O Inbound Marketing ou o “Marketing de atração” diz respeito ao conjunto de estratégias de marketing implementadas com o intuito de atrair e converter clientes, recorrendo à utilização de conteúdo relevante, concebido para públicos específicos.
De salientar que este diferencia-se do Marketing Tradicional – Outbound Marketing. Isto porque, no Inbound, as empresas não “correm” atrás dos clientes, pois estes são atraídos através de canais, como por exemplo, blogs ou redes sociais, para serem encontradas, ou seja, no Inbound, é o cliente que procura a empresa. Um aspeto bastante relevante é o facto de que conseguirá medir todos os resultados, uma vez que, a implementação é em meios digitais, permitindo-lhe analisar a quantidade de potenciais clientes que atrai e converte.
Alguns dos objetivos da implementação de uma estratégia de Inbound Marketing:
- Atrair, de forma orgânica, potenciais clientes;
- Aumentar a visibilidade e a notoriedade do seu negócio ou da sua marca através da criação do conteúdo;
- Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), captando leads, de forma orgânica;
- Desenvolver conteúdos com qualidade que permitam atrair tráfego de forma recorrente;
- Melhorar o posicionamento orgânico (SEO) dos seus conteúdos e do seu negócio.
E como funciona o inbound marketing?
Como deve calcular, o Inbound Marketing surge com uma determinada lógica, sendo definida toda uma estratégia em função dos objetivos a atingir. Tal como referimos, este tipo de estratégia de marketing é focada na atração de clientes, de forma orgânica, logo necessitará de apostar na otimização do conteúdo para os motores de busca – SEO e numa estratégia focada e assertiva de marketing de conteúdo. Quando falamos deste tipo de estratégias, focadas em conteúdo, deverá ter em conta que o processo é longo e que dependerá de diversas etapas definidas e com objetivos estrategicamente definidos.
Essencialmente, o processo divide-se em 5 etapas:
- Geração de tráfego e atração de potenciais clientes ( por exemplo, através de blog, de compra de tráfego ou de geração de tráfego através de redes sociais);
- Conversão do tráfego gerado em leads (criação de Landing Pages focadas na conversão, criação de anúncios de geração de leads, por exemplo, através do Facebook ou do Instagram, criação de ofertas personalizadas);
- Relacionamento e nutrição das leads (através de campanhas de email marketing e do próprio relacionamento com o conteúdo);
- Converter de leads em vendas (será fundamental tratar de forma individual cada uma das leads, de forma a aumentar a taxa de conversão);
- Análise de resultados (em Marketing Digital tudo é passível de ser medido e no Inbound Marketing, que assenta em canais digitais, é igual. De forma a poder avaliar o impacto das suas ações e ajustar a estratégia é fundamental proceder à medição dos resultados).
Com a implementação de uma estratégia de Inbound atrairá visitantes qualificados, através de conteúdos relevantes nos diferentes canais, convertendo-os em leads, oportunidades de negócio e, por consequência, aumentará as suas vendas. Prepare-se para atrair potenciais clientes através do Inbound Marketing!