O Google Search Console (GSC), conhecido como Google Webmaster Tools, até 2015, começou a ser redesenhado no início de 2018, tendo sido lançada uma versão beta em setembro. Em dezembro de 2018 foi lançada a nova versão, e a Google, nessa altura, anunciou a migração, para esta nova plataforma, das seguintes funcionalidades:
- AMP,
- Index Status,
- Links,
- Manual Actions,
- Usabilidade (dispositivos móveis),
- Rich Cards,
- Search Analytics.
Adicionalmente, estão a ser migradas outras funcionalidades, sendo que o processo de criação do novo GSC está em decurso e as funcionalidades estão a ser disponibilizadas aos utilizadores, de forma gradual. No guia desenvolvido pela Google, sobre a “Migração do antigo para o Novo Search Console“, recomendam que sejam utilizadas as versões mais recentes de cada relatório, conforme os mesmos sejam disponibilizados aos utilizadores. Isto porque os relatórios antigos que já tenham um equivalente na nova interface serão brevemente removidos.
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console trata-se de uma ferramenta disponibilizada, de forma gratuita, pela Google, que permite aos webmasters e aos especialistas em SEO obter informação sobre aspetos relacionados com a otimização e com a indexação dos websites. É uma excelente ferramenta de diagnóstico e de resolução de problemas relacionados com: a segurança (malware), o rastreamento, a velocidade, o ranking, o robots.txt, ou o sitemaps, por exemplo.
Com os relatórios e as funcionalidades disponibilizados, poderá analisar o tráfego e o desempenho do website na pesquisa. De realçar o facto de que, a partir da GSC, terá acesso a ferramentas que permitirão melhorar o desempenho e destacar as suas páginas nas pesquisas. Além disso, a GSC mostra qual o caminho para que possa corrigir problemas relacionados com a performance do website. Com esta ferramenta consegue entender como é que o seu website é visto pelo Google efetuar as otimizações necessárias.
- avaliar o tráfego do seu website,
- com desempenho da Pesquisa do seu website,
- a corrigir problemas,
- destacar o seu website nos resultados da Pesquisa Google.
Se ainda não utiliza, a Google Search Console e quer passar a fazê-lo, junte-se, desde o começo, à nova experiência. Para começar aceda a utilizar a GSC, clique aqui!
Principais mudanças no novo Google Search Console
Como referimos anteriormente, ainda estão a ser lançadas ferramentas, e algumas ainda não estão disponíveis no novo GSC, mas estão acessíveis na interface anterior. E é por isso, e também por força do hábito), que a maioria dos utilizadores ainda utiliza a versão antiga.
O novo Google Search Console apresenta as seguintes melhorias face à versão antiga:
- Os dados de tráfego são apresentados para os últimos 16 meses em vez para os últimos 3 meses (novo relatório de desempenho);
- Agora é compatível com dispositivos móveis;
- As informações para páginas específicas passaram a ser mais detalhadas (cobertura de índice, URL canónico, usabilidade em dispositivos móveis, etc.);
- Existem novos fluxos de rastreamento para o ajudar a monitorizar, a corrigir e a solicitar o novo rastreamento de páginas afetadas por este tipo de problemas;
- Relatórios e ferramentas novos e aprimorados, como por exemplo:
- Desempenho,
- Relatórios de aprimoramento individidual,
- Links,
- Cobertura do Índice,
- AMP,
- Ações Manuais.
A utilização de uma ferramenta como o Google Search Console é essencial para que possa otimizar o seu website para as Pesquisas do Google e para melhorar o seu desempenho. Por isso, dedique algum do seu tempo a analisar os dados disponibilizados e a implementar os ajustes necessários e verá que os resultados chegarão! Comece o quanto antes a explorar as novas funcionalidades existentes e prepare-se para os desafios que a renovada experiência da Google Search Console trarão, quando estiver disponibilizada na sua totalidade.