Update sobre as intervenções e melhorias de rede.

by PTisp

Como balanço do processo de incremento da infraestrutura de rede e na subsequência das duas janelas de intervenção levadas a cabo nos últimos fins de semana, damos conta, neste artigo, dos objetivos e resultados atingidos.

Sendo o objetivo primário deste processo o aumento da capacidade de rede da PTisp, este subdivide-se em dois projetos distribuídos por duas fases. O projecto principal passa pela inclusão de novos equipamentos e o segundo, que lhe é subsequente e intrínseco,  trata da otimização da sua arquitetura em termos de resiliência, de redundância e de segurança.

Nesta primeira fase deu-se por concluída a substituição do core de rede por equipamentos Juniper MX480 totalmente redundantes, com dois Routing Engines de elevada capacidade. A opção por este equipamento dá-se por se tratar de equipamento com elevada capacidade, possibilidade de automação, bem como oferece a capacidade para portas a 100GbE e 400GbE o que nos permite aumentar drasticamente a capacidade instalada.

Foi também ampliada a largura de banda entre os Datacenter Lisboa 1 e Lisboa 2, tendo atualmente cerca de 40Gbps de capacidade.

A primeira fase, mais exigente e com maior risco de impacto está, agora, completamente concluída com sucesso. Resulta desta fase uma afetação mínima nos serviços prestados, sem quebra efetiva em nenhuma das janelas anunciadas, e apresentando apenas reduzida instabilidade e apenas por alguns minutos.

Numa segunda fase, iremos instalar outro equipamento Juniper MX480, não sendo expectável qualquer tipo de impacto ao serviço, em todo o caso, será atempadamente comunicada como garantia de transparência e dever de informação.

Muito obrigada a todos os que participaram  neste projeto pela forma extremamente dedicada com que o o fizeram. Foi o empenho com que aplicaram o seu tempo, os seus conhecimentos e todas as suas competências técnicas, mas foi sobretudo o seu brio e o seu zelo profissional que ditaram o sucesso que hoje orgulhosamente anunciamos.

Para todos os nossos clientes segue, também, o nosso louvor e gratidão pela compreensão, cooperação e confiança nos nossos serviços.

 

0 comment
Translate »