Aviso: Phishing

by PTisp

Nas últimas horas constatamos que alguns Clientes estão a receber emails de phishing que não são enviados pela PTisp.  No entanto, alertamos para o facto de que deverá estar atento ao teor desses emails e validar se o mesmo é de, facto, enviado a partir de alguns dos emails de contacto da PTisp.   

Caso não seja, deverá ignorar o mesmo sem clicar em nenhum dos links apresentados no email.

Exemplo de Email que está a ser enviado:

Como pode verificar é apresentado um link. Se clicar nesse link, será enviado para uma página replicada na nossa área de Cliente, conforme imagem.

Em caso algum, deve introduzir os seus dados. Se já colocou os seus dados, proceda, de imediato, à alteração da PASSWORD de acesso ao myPTisp.

Estamos, neste momento, a tomar todas as ações  possíveis, do nosso lado,  de forma a mitigar o problema que acabamos de expor. No entanto, será também importante, reportar o email recebido como “Spam” na sua caixa de correio.

 

O que é o phishing?

É considerado um ataque de phishing quando alguém está a tentar enganá-lo no sentido de obter as suas informações pessoais através da internet.   Os  emails de phishing aparentam ser válidos e de remetentes confiáveis. O objetivo é tentar que os utilizadores procedam à  abertura do(s) anexos ou que cliquem num link para depois tentarem obter a sua informação,

Por norma, o  phishing é efetuado através de email, anúncios ou  de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar, como é exemplo disso, este esquema.

Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:

  • User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
  • Nºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
  • Nº da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
  • Email;
  • entre outras informações pessoais.

Deve sempre denunciar emails de phishing ao identificá-los. Para isso, deverá reportá-los como “Spam” na sua caixa de correio. 

Como deve evitar ataques de phishing

Quando recebe um email de um website que está a solicitar  o envio de informações pessoais ou até mesmo pagamentos, tem de agir com toda a prudência. Caso receba este tipo de email:

  1. Não  deve clicar em nenhum link;
  2. Não dever fornecer os seus dados pessoais, sem confirmar se o remetente de email está correto.

Em caso de dúvida, contacte a nossa equipa de suporte, mas em nenhum caso, ceda os seus contactos.

0 comment
Translate »