PCDiga Case Study | e-Commerce

by picado
PCDiga Case Study

Desafio – PCDiga:
Dimensionamento e implementação de solução redundante, rápida e escalável para alojamento de plataforma e-Commerce.

Solução:
Ambiente de hosting composto por múltiplos servidores, storage central, balanceadores de carga, backups, serviços de gestão e monitorização 24h por dia, 7 dias por semana

Resultado:
A PCDiga ficou dotada de um ambiente seguro, resiliente, redundante e escalável que lhe permitiu aumentar as vendas online, suportando os elevados picos de acesso, nomeadamente em acções promocionais. Foi também implementado um ambiente de staging.

A PCDiga é uma empresa de referência desde 2003 no mercado da Informática, com lojas em Leiria, Parque das Nações, Benfica, Porto, Braga. Com um atendimento personalizado e profissional para clientes particulares e empresariais, um catálogo de produtos altamente diversificado e aos melhores preços, rápida expedição de encomendas online, um apoio ao cliente distinto e as melhores parcerias com os principais fabricantes do mercado, a PCDIGA destaca-se há longos anos como o principal player do ramo em Portugal.

PCDiga Case Study

PCDiga Case Study

Com os extraordinários resultados das suas acções promocionais e o aumento significativo do seu número de visitas, a PCDiga viu-se a braços com problemas de performance e mesmo quebra de serviço. Nesse contexto, a PTisp foi contactada para apresentar uma solução capaz de garantir não só rapidez e estabilidade de serviço, mas também gestão completa e monitorização 24h por dia, 7 dias por semana.
Após análise da infraestrutura produtiva, foi efectuado o desenho e o dimensionamento da solução a implementar.

As etapas do projecto foram:
1. Desenho, dimensionamento, implementação e configuração da infraestrutura;
2. Migração e testes da plataforma e-Commerce em ambiente controlado e com o mínimo de interrupção;
3. Validação do correcto funcionamento por parte da PCDiga, testes de performance, optimizações e entrada em produção da nova infraestrutura.

PCDiga Case Study

PCDiga Case Study

Recorrendo a balanceamento de carga, foi implementada redundância em todos os pontos da infraestrutura e acautelado crescimento.

Os mecanismos de cache implementados permitem suavizar os picos de acesso às camadas inferiores da stack o que resulta em menos necessidade de computação e, por conseguinte, custos mais reduzidos.

No FrontEnd e dependendo dos conteúdos a servidor existem vários perfis de servidores como: máquinas para conteúdos estáticos e máquinas para conteúdos dinâmicos, etc.

Estas camadas são apoiadas por storage central, e um cluster de base de dados, o que permite escalar horizontalmente juntamente com as camadas superiores.

Toda a infraestrutura está assente nas mais recentes tecnologias recorrendo aos melhores CPUs do mercado, storage central com discos SSD, e backups permanentes dos conteúdos, sendo permanentemente monitorizada 24h por dia, 7 dias por semana.

“A loja online da PCDiga tem sensivelmente 160 mil pageviews diárias e recebe cerca de 8000 encomendas mensais. Após a migração da nossa plataforma e-Commerce e serviços adjacentes notamos uma melhoria de performance assinalável bem como deixamos de sentir lentidão ou quebras durante acções e eventos promocionais onde o número de utilizadores aumenta significativamente.” – Pedro Oliveira – PCDiga

PCGiga CASE STUDY (DOWNLOAD PDF)

Para mais informações sobre os serviços da PTisp e de como o podemos ajudar, contacte-nos!
www.ptisp.pt

Translate »