6º aniversário do lançamento do IPv6

by PTisp

Esta semana celebramos o 6º aniversário do lançamento do IPv6!

Foi a 8 de Junho de 2011, que se procedeu ao teste da tecnologia IPv6 a nível global, organizado pela Internet Society e outras grandes entidades ligadas ao conteúdo web e serviços como a Comcast, a Google, a Yahoo, o YouTube e  o Microsoft entre outras.

Após o sucesso deste primeiro teste, foi decidido que no dia 6 de Junho do próximo ano (de 2012) seria o lançamento mundial desta tecnologia, de modo a que produtos e serviços que estivessem aptos, pudessem já implementá-la nos seus sistemas. No entanto, a adoção tem sido bastante mais lenta que o esperado, sendo neste momento de sensivelmente 18% do tráfego global efectuado em IPv6 ( fonte APNIC ).

IP’s e mais IP’s!

O IP é um protocolo de comunicação que define o formato da estrutura de dados que é empregue na transmissão de informação que circula na web. A cada IP correspondem serviços e domínios internet como ptisp.pt, que permite que os computadores saibam com precisão qual o website/servidor a que estão a aceder. Este protocolo existe em duas versões, a versão 4 que funciona a 32bits e a versão 6 que funciona a 128 bits representando um número de endereços disponíveis muito superior.

A versão 6 foi planeada para quando a 4 ficasse saturada, ou seja, a capacidade de endereços únicos atingisse o seu limite, não permitindo então haver mais dispositivos ligados à internet. No entretanto, vários mecanismos como NAT – Network address translation têm sido utilizados para poupar endereçamento IPv4, mas inevitavelmente o IPv6 será o futuro e a sua adoção aumentará.

A rede IP de backbone da PTISP está desde há vários anos totalmente dual-stacked, disponibilizando IPv4 e IPv6 nativo em todos os serviços.

 

Tem dúvidas? Contacte-nos.

A PTisp conta com um apoio de Suporte especializado, Sales e Departamento de R&D, sendo que as formas de suporte aos nossos clientes incluem email, telefone ou live-chat.

0 comment
Translate »