Conheça 4 ferramentas gratuitas para testar a velocidade do seu website

by PTisp

Costuma monitorizar a velocidade do seu website? Com que frequência efetua testes e procede a otimizações?  Sabia que a rapidez de resposta da sua plataforma tem impacto direto no posicionamento orgânico nos motores de busca e na experiência do utilizador?

Ainda que de forma indireta, a velocidade de um website é também crucial para o custo em investimento em Google Ads. Neste artigo, iremos apresentar-lhe 4 ferramentas gratuitas para que possa monitorizar a velocidade e proceder aos ajustes necessários para que possa melhorar a mesma.

Com esta ferramenta da Google saberá qual a velocidade de carregamento do seu website, no computador e nos dispositivos móveis. Basta inserir o link do seu website e clicar em Analisar, sendo que irá obter a avaliação dos seguintes parâmetros (PC e Mobile):

  • Velocidade (métricas de FCP e DCL);
  • Otimização (numa escala de 1 a 100);
  • Estatísticas da Página;
  • Sugestões de otimização;
  • Otimizações já existentes.

Valide todas as recomendações e proceda à sua implementação de forma a melhorar a velocidade do seu website, de acordo com as melhores práticas recomendadas pela Google.

2. Test My Site

Esta ferramenta, também da Google, permite-lhe testar a velocidade em dispositivos móveis. Para isso, deve aceder ao website e inserir o link a testar. O teste poderá demorar cerca de um minuto e dar-lhe-á os seguintes indicadores:

  • Tempo de carregamento 3G;
  • Perda estimada de visitantes devido ao tempo de carregamento;
  • Se cumpre ou não as diretrizes de usabilidade;
  • Comparação com outras empresas do setor.

Se pretender, poderá receber um relatório gratuito sobre o website analisado no seu email. Otimize o quanto antes a velocidade, pois a “a maioria dos sites perde metade dos visitantes durante o carregamento”.

3. Pingdom

Outra ferramenta utilizada para medir o desempenho de um website é o Pingdom. Antes de proceder à avaliação, recomenda-se que efetue uma limpeza da cache do seu browser respetiva ao site em análise. Faça pelo menos dois testes para obter dados mais fidedignos. Depois de realizar o teste, obterá indicadores tais como:

  • Tempo de carregamento;
  • Tamanho das página;
  • Análise pormenorizada da Página;
  • etc.

Avalie todas as recomendações, siga as melhores práticas e melhore a velocidade do seu website!

4. GTmetrix

O GTmetrix trata-se de uma ferramenta muito completa, que lhe permitirá, obter de forma gratuita, a avaliação de 27 critérios distintos. Para além da Pontuação Geral da Performance (Page Speed e YSlow) e dos Detalhes da Página (Velocidade de Carregamento, Peso Total, Requests).

Adicionalmente, apresenta para cada um dos indicadores, uma avaliação, permitindo-lhe tomar decisões e melhorar estes aspetos. Apesar de ser uma ferramenta gratuita, poderá optar por um dos planos pagos para obter informação adicional.  Poderá, se pretender, fazer download do relatório gerado.

Agora que já conhece algumas ferramentas gratuitas, já não tem desculpas para não fazer testes de forma regular.  Por isso, efetue os testes, analise os resultados, seguindo as recomendações sugeridas e melhore significativamente a velocidade do seu website.

0 comment
Translate »