar.
O dimensionamento da solução teve como ponto de partida uma reunião com o IT Manager da GROWVOX – Joel Pereira, para analisar toda a infraestrutura atual, desenvolver diagramas técnicos e fazer o levantamento dos diferentes requisitos ao nível de plataformas e serviços que precisariam de correr nas diferentes máquinas. Ficou à responsabilidade da PTISP apresentar uma solução que providenciasse redundância, escalabidade e fiabilidade.

A ABORDAGEM AO PROJETO FOI SIMPLES:
1. Dimensionamento, implementação e configuração da infraestrutura proposta;
2. Apoio na migração dos conteúdos para a nova infraestrutura sem interrupçõa de serviço.
3. Validação do correcto funcionamento por parte da GROWVOX, testes de performance e entrada em produção da nova infraestrutura.

Recorrendo a balanceadores web e múltiplos frontend, a GROWVOX ficou dotada de uma infraestrutura que permite que mesmo que um servidor web deixe de responder isso não afete a disponibilidade dos websites dos seus clientes. Além dos balanceadores, foi também dimensionado um cluster com diferentes servidores para alojar todas as bases de dados.
Toda a infraestrutura está assente nas mais recentes tecnologias recorrendo aos melhores CPUs do mercado e discos SSD para garantir velocidade de acesso a toda a informação.

“Nos dias de hoje, um Website é uma ferramenta de negócio importante para as empresas e no caso da GROWVOX, onde o foco são as soluções de e-Commerce, um Website que esteja em baixo ou com acesso lento, está a penalizar diretamente as vendas.”
Luís Dinis, Managing Partner – GROWVOX”

Numa pequena entrevista à GROWVOX, pedimos ao seu CEO, Luís Dinis e ao IT Manager, Joel Pereira que partilhassem a experiência connosco para que nos pudessem ajudar a melhorar os nossos serviços.

“Sinto que a PTISP é a equipa técnica que não tinha, é bom puder falar com alguém sobre servidores, clusters, bases de dados. Na GROWVOX todas as pessoas falam de web design, marketing, redes sociais, Google AdWords, e-Commerce e outros. Quando havia problemas de infraestrutura IT, não tinha ninguém com quem falar sobre estes assuntos.”
Joel Pereira, IT Manager – GROWVOX

“Após a migração de alguns Websites, só o facto de terem mudado de servidores melhorou o seu desempenho. Nós temos ferramentas que monitorizam constantemente a velocidade dos Websites por causa das campanhas digitais que desenvolvemos. A alteração de servidores fez com que alguns websites tivessem subido o desempenho em 30%”
Luis Dinis, Managing Partner – GROWVOX

GROWVOX CASE STUDY (DOWNLOAD PDF)

Para mais informações sobre os serviços da PTisp e de como o podemos ajudar, contacte-nos!
www.ptisp.pt

Translate »