São as palavras-chave ou Keywords ou Termos de Pesquisa que despoletam uma pesquisa por parte de um utilizador. Estas são elementos fundamentais a considerar na sua estratégia de Marketing Digital (e de SEO), isto porque tudo, funciona em torno do conteúdo. Se quer criar um website, anúncios para o Google Ads ou para Redes Sociais, artigos para o seu Blog, ou outro tipo de conteúdo, como vídeo, por exemplo, precisa de palavras, não há forma de contornar! Por isso, a criação de uma lista de keywords deverá ser uma prioridade e deverá ser construída de forma relevante, ajustada ao seu negócio ou nicho, bem como ao seu target.
Quando acede ao Google para saber algo mais sobre determinada temática, irá digitar uma ou mais palavras que ilustrem, de forma a encontrar respostas ou soluções para as suas questões ou dúvidas. Ao inserir esses termos, o motor de pesquisa irá apresentar uma página com os resultados decorrentes dessa pesquisa: SERP (Search Engine Results Page).
No Search Engine Marketing (SEM), as palavras-chave assumem um papel crucial e irão ditar a eficácia da sua estratégia digital. O SEM diz respeito à interligação entre o SEO e o SEA (Search Engine Advertising) com o propósito de otimizar o posicionamento do seu website, tanto ao nível orgânico como pago (por exemplo, Google Ads, Bing Ads).
SEM = SEO + SEA
O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para os motores de busca, diz respeito a um conjunto de ações ou procedimentos implementados de forma que um website ou loja online se torne relevante para os motores de pesquisa, como o Google ou o Bing, quando um utilizador pesquisa por determinada palavra ou expressão. Por seu turno, o SEA diz respeito à aquisição de tráfego através de publicidade online. São diferentes técnicas que resultam perfeitamente quando combinadas, podendo maximizar os seus resultados (claro, em função dos objetivos). Ao aparecer em destaque nos motores de busca, nas palavras-chave do seu negócio, irá potenciar um aumento no tráfego orgânico, e por consequência, as possibilidades de gerar conversões.
Neste artigo apresentamos-lhe uma lista 4 ferramentas gratuitas que o ajudarão a criar uma boa lista de palavras-chave para que a possa usar, de forma consistente, no âmbito da implementação de uma estratégia de Marketing Digital assertiva e orientada a resultados. Será uma importante medida a implementar, e que lhe permitirá captar tráfego qualificado, pela orgânica ou paga. No entanto, não se esqueça que deve criar conteúdo de qualidade e relevante, que solucione de facto os problemas da sua audiência.
4 Ferramentas Gratuitas para criar a sua Lista de Keywords:
- Google Keyword Planner – Para utilizar esta ferramenta disponibilizada pela Google, utilize a sua conta de anúncios. Permitir-lhe-á obter ideias de palavras-chave para a criação dos seus anúncios, mas também poderá ser utilizada para SEO. A lista extraída inclui a média mensal do volume de pesquisas num determinado período, permitindo-lhe identificar tendências de pesquisas.
- Ubersuggest.io – Esta é uma ferramenta gratuita – do Neil Patel – e bastante completa para obter novas ideias para a sua lista de keywords. Ao utilizar esta tool irá obter dados relativos a: volume de pesquisa mensal, estimativa de custo por clique em ADS, nível de dificuldade para posicionamento orgânico . Por outro lado, irá obter também sugestões para palavras-chave relacionadas e uma análise da SERP. No final, poderá exportar a sua lista em formato .CSV, o que é muito interessante para que possa sistematizar e organizar toda a informação obtido, e analisar, para estabelecer metas e prioridades para a sua estratégia.
- Kwfinder.com Trata-se uma ferramenta, com uma versão gratuita, a partir da qual poderá pesquisar e analisar palavras-chave. Começa por digitar o termo de pesquisa, seleciona o país e, por fim, o idioma. Com esta ferramenta obterá informações sobre as palavras-chave de cauda longa (long tail keywords), bem como as dificuldades SEO da palavra-chave. Adicionalmente, fornece informações relacionadas com as tendências de pesquisa, CPC e PPC (pay per click) do Google Ads, e ainda o valor de dificuldade de cada keyword de 0 a 100.
- Google Trends – Com esta ferramenta poderá antecipar e determinar qual o comportamento de pesquisa dos utilizadores para uma determinada palavra-chave, bem como a sazonalidade da mesma. Permite-lhe adicionar outros termos de pesquisa para estabelecer comparações.
Existem outras ferramentas interessantes para o ajudar na criação da sua lista. Mas acredite que se utilizar as acima referida, criará, concerteza, uma lista de keywords muito relevante para a sua estratégia digital. Se já utiliza este tipo de ferramentas, indique-nos quais as que funcionam melhor no seu caso e quais as que juntaria a esta lista.