A importância do Email Marketing

by PTisp

Numa estratégia de marketing digital, o email marketing deve assumir um lugar de destaque, pois ao contrário do que muitos apregoam, este está bem longe de ter morrido e é uma das estratégias mais eficazes para retenção do seu público-alvo e para conversão em vendas.

O email marketing, tem como principal vantagem o facto de lhe permitir uma comunicação “one to one” com alguém, que concedeu previamente o consentimento para comunicar por esta via, e de lhe dar a garantia de que essa pessoa está interessada nos seus conteúdos, produtos e/ou serviços. Com o email marketing consegue comunicar de uma forma altamente personalizada, direcionada e segmentada, com utilizadores que já demonstraram interesse. No fundo, sabe com está a comunicar, ao invés de outros meios em que são “disparadas” mensagens, como anúncios no Facebook, Google Ads ou publicações nas diferentes Redes Sociais, com o intuito de tentar alcançar o seu público.

Porque é que deve apostar no Email Marketing

Para além do email marketing permitir uma comunicação one to one com uma lista que concedeu consentimento prévio para tal e que demonstrou interesse no seu negócio, apresenta outras vantagens relevantes, nomeadamente:

  • Alcance & Envolvimento:  Apesar de, como referimos anteriormente, muitos falarem sobre o facto de que o email marketing “morreu”, não podemos negligenciar o facto de que cerca de 90% dos utilizadores da internet, acedem frequentemente ao email, o que confere a este meio um enorme potencial. Ao construir a sua base de contactos, ao longo do tempo, está a criar a possibilidade de comunicar com esses contactos, de forma frequente e qualificada, permitindo um elevado alcance e um nível de envolvimento interessante, à medida que cria um relacionamento, bem como a sua própria reputação e credibilidade junto desta audiência.
  • Segmentação: Há medida que está a criar a sua base de dados de email marketing, tem a possibilidade de segmentar, com base em diferentes critérios, e assim, criar conteúdos específicos com base nesse critérios (localidade, interesses, idade, produtos ou serviços pretendidos, etc.). Quanto melhor segmentada for a sua base de dados, mais direcionada e relevante será a comunicação com a sua audiência.
  • Personalização: Com o recurso a email marketing, poderá apostar numa comunicação mais pessoal e altamente personalizada. Isto porque, poderá recorrer à utilização de variáveis como o nome e o apelido, produto adquirido, região, ou outras, ao longo do email, com base nas informações obtidas, o que fará toda a diferença para quem abre o seu email. Isso, como é óbvio, irá aumentar as possibilidades de estabelecer um contacto mais próximo com as suas leads/clientes e aumentar a taxa de abertura das campanhas de email marketing.
  • Automação: Com uma estratégia de automação de email marketing aumentará a sua produtividade, pois conseguirá, com base nas diferentes opções de automação, assegurar que uma parte relevante do seu trabalho será desencadeada em piloto automático.  Terá a possibilidade de programar os seus emails, de forma a que os mesmos, sejam disparados de acordo com determinadas ações exercidas pelo utilizador. Por exemplo, numa Landing Page, após o utilizador submeter um formulário de contacto, recebe de imediato, no seu email, a confirmação de registo ou uma nota de boas vindas. Poderá ir ainda mais longe, e definir outro tipo de automatizações, com base nas ações realizadas com a abertura do email, por parte do utilizador.  A automatização do email marketing quando combinada com uma base de dados bem segmentada, contribuirá para um maior envolvimento.
  • Teste A/B: No Marketing Digital estamos constantemente a testar para melhorar as nossas estratégias, de forma a que estas sejam cada vez mais assertivas e eficazes. No Email Marketing é igual, sendo altamente relevante testar! Assim, poderá testar o assunto, o horário e o corpo de email, para ajustar a sua comunicação ao seu público.
  • Análise de Métricas e de ROI: Poderá analisar as diferentes métricas (ex. entrega, taxa de abertura, taxa de cliques, entre outras) de forma a melhorar as suas campanhas, bem como analisar qual o retorno que esta ação está a trazer ao seu negócio.
  • Aumento de vendas: Ao relacionar-se com a sua base de contactos de forma regular e estratégica, criando um relacionamento com a mesma através do envio de conteúdo relevante, as suas vendas aumentarão, certamente. 

2 Ferramentas Gratuitas de Email Marketing para o seu negócio

Para que possa começar a criar as suas campanhas de email marketing e ainda não tenha ativado nenhum serviço para o efeito, apresentamos-lhe duas plataformas gratuitas para que possa começar a testar e utilizar.

  • MailChimp: Esta ferramenta permite-lhe criar uma conta gratuita até 2000 subscritores. Para além de ser uma plataforma simples e intuitiva, e uma das mais utilizadas em todo o mundo, apresenta inúmeras possibilidade de integração com outras plataformas digitais, uma excelente qualidade de envios, automação de emails, entre outras vantagens.
  •   E-Goi: Trata-se de uma empresa portuguesa, que dispõe de um conjunto de soluções que permitem proporcionar uma experiência multicanal (tracking web 360º, campanhas de email e mobile – sms, push e voz com automação). A E-Goi dispõe de um Plano Gratuito, o “5001“. Se a sua base de dados não ultrapassar os 5001 contactos, poderá utilizar, gratuitamente, os recursos de Email Marketing, bem como de Marketing Automation, até 15.000 emails/mês.

O Email Marketing, como pôde perceber ao longo do artigo, poderá ser um importante aliado na construção de um relacionamento com o seu público, se implementar uma estratégia de conteúdos bem delineada e direcionada ao mesmo. Ao segmentar o seu público, criará os meios necessários para melhorar a sua comunicação, podendo esta ser mais personalizada (de forma automática) gerando, consequentemente, um aumento nas suas vendas, bem como a fidelização de clientes.

0 comment
Translate »