Webinar “Cloud Server: Como gerir o meu Cloud Server Linux”

by PTisp

Hoje decorreu o Webinar Gratuito “Cloud Server: Como gerir o meu Cloud Server Linux” promovido pela PTisp com o objetivo de o ajudar a compreender o que são Cloud Servers, quais as suas vantagens e desvantagens de forma a que possa optar pela melhor solução para o seu  negócio, bem  como apresentar a plataforma de gestão e explicar as funcionalidades existentes para que possa gerir o seu Cloud Server de forma totalmente autónoma.

Programa do Webinar

– Cloud Servers: Oferta PTisp
– O que são Cloud Servers e as diferenças entre Cloud Servers vs VPS
– A Plataforma de Gestão de Cloud Servers Linux: overview
. Criar / Remover Virtual Servers
. Gerir Recursos
-Q&A

Reveja o Webinar

As  Soluções Virtuais e Cloud PTisp são a solução indicada para o alojamento de vários tipos de projetos de maior exigência e complexidade, oferecendo alta escalabilidade, ajustada à medida das necessidades do seu negócio. E por este outros motivos ao abordar os Cloud Servers  é fundamental abordar também os VPS e as diferenças entre ambas as tipoligias de servidores.

Cloud Servers VS VPS

Existem algumas diferenças entre ambas as tipologias de servidores, no entanto, existe uma tendência generalizada de incompreensão e, por vezes, mal entendidos acerca das diferenças tecnológicas existentes. Isto deve-se, principalmente, ao facto de existe, muitas vezes, falta de conhecimento sobre os fatores de diferenciação entre ambas as tecnologias no universo de hosting . Abaixo, apresentamos algumas das diferenças existentes entre VPS e Cloud Servers.

VPS CLOUD SERVERS
Arquitetura
Funcionam em Servidores Dedicados de elevada capacidade e redundância que são depois divididos em pequenas partes (VPS) isoladas com recursos alocados ( RAM, CPU e SSD ), bem com sistema operativo próprio Arquitetura distribuída composta por vários nós de computação (hypervisors) e storage centrais (SAN) de elevada performance
Performance Depende do Provider. Na PTisp, tem um ambiente dedicado de elevada performance com storage SSD, CPUs de última geração e tráfego ilimitado Elevada. Na PTisp, ambiente dedicado de elevada performance com CPUs de última geração e tráfego ilimitado
Usabilidade Oferecem um ambiente com recursos dedicados e com acesso total ao sistema operativo. Oferecem um ambiente com recursos dedicados e com acesso total ao sistema operativo.
Customização e Otimização Possibilidade de customização e otimização para a realidade e plataformas do cliente Possibilidade de customização e otimização para a realidade e plataformas do cliente
Flexibilidade e elasticidade Embora também sejam altamente escaláveis e permitam ajustar recursos, mas o crescimento está limitado à capacidade do hardware do servidor principal São altamente escaláveis. Um servidor cloud pode ser rapidamente escalado verticalmente com total garantia de obter os recursos necessários
Crescimento Crescimento mais limitado. Quando a máquina atinge o limite, pode ser feito Live Migrate Vertical e Horizontal
Redundância /Failover Dependem de um único hardware físico e não de vários servidores, o que numa situação extrema poderá originar quebras de serviço quer seja por intervenções programadas ou falhas inesperadas Em caso de falha ou intervenção, como não depende de um único servidor, com o move entre hypervisors, não há quebra de serviço
Ideais para… Sites que apresentem elevado número de visitantes, lojas online de média dimensão, sites de empresas e os diferentes tipos de sites suscetíveis de terem picos repentinos de tráfego, que necessitem de solução sólida de hardware com garantia de elevado desempenho para dar resposta aos mesmos Alojamento de vários sites, ERP, softwares ou plataformas com necessidades mais exigentes, email, ou que necessitem de configurações específicas. Evite surpresas, optando pelos recursos que necessita quando necessita

VPS e Cloud Servers PTisp

Na PTisp, disponibilizamos VPS e Cloud Servers com qualidade premium e com elevada performance e a um preço competitivo.

Na PTisp, os planos VPS geridos ou não geridos são elásticos, robustos e ideais para ambientes de desenvolvimento ou produção. Pode escolher um Virtual Server com o sistema operativo da sua preferência, ou pré-configurado e pronta a usar com uma das diversas plataformas que disponibilizamos.

No caso dos VPS, os planos geridos, para além da gestão de infraestrutura incluída nos planos não geridos, adicionam a configuração inicial e gestão com monitorização permanente do VPS, incluindo por exemplo, gestão de sistema operativo, serviços, análise de logs, implementação e gestão de firewall aplicacional, updates de sistema operativo, kernel e serviços, análise e resolução de eventuais problemas.

Os servidores Cloud Linux (geridos ou não geridos) e Windows (geridos ou não geridos) da PTisp assentam numa infraestrutura de alta disponibilidade com vários nós de processamento e storage central Dell Compellent. São disponibilizadas várias plataformas e sistemas operativos seja em Linux ou Windows. Além disso, os recursos são totalmente ajustáveis (RAM, CPU, espaço em disco) e facilmente escaláveis à medida das suas necessidades e com custos controlados, pagando apenas pelo que usa.

Se optar por planos não geridos, a gestão ficará a seu cargo e é efetuada via painel de controlo com um leque de opções, tais como: criação e gestão de servidor, reboot e modo de recovery, alteração de passwords root ou admin, análise a gráficos de utilização de CPU, RAM e tráfego. Os planos geridos incluem monitorização proativa 24x7x365, bem como gestão total e backups diários com retenção dos últimos 5 dias.

Se tem dúvidas sobre qual o plano mais indicado para escolher e sobre o nível de serviço a incluir, o primeiro passo é avaliar os recursos necessários. Tenha em consideração:

  • quais os recursos que utiliza atualmente;
  • métricas sobre utilização atual de memória, CPU e espaço em disco são um bom ponto de partida.

Se quiser saber mais sobre VPS vs Cloud Servers leia o artigo VPS vs Cloud Servers: Diferenças e Semelhanças.

 Não tendo a informação acima mencionada, os especialistas da PTisp poderão avaliar os recursos que, por norma, são necessários para determinada plataforma, bem como o número de visitas.  

Se tiver dúvidas sobre o tipo de Servidores mais adequado para o seu negócio ou se procura uma solução à medida, entre em contacto! Para isso, envie email para sales@ptisp.pt, contacte-nos via livechat ou através do nosso contacto telefónico 249 739 099 (Chamada para a rede fixa nacional).

 Aproveite já 60% desconto em VPS e Cloud Servers até 31 de março 2023! Descubra mais sobre a campanha e sobre as condições promocionais aqui.  

 

0 comment
Translate »