Para responder à procura crescente e para potencializar novas ofertas, a PTisp acaba de aumentar a sua capacidade e footprint no Datacenter Lisboa 1 (LX1). O novo espaço tem como objetivo dar continuidade ao crescimento sustentado, garantindo uma capacidade instalada que permite dar resposta a projetos de todas as dimensões.
Este novo espaço está totalmente interligado aos já existentes, e tem capacidade para mais de 300 servidores, permitindo não só mas também, reforçar os serviços de Backup as a Service (BaaS) e Disaster Recovery as Service (DRaaS).
A PTisp considera fundamental a melhoria continua da qualidade do seu serviço, encarando a melhoria da sua infraestrutura, bem como a introdução de melhorias na sua oferta e de novas soluções como elementos fundamentais para prosseguir este caminho pautado pela solidez, qualidade e inovação.
DataCenter Lisboa 1 – LX1
Este é o Datacenter principal para alojamento de serviços e core de rede, sendo ponto medular da troca de tráfego. Este datacenter é Certificado de Qualidade (UNE-EN-ISO 9001, EFQM e Seis Sigma), Meio Ambiente (UNE-EN-ISO 14001) e Sistemas de Gestão da Segurança da Informação e Sistemas de Informação (ITIL, BS 7799 e BS 15000).
Serviços:
- Alojamento Partilhado;
- Alojamento Dedicado;
- VPS;
- Serviço de Cloud;
- Backups.
De salientar que temos também Datacenter Lisboa 2, o qual serve de redundância e de complementaridade ao Lisboa 1, estando diretamente ligado através de fibra óptica e rede a 10Gbps, integrando-se no nosso backbone IP.
BaaS ou DRaaS: O que escolher?
No caso do BaaS os seus dados são protegidos e enviados para storage e para localizações remotas que asseguram a sua disponibilidade. Neste serviço, poderá definir quais os dados a proteger e qual a frequência do backup, sendo, depois, a informação armazenada de forma segura e estando disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
Embora os dados estejam protegidos e disponíveis, num caso de falha do servidor produtivo torna-se necessário reinstalar e reconfigurar todo o software e só depois são repostos os dados. Dependendo da complexidade da solução e da quantidade de dados a repor, este processo pode levar horas ou até mesmo dias, o que poderá ter um impacto significativo na operação e na continuidade do negócio.
O DRaaS inclui a proteção de dados do BaaS, mas também dos serviços e das aplicações. No DRaaS é efetuada uma réplica do(s) servidor(es) para uma segunda localização e infraestrutura, tendo como objetivo garantir continuidade de negócio em caso de falha do servidor principal. O tempo de replicação pode ser definido de acordo com as necessidades do cliente, podendo ser feito de forma diária, horária ou mesmo contínua.
Na eventualidade de uma falha é ativado o Failover Plan e o servidor de réplica assume o papel de servidor principal garantindo a continuidade dos serviços do cliente. Após a resolução de problema no website/servidor principal é efetuado o Failback to Production que consiste na cópia dos dados, entretanto, introduzidos no servidor de réplica para o servidor original.
Se tiver dúvidas ou pretender obter mais informações sobre os nossos serviços de Backup, contacte-nos! Para isso, envie email para sales@ptisp.pt, contacte-nos via livechat ou através do nosso contacto telefónico 707 200 933.