Backup as a Service ou Disaster Recovery as a Service: O que escolher?

by PTisp

BaaS vs DRaaS

Os serviços de BaaS – Backup as a Service e DRaaS – Disaster Recovery as a Service são complementares, mas ao mesmo tempo têm várias diferenças.

No caso do BaaS os seus dados são protegidos e enviados para storage e para localizações remotas que asseguram a sua disponibilidade. Neste serviço, poderá definir quais os dados a proteger e qual a frequência do backup, sendo, depois, a informação armazenada de forma segura e estando disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Embora os dados estejam protegidos e disponíveis, num caso de falha do servidor produtivo torna-se necessário reinstalar e reconfigurar todo o software e só depois são repostos os dados. Dependendo da complexidade da solução e da quantidade de dados a repor, este processo pode levar horas ou até mesmo dias, o que poderá ter um impacto significativo na operação e na continuidade do negócio.

O DRaaS Disaster Recovery as a Service inclui a proteção de dados do BaaS, mas também dos serviços e das aplicações. No DRaaS é efetuada uma réplica do(s) servidor(es) para uma segunda localização e infraestrutura, tendo como objetivo garantir continuidade de negócio em caso de falha do servidor principal. O tempo de replicação pode ser definido de acordo com as necessidades do cliente, podendo ser feito de forma diária, horária ou mesmo contínua.

Na eventualidade de uma falha é ativado o Failover Plan e o servidor de réplica assume o papel de servidor principal garantindo a continuidade dos serviços do cliente. Após a resolução de problema no website/servidor principal é efetuado o Failback to Production que consiste na cópia dos dados, entretanto, introduzidos no servidor de réplica para o servidor original.

BaaS ou DRaaS, qual devo escolher?

BaaS

• Caso pretenda apenas uma solução de backup de dados
• Não necessita de acesso permanente à informação
• O RPO e RTO são aceitáveis.
• Já tem uma política de Disaster Recovery definida e implementada
• Necessita de uma solução de custo mais reduzido

DRaaS

• Quando a sua infraestrutura TI é crítica e a reconfiguração em caso de falha é complexa e demorada
• Quando a quantidade de informação a proteger é demasiado elevada e o tempo de reposição em caso de falha é elevado
• Quando se tratam de soluções monolíticas mas que têm de estar disponíveis 24x7x365
• Se o nível de serviço / SLA obriga a uma réplica remota não só dos conteúdos mas das aplicações e serviço.

Consulte as nossas soluções de Backup e DRaaS.

Pretende uma análise das necessidades da sua empresa? Contacte-nos, temos várias soluções à medida.

0 comment
Translate »