Nas últimas horas constatamos que alguns Clientes estão a receber emails de phishing que não são enviados pela PTisp. No entanto, alertamos para o facto de que deverá estar atento ao teor desses emails e validar se o mesmo é de, facto, enviado a partir de alguns dos emails de contacto da PTisp.
Exemplo de Email que está a ser enviado:
Estamos, neste momento, a tomar todas as ações possíveis, do nosso lado, de forma a mitigar o problema que acabamos de expor. No entanto, será também importante, reportar o email recebido como “Spam” na sua caixa de correio.
O que é o phishing?
É considerado um ataque de phishing quando alguém está a tentar enganá-lo no sentido de obter as suas informações pessoais através da internet. Os emails de phishing aparentam ser válidos e de remetentes confiáveis. O objetivo é tentar que os utilizadores procedam à abertura do(s) anexos ou que cliquem num link para depois tentarem obter a sua informação,
Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar, como é exemplo disso, este esquema.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- Nºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- Nº da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais.
Deve sempre denunciar emails de phishing ao identificá-los. Para isso, deverá reportá-los como “Spam” na sua caixa de correio.
Como deve evitar ataques de phishing
Quando recebe um email de um website que está a solicitar o envio de informações pessoais ou até mesmo pagamentos, tem de agir com toda a prudência. Caso receba este tipo de email:
- Não deve clicar em nenhum link;
- Não dever fornecer os seus dados pessoais, sem confirmar se o remetente de email está correto.
Em caso de dúvida, contacte a nossa equipa de suporte, mas em nenhum caso, ceda os seus contactos.