Servidores virtuais Vs alojamento partilhado

by PTisp

Para quem ainda não conhece fica aqui, como nota introdutória, uma breve definição do que é e o que oferece um servidor virtual:

A VPS ou Virtual Private Server é como que um mini-servidor que, possuindo o seu próprio sistema operativo, processos e utilizadores, funciona em ambiente partilhado. Este serviço permite-nos ter um ambiente dedicado, com completo acesso privilegiado (root/admin) e a sua própria partição privada e segura, tudo isto por uma fracção do preço de um servidor dedicado. A VÁS pode ser configurada de acordo com as suas necessidades específicas e permite alojar domínios ilimitados e ainda com a possibilidade de definir as suas características.

Se está indeciso entre alojamento partilhado ou servidor virtual consulte a lista a baixo para o ajudar:

PRÓS face ao alojamento partilhado:

  1. Estabilidade – Cada VPS é totalmente estanque dos outros servidores virtuais alojados no mesmo node, isto significa que a actividade de cada um é completamente independente do outro e que em nenhum momento o uso de um pode prejudicar o outro, como pode acontecer no alojamento partilhado.
  2. Control -Pode decidir qual o software a instalar, configurar e executar. Tudo isso pode ser administrado com eficácia, via painel de control amigável ( caso se aplique ), através da linha de comandos no linux ou remote desktop no caso do Windows.
  3. Segurança – Tal como num servidor dedicado, a VPS está isolada dos outros servidores virtuais sendo um só, daí que a segurança seja completa e permite-nos fazer, nós mesmos, a preservação da integridade dos nossos dados o tempo todo
  4. Acesso root/admin– Todos as VPS fornecem um completo acesso root/admin. Como root ou admin somos utilizadores privilegiados para desdobrar as nossas próprias aplicações quando precisarmos sem aprovação anterior.
  5. Flexibilidade – Para os revendedores permite-lhes oferecer mais aos seus clientes, inclusive a possibilidade de criar os seus próprios revendedores.
  6. Desempenho – Cada VPS tem uma quantidade específica de CPU, memória, e recursos de disco fixa com que pode contar e para além desta conta ainda com a memória burstable, ou de pico, isto é tem a possibilidade de utilizar dados para o máximo que for preciso. Como é de todo impossível que uma só VPS seja capaz de consumir todos os recursos físicos da plataforma, o resultado final é sempre desempenho garantido.
CONTRAS face ao alojamento partilhado:
  1. Preço – por mais em conta que possam ser, não podem nunca os preços de um servidor virtual bater os baixos preços do alojamento partilhado
  2. Manutenção e monitorização – Com o servidor virtual serviço padrão ( i.e. sem plano de gestão), deixa de ter toda a parte complexa e aborrecida como a monitorização, updates e, principalmente todas as resoluções de problemas por conta do seu hoster e passa a ser você mesmo o responsável por essa tarefa.
  3. Backups – Um plano padrão de servidores virtuais não contempla cópias de segurança, pelo que qualquer plataforma de backups terá de ser contratada à parte. Já no alojamento partilhado ela está, via de regra, incluída.
  4. Painel de control e software – Em plano de VPS padrão tem que ser adquirido como addon, já no alojamento partilhado estes são parte do pacote.

 

Contas feitas deixamos a escolha para si… à medida das suas necessidades! Importante é que, independentemente da sua escolha, conheça bem o serviço que vai adquirir e as suas condições de prestação, só assim evita comprar gato por lebre e futuros arrependimentos!

 

0 comment
Translate »