Como e porque deve atualizar o WordPress

by Sandra Vale

Por que deve atualizar o WordPress?

São diversos os fatores pelos quais deve atualizar o seu WordPress. No entanto, convém referir que, antes de avançar e efetuar qualquer update, na versão do WordPress, ou ao nível dos plugins ou dos temas, deverá efetuar um backup, para repor a cópia de segurança, no caso de algo correr mal.  Por vezes, os plugins e o tema não são compatíveis com a versão do WordPress e assim fica salvaguardado.

Quais as vantagens em atualizar o WordPress?

  1. Funcionalidades: ao atualizar a versão mais recente do WordPress, a sua experiência será melhor, uma vez que a cada atualização (major) são adicionadas novas funcionalidades e  introduzidas mudanças no sistema, de forma a melhorar a experiência e até a performance.
  2. Segurança: melhora a segurança na sua instalação WordPress, ao minimizar as falhas e as vulnerabilidades existentes.
  3. Desempenho: a cada atualização, o desempenho do CMS WordPress é consideravelmente melhorado, fazendo com que este se torne mais rápido e eficiente. Este fator é bastante relevante para SEO e para a melhorar a experiência do utilizador.
  4. Correção de falhas: as atualizações menores (minor) existem para corrigir falhas existentes que uma major possa conter, daí a importância acrescida de atualizar o seu website para a versão mais recente.
  5. Compatibilidade: por norma, os temas e os plugins tendem a acompanhar as atualizações do WordPress. Contudo, para evitar erros e incompatibilidades, recomendamos que mantenha o backup do seu website atualizado, para o caso de necessário repor.

Antes de começar a atualização do WordPress:

  1. Assegure-se que o seu alojamento web reúne os requisitos mínimos para comportar a atualização. Ao nível do servidor será necessário:
    • PHP: versão 7.4 ou superior e pelos menos 256MB de memória;
    • MySQL: versão 5.6 ou superior ou MariaDB: versão 10.1 ou superior;
    • Nginx ou Apache com módulo mod_rewrite (opcional).
  2. A atualização poderá falhar, por isso, antes de iniciar o processo efetue um backup do seu website;
  3. Antes de começar, desative todos os plugins. Isto porque poderá ter plugins incompatíveis com a versão mais recente do seu WordPress e ter de instalar as novas versões. Convém que atualize plugin a plugin para que consiga perceber, no caso de conflito, qual o que está a gerar problema(s).

Como atualizar o WordPress?

O WordPress disponibiliza um recurso que permite proceder à atualização da versão do  seu WordPress de forma automática, sendo que sempre que é lançada uma nova versão a mesma é disponibilizada de imediato. Agora, vamos explicar-lhe como proceder para atualizar.

1. Efetue um backup do seu website, para o caso de ocorrer alguma falha, ter uma cópia de segurança;

2. Desative todos os plugins;

3. Aceda a “Painel” – > “Actualizações” -> “Actualizar agora” ou clique em “WordPress 5.2.2. está disponível! Por favor actualize agora.” De seguida, começa o processo de atualização, sendo que o WordPress, colocará o seu website em modo de manutenção até ao momento em que o processo fique concluído.

ou

Neste processo, poderá ser solicitada a atualização da Base de Dados, conforme imagem abaixo. Clique em “Actualizar a base dados do WordPress”;

4. Após a atualização do seu WordPress, é encaminhado para uma nova janela:

Como atualizar os temas e plugins do WordPress

Atualização de Plugins

a) Embora, não seja recomendável, poderá atualizar os seus Plugins, de forma massiva, para isso, aceda a “Actualizações” > “Plugins” > “Selecionar Todos” > “Actualizar Plugins”;

ou

b) Aceda a “Plugins” e atualize um a um.  Ao aceder a esta área, surge uma mensagem a solicitar a atualização do(s) plugin(s) para a versão mais atual.

Recomendamos que após a atualização de cada um dos plugins, limpe a cache e verifique nos diferentes browsers se está tudo conforme. Se estiver tudo correto, avance para o próximo update.

Atualização de Temas

a) Para atualizar o(s) tema(s) do WordPress, aceda a “Actualizações” > “Temas” > “Selecione todo(a)s”* ou apenas um > “Actualizar temas” 

* Recomendamos que atualize um tema de cada vez, para que possa validar eventuais conflitos que possam surgir.

Apesar de ser um processo que implica que siga os procedimentos acima referenciados, para a atualização da versão, dos plugins ou do tema, é relativamente simples. Por isso, e dada a importância de manter o WordPress atulizado, faça updates com regularidade!

Translate »