Ferramentas para monitorizar a sua concorrência

by PTisp

 

Sabe qual a importância de avaliar desempenho do seu website e o dos seus concorrentes?  E de obter informação valiosa sobre a sua audiência e a da concorrência? 

Numa estratégia de Marketing, seja online, offline ou mista, um dos fatores a ter em consideração é a análise da sua concorrência. É importante que esteja atento ao que está a ser feito, efetuar uma análise SWOT e traçar um plano para definir a sua estratégia de ação.

No que respeita à sua estratégia digital o desafio é a forma de como pode acompanhar o que está a ser feito pelos seus concorrentes. A boa notícia é que existem ferramentas, com planos gratuitos, que lhe permitirão obter dados muito relevantes para analisar.

Neste artigo apresentamos-lhe duas ferramentas – SEMrush e SimilarWeb –  através das quais conseguirá reunir informação sobre:

  • Pesquisa Orgânica e Pesquisa;
  • Audiência;
  • Palavras-Chave;
  • Ranking do Website;
  • Redes Sociais que geram tráfego;
  • Estratégia de publicidade adotada pela concorrência;
  • etc.

SEMRUSH

O SEMrush trata-se de uma ferramenta que permite monitorizar toda a estratégia de marketing digital dos seus concorrentes, fornecendo relatórios que irão permitir obter informação acerca da eficiência e das origens de tráfegos dos seus concorrentes, sobre presença nas Redes Sociais, o desempenho das posições na pesquisa orgânica e sobre as campanhas de PPC.

Através desta ferramenta terá acesso a relatórios analíticos com análises sobre o que os concorrentes estão a fazer no que respeita a publicidade, a pesquisa orgânica e paga e link building.

Eis os relatórios que poderá obter:

  • Pesquisa Orgânica: saiba quais são as melhores palavras-chave da concorrência,  quem são os seus novos concorrentes a nível orgânico, verifique as alterações nas posições dos domínios;
  • Pesquisa de Publicidade: fique a par das estratégias e os orçamentos, em publicidade, dos seus concorrentes, analise as cópias dos seus anúncios e das palavras-chave que utilizam, descubra quem são os seus concorrentes no Google Ads e no Bing Ads;
  • Media Display: identifique quem são os principais editores e anunciantes, analise os anúncios da concorrência;
  • Backlinks: faça uma análise exaustiva dos backlinks, verifique os tipos de backlinks e compreenda a autoridade do domínio de referência;
  • Pesquisa de palavras-chave: crie uma lista de palavras-chave para SEO e para as suas campanhas de PPC, obtenha palavras-chave específicas, descubra frases que combinam com as suas palavras-chave;
  • Anúncios de lista de produtos: saiba quem são os seus concorrentes nos anúncios de PLA, conheça a lista dos seus concorrentes, e quais são as PLAs com melhor desempenho.

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SIMILARWEB

O SimilarWeb possui uma interface simples, e permitir-lhe-á obter resultados muito valiosos, para analisar a sua concorrência e perceber o que está a fazer e como obter vantagem competitiva, em função das conclusões a retirar da análise da informação obtida. Após fazer login na plataforma, em “Website Analysis”, digite o domínio do seu concorrente, ou o seu para ter uma noção de como está a sua presença digital, e em poucos segundos irá obter um conjunto de indicadores tais como:

  • Ranking: mundial, nacional e da categoria do website em análise;
  • Audiência:  número de visitas, visualizações de páginas por visita, duração média da visita, tráfego mobile e desktop, taxa de rejeição (dados geográficos,  demográficos e interesse);
  • TOP Websites Referentes;
  • Top Categorias Referentes;
  • Canais de Marketing (direto, email, pesquisa orgânica, pesquisa paga, social, referência, anúncios display);
  • Palavras-Chave: descuras as palavras-chave que geraram tráfego, tanto gratuito como pago para o website do seu concorrente;
  • Redes Sociais: analise o tráfego gerado pelas redes sociais Facebook, Twitter, (YouTube, etc.);
  • Concorrentes e Websites similares: aceda a uma lista de websites que competem diretamente com o seu negócio.

Tal como o SEMrush, disponibiliza planos gratuito e pago, teste já!

Ao avaliar a sua concorrência, irá perceber que esta terá determinados pontos fortes e fracos, e também ficará a conhecer a sua estratégia ao nível orgânico e pago. E, como sabe, informação é poder, portanto, analise toda a informação, retire as suas conclusões e delineie uma estratégia que vise colmatar essas fragilidades e que o ajude a posicionar-se, um passo à frente, dos seus concorrentes!

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